Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A toponímia é uma divisão da onomástica, o ramo da linguística que estuda o nome próprio de todos os gêneros, que se dedica em especial à análise da origem e da evolução dos nomes geográficos, também chamados de topônimos; sendo considerada uma parte da linguística e possuindo fortes ligações com outras ciências, entre elas a história, a arqueologia, a biologia, a geografia, etc.

A maioria dos topônimos existentes no Município de Boa Viagem estão relacionados aos nomes de algumas de suas propriedades, que foram batizadas com nomes da fauna ou da flora existentes na região, bem como alguma característica geográfica, sentimentos ou santo da devoção.
Entre esses topônimos não podemos esquecer os indígenas, o nome de pessoas, os pontos cardeais, nomes qualificativos, de títulos ou cargos, sem esquecer os estrangeirismos.
Quanto ao tempo alguns nomes são bem antigos, outros surgiram da necessidade técnica de órgãos do governo, que nem sempre procuram executar esse serviço com o capricho de algo que vai ser utilizado pelas pessoas por muitas décadas, ou até ao final dos tempos.

CATÁLOGO DE TOPÔNIMOS POR ORDEM ALFABÉTICA:

Ao contrário do que muitos pensam os nomes não são coisas inanimadas, são bem vivas e na execução dessa pesquisa alguns deles podem ter sido esquecidos, outros podem estar sendo criados ou caído em desuso.

A

  1. Agreste

    Designação toponímica classificada como simples, o termo tem a sua origem na nomenclatura geográfica de uma área da Região Nordeste do Brasil que está localizada na transição da Zona da Mata para o Sertão.
    Quanto a sua etimologia essa palavra é de origem latina, agrestis, possuindo vários significados e algumas derivações, entre elas destacamos: campo, campestre, campesino e colono.
    O Agreste tomou grande popularidade com esse nome por conta de uma propriedade pertencente ao General Wicar Parente de Paula Pessoa, que fica em uma chapada com o mesmo nome, existindo também, em suas proximidades, outra localidade com parte do mesmo vocativo, sendo conhecida por um pequeno curso d’água existente na região, o Riacho do Agreste.
    Essa localidade está inserida nos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  2. Águas Belas

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura possui a sua origem em uma qualificação estética, onde descreve o aspecto agradável da água, um dos elementos da natureza que são essenciais para manutenção da vida.
    O seu nome é antigo, encontramos registros que datam de 1894 e em nossos dias se refere ao nome de um dos Distritos do Município de Boa Viagem, que foi criado pela lei municipal nº 688, do dia 10 de julho de 1999, tendo como sede o povoado de igual nomenclatura, que a partir desta data foi elevada para categoria de vila.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas, constituindo-se em sua sede.

  3. Águas Claras

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua denominação possui origem na qualificação de um dos elementos da natureza que são essenciais para manutenção da vida, onde descreve o aspecto de limpeza da água existente em sua região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  4. Alegre

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura está relacionada ao sentimento de quem sente ou manifesta alegria; de quem está contente, jubiloso, que inspira ou causa alegria.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  5. Aleixo

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica o nome próprio de uma pessoa do sexo masculino que provavelmente habitou nessa região em uma época ignorada pelos seus atuais habitantes.
    Em outra versão a tradição oral afirma que, no passado. um padre por nome Aleixo executava suas ações de evangelismo nessa região, surgindo daí a sua nomenclatura.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  6. Algodão

    Designação toponímica classificada como simples, possivelmente o seu nome foi utilizado pelos moradores dessa localidade fazendo referência a um dos principais motores da economia do Município de Boa Viagem no final do século XIX e XX.

    Imagem de uma plantação de algodão.

    O algodão é um tipo de fibra, geralmente esbranquiçada, que cresce a volta das sementes de algumas espécies de arbustos do gênero Gossypium, da família Malvaceae.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  7. Algodão (Massapê dos Paés)

  8. Algodão (Poço da Pedra)

  9. Algodão (Várzea da Ipoeira)

  10. Algodões

    Designação toponímica classificada como simples, é uma variação no plural da palavra algodão.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos dos Distritos de Jacampari e Massapê dos Paés.

  11. Alívio

    Designação toponímica classificada como simples, etimologicamente essa palavra é uma variação do termo latino alleviare, que possui diferentes significados, sendo eles: atenuação de um peso, alijamento, abrandamento, descarregamento, diminuição, redução, suavização, desafogo, desopressão, libertação ou o fim de um estado de opressão.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  12. Almas

    Designação toponímica classificada como simples, a sua denominação é o plural da palavra alma, que possui diferentes significados, sendo eles: a parte imaterial do homem, o espírito, o pensamento, a consciência, a natureza moral de uma pessoa, o caráter, a índole, a natureza, a personalidade, a psique.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  13. Altos

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura é o plural da palavra alto, que vem do latim altum, e possui diferentes significados, sendo eles: superior, elevado, desenvolvido, grande. A sua denominação reflete uma característica de sua localização, que está em uma das elevações na encosta da Serra da Borracha, onde existem pinturas rupestres.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  14. Alto Alegre

    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua nomenclatura relacionada a uma figura de linguagem, um antropomorfismo, onde esse local, que está em um ponto acima da maioria de seus vizinhos, é descrito com uma característica humana.
    A palavra alegria possui diferentes significados, dentre eles destacamos: animação, agrado, felicidade, prazer, aprazimento, euforia, bem-estar, bom humor, comprazimento, contentamento, deleite, enlevo, entusiasmo, gáudio, gosto, gozo, jovialidade, jubilação, júbilo, jucundidade, ledice, pasto, regalo, regozijo, riso, satisfação.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  15. Alto Alegre (Jacampari)

  16. Alto Grande

    Designação toponímica classificada como complexa, determina a nomenclatura dessa localidade relacionando-a a junção de duas proporções de grandeza.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Massapê dos Paés.

  17. Alto do Descanso

    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua nomenclatura relacionada a um local de parada para recobrar as forças depois de subir por um dos lados da Serra da Pitombeira.
    A palavra descansar possui vários significados, dentre eles destacamos: repousar, relaxar, desfadigar, folgar, respirar, pausar, cochilar, dormir, adormecer, toscanejar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  18. Amargoso

    Designação toponímica classificada como simples, essa palavra tem origem no latim amaricus, determinando a característica de algo encontrado no local com sabor desagradável, provavelmente água. Essa nomenclatura pode ter origem também no nome de um capim da família das leguminosas existente em abundância na região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  19. Andreza

    Designação toponímica classificada como simples, o termo indica o nome próprio de uma pessoa do sexo feminino que provavelmente habitou nessa região em uma época desconhecida.
    Andreza é uma variante feminina do nome André, que por sua vez se originou a partir do grego andreas, que quer dizer “masculino”, “másculo”, “bravo” ou “viril”, no entanto, como esta é uma versão feminina o significado é traduzido para “feminilidade”, “extrema feminina”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  20. Anafuê

    Designação toponímica classificada como simples, essa palavra é inexistente no léxico da língua portuguesa ou daquelas que lhe influenciaram, especialmente entre os índios e povos de matriz africana, sendo trazida para essa região por alguém desconhecido em uma época incerta.

    Imagem de um pardal, nosso pequeno “anafuê”.

    A palavra anafuê vem da língua maori, um povo nativo da Nova Zelândia, que significa “pardais”, uma pequena ave nativa da Europa que foi introduzida em várias partes do mundo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  21. Angicos

    Designação toponímica classificada como simples, a sua denominação indica o nome de uma árvore existente em abundância nessa região. O Angico é uma árvore de porte médio a grande, comumente encontrado em capoeiras, sendo exploradas ou cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira, possuindo também propriedades medicinais.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  22. Aniceto

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica o nome próprio de uma pessoa do sexo masculino que provavelmente habitou nessa região em uma época desconhecida.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  23. Árabe

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica o nome gentílico de alguém nascido na Arábia Saudita, um país de clima desértico da Península Arábica. Quanto a sua utilização nessa região provavelmente esteja relacionado a sua paisagem no período de estiagem.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  24. Aracoiaba

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura vem do tupi-guarani, ara (ave), cói (falar) e aba (lugar), e significa lugar do canto das aves.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari.

  25. Arara

    Designação toponímica classificada como simples, o termo indica o nome de uma ave existente na caatinga que era muito comum nessa região. Quanto a sua etimologia, essa palavra se origina do termo tupi a’rara. “Ará” se originou do termo tupi a’rá e significa aves de muitas cores.

    Imagem de uma espécie de arara.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  26. Arara dos Francos

    Designação toponímica classificada como complexa, indica o nome de uma ave existente na caatinga que era muito comum nessa região, prevalecendo nessa localidade pessoas da família Franco.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas.

  27. Arara dos Marianos

    Designação toponímica classificada como complexa, indica o nome de uma ave existente na caatinga que era muito comum nessa região, prevalecendo nessa localidade pessoas da família Mariano.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas.

  28. Areias

    Designação toponímica classificada como simples, indica o nome do conjunto de partículas de rocha desagregadas que costuma se agregar no leito dos rios ou na margem do mar.

    Imagem de um monte de areia.

    A areia é um material de origem mineral, finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício que forma-se na superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Esse precioso minério é utilizado nas obras de engenharia civil, em aterros, execução de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  29. Areia dos Albertos

    Designação toponímica classificada como complexa, em um passado bem recente, a localidade de Areias foi aos poucos sendo fragmentada pelos órgãos de governo, especialmente pela EMATERCE, sendo que parte dela tornou o nome de posse pertencente a família do Sr. José Alberto da Silva.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  30. Areia dos Lessas

    Designação toponímica classificada como complexa, indica em sua nomenclatura a junção do solo existente nessa região, por conta do Riacho da Tapera, com o nome da família Lessa, que se estabeleceu em sua proximidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  31. Argentina

    Designação toponímica classificada como simples, significa prata e vem da palavra argentum, em latim.
    O nome dessa localidade está relacionado ao da Srª Argentina Mathias Carneiro, que era filha de João Mathias Carneiro e de Zelina Carneiro de Oliveira, descendente do Capitão Américo Carneiro da Silva Oliveira e de Felizometha da Corte Celeste Abreu Lessa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  32. Aroeiras

    Designação toponímica classificada como simples, é uma variação no plural da palavra aroeira, indicando o nome de uma árvore existente na caatinga, sendo comumente encontrada desde o Ceará até o Rio Grande do Sul.
    Quanto a sua etimologia, o seu nome é de origem indígena, vindo do tupi-guarani aguaraíba, que quer dizer árvore que alimenta o aguará, uma espécie de cachorro do mato.

    Imagem da aroeira.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  33. Aroeiras dos Anteros (Boqueirão)

  34. Aroeiras dos Bongas

    Designação toponímica classificada como complexa, é a junção no plural da palavra aroeira, que é o nome de uma espécie de árvore, com um pejorativo que significa “babaca”, uma pessoa idiota; também pode trazer o sentido que vem do verbo bongar, quer dizer buscar, procurar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  35. Aroeiras dos Macêdos

    Designação toponímica classificada como complexa, é uma variação no plural da palavra aroeira, tendo essa propriedade tomado como parte de sua identificação o nome da família Macêdo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  36. Arvoredo

    Designação toponímica classificada como simples, indica que nesse local, no passado, existia um número abundante de árvores, fato que serviu de sugestão ao proprietário rural que batizou essa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  37. Asa Aberta

    Designação toponímica classificada como complexa, indica a junção de dois nomes, sendo o primeiro deles o membro das aves que é responsável pelo voo, já o segundo, indica a sua condição, que está aberta, possivelmente preparando-se para alçar voo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  38. Assentamento Boa Ventura

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica a junção de dois nomes, referindo-se o primeiro deles ao ajuntamento de pessoas em uma vila que foi construída com recursos do Governo Federal dentro da localidade de Boa Ventura, uma propriedade que foi desapropriada pelo INCRA – o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
    Quanto ao segundo termo, Boa Ventura, esse nome também é a junção de duas palavras, sendo que a primeira indica algo bom, de boa qualidade, seguida do termo ventura, um substantivo feminino que indica destino, sorte ou fortuna.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

B

  1. Baezinha

    Designação toponímica classificada como simples, essa palavra possui dois sentidos, sendo o primeiros deles a forma carinhosa no diminutiva com que são tratadas as meninas e as mulheres indianas jovens, já a segunda, se refere a um animal de pequena estatura.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  2. Balança

    Designação toponímica classificada como simples, utiliza como sua nomenclatura o nome de um instrumento que serve para pesar (substâncias, produtos, objetos, etc.), comparar massas ou medir forças. Em seu sentido figurado significa equilíbrio, imparcialidade nos julgamentos, ponderação.

    Imagem de uma balança.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  3. Barbada

    Designação toponímica classificada como simples, tem a sua origem na nomenclatura do lábio inferior do cavalo, podendo se referir também ao cavalo favorito de um páreo, por sua comprovada superioridade em relação aos demais.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  4. Barbatão

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura se refere ao boi criado solto no mato, sem o convívio regular com o ser humano, tornando-se bravio.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  5. Barbatão (Domingos da Costa)

  6. Barra

    Designação toponímica classificada como simples, essa palavra se refere a entrada de um porto, tendo a sua origem nessa região por conta do encontro de riachos, sendo que a maioria deles desaguam no Rio Conceição.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  7. Barra da Onça

    Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem na existência desses felinos, possivelmente suçuaranas, que costumavam caminhar  livremente nas margens dos rios e riachos da região em busca de suas presas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  8. Barra da Palha

    Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem na nomenclatura utilizada em um riacho existente em sua região, que é um dos afluentes do lado esquerdo do Rio Barrigas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  9. Barra do Ingá

    Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem no encontro do Riacho da Boa Sorte com o Riacho da Santa Cruz, onde possivelmente tenha existido uma ingazeira.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  10. Barra do Rio

    Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem no encontro dos afluentes do Riacho da Barra Nova.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  11. Barra do Umari

    Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem no encontro dos afluentes do Riacho da Santa Cruz, sendo complementado com a palavra tupi ume’ri, uma planta da família das icanáceas. A palavra umari, em nossa língua, possui diversos sinônimos, sendo eles: baliza, demarcação, divisa, fronteira, limite e outros.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  12. Barra dos Moreiras

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura tem a sua origem no encontro de um dos afluentes do Rio Boa Viagem, onde se instalou pessoas da família Moreira.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  13. Barra Nova

    Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem no encontro do Rio da Barra Nova, estando localizada no encontro de um de seus afluentes, o Riacho do Anafuê.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  14. Barreira Branca

    Designação toponímica classificada como complexa, essa localidade recebeu esse nome por conta de sua proximidade com o leito do Rio Conceição, ou Rio dos Cachorros, onde existe uma barreira com areia de aspecto branco.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.

  15. Barreiros

    Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade está relacionada ao tipo de solo existente em sua região, que possivelmente é argiloso. Quanto a sua etimologia, é o plural da palavra barro, sendo o local onde se extrai esse tipo de material para fabricação de tijolos e telhas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  16. Barriguda

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura tem origem em uma árvore nativa da região, a cavanillesia arborea, que possui tronco bojudo, folhas ovadas, flores claras, de tom rosado e fruto capsular purpúreo, com pequenas sementes envoltas em filamentos brancos.

    Imagem de uma barriguda.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  17. Barro Vermelho

    Designação toponímica classificada como complexa, a denominação dessa localidade está relacionada ao tipo de solo existente nessa região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  18. Barro Vermelho (Ipiranga)

  19. Batedor

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura possui grande variação e possivelmente faz referência ao caçador que espreita uma caça.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  20. Bela Aliança

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua denominação é de origem desconhecida, que pode se referir a algum tipo de acordo bem sucedido.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  21. Bela Vista

    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade está relacionada ao aspecto agradável dessa região, algo que cativou aos seus primeiros moradores.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  22. Belém do Rio Boa Viagem

    Designação toponímica classificada como simples, a sua origem vem da palavra hebraica “בית לחם”, que quer dizer “Casa do Pão”, sendo utilizada pelos moradores dessa localidade para identificar a sua fé, pois esse é o nome da cidade da judeia onde o Cristo nasceu.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  23. Belém do Riacho da Barriguda (Boa Viagem)

  24. Belém dos Biés

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua denominação utiliza a mesma ideia do verbete anterior, sendo complementado com o nome de posse da família Bié, recurso que serve para diferenciar das demais localidades do Município que levam o mesma nomenclatura. O segundo termo, Bié, sugere que os primeiros moradores dessa localidade tenham sido escravos, pois esse era o topônimo de uma das nações africanas vendidas para o Brasil.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  25. Belmonte

    Designação toponímica classificada como composta, o seu nome é a simplificação da palavra belo monte.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.

  26. Belo Horizonte

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura determina a beleza da linha circular em que a terra ou o mar parecem unir-se ao céu, e que limita o campo visual de uma pessoa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  27. Betânia

    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade tem origem no hebraico, que significa “casa da aflição”, “casa dos figos”, “casa das tâmaras verdes” ou ainda “casa dos pobres”.
    O nome Betânia é mencionada diversas vezes na Bíblia como um dos locais visitados por Jesus Cristo, sendo a vila onde Marta e Maria, as irmãs de Lazaro residiam.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  28. Boa Esperança

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura tem origem na denominação de uma fazenda, que posteriormente deu nome a localidade, indicando possivelmente um recomeço, guardando ainda hoje algumas características da época em que passou a ser habitada.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  29. Boa Esperança (Boqueirão)

  30. Boa Esperança (Ipiranga)

  31. Boa-fé

    Designação toponímica classificada como complexa, esse termo possui diversos significados, sendo alguns deles: correção, dignidade, direiteza, exatidão, franqueza, honestidade, honra, incorrupção, integridade, justeza, lealdade, lisura, nobreza, probidade, retidão, rigor, seriedade, entre outros.
    Possivelmente essa localidade tenha recebido esse nome como forma de afirmação da catolicidade de seus primeiros moradores, que não aceitavam as ideias de confissão protestante, algo que consideravam como sendo uma fé não saudável, uma má-fé.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  32. Boa Fortuna

    Designação toponímica classificada como complexa, o termo que dá nome a essa localidade é o mesmo que boa sorte, um bom destino, sendo uma expressão bastante utilizada quando alguém deseja felicidades e sucesso na esperança de que o desejo esperado tenha êxito.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  33. Boa Hora

    Designação toponímica classificada como complexa, esse termo significa em um momento oportuno, em um bom momento, na hora certa, sendo desconhecido o motivo de seu batismo pelos primeiros habitantes.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  34. Boa Sorte

    Designação toponímica classificada como complexa, o termo que dá nome a essa localidade é uma expressão bastante utilizada quando alguém deseja felicidades e sucesso na esperança de que o desejo esperado tenha êxito.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  35. Boa Ventura

    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome significa boa sorte, tendo origem no nome italiano “bonaventura”, que é formado a partir da união das palavras “buona”,  que quer dizer “bom, boa” e “ventura”, que quer dizer “sorte”, tendo sido conhecida em um passado distante como “Poço Cercado”, sendo desconhecido o tempo e o motivo de sua modificação.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  36. Boa Viagem

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura surgiu por conta de uma jornada em fuga empreendida por um casal de namorados que desejavam consumar um amor proibido.
    Esse fato ocorreu nos primeiros anos do século XVIII e o local escolhido como refugio recebeu como primeiro topônimo a alcunha de Cavalo Morto, sendo alterado alguns anos depois por conta da construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem.
    Essa localidade está dentro do perímetro pertencente ao Distrito de Boa Viagem, constituindo-se na sede do Município, que recebeu a sua nomenclatura.

  37. Boa Vista

    Designação toponímica classificada como complexa, a denominação dessa localidade está relacionada ao aspecto agradável dessa região, algo que agradou aos seus primeiros moradores.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  38. Boa Vista (Guia)

  39. Boa Vista (Ipiranga)

  40. Boa Vista (Jacampari)

  41. Bolívia

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é o mesmo de um país do centro da América do Sul, que recebeu essa denominação por conta de Simon Bolívar, o libertador.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  42. Bom Desejo

    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa propriedade expressa um sentimento de expectativa em possuir ou alcançar algo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  43. Bom Jesus

    Designação toponímica classificada como complexa, a denominação dessa localidade define um pouco da fé  e religiosidade de seus primeiros habitantes.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  44. Bom Socorro

    Designação toponímica classificada como complexa, a denominação dessa localidade define um pouco da fé e da religiosidade de seus primeiros habitantes, que tem como orago São Sebastião.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  45. Bom Sucesso

    Designação toponímica classificada como complexa, essa denominação sugere o resultado de um negociação vantajosa, de um empreendimento que resultou em lucro ou conquista.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  46. Bom Tempo

    Designação toponímica classificada como complexa, essa denominação sugere a estação das chuvas, quando no sertão é considerado um tempo de progresso e fartura.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas.

  47. Bonga

    Designação toponímica classificada como simples, esse topônimo possui dois sentidos, sendo que um deles é depreciativo, que significa babaca, uma pessoa idiota, já o outro, que vem do verbo bongar, quer dizer buscar, procurar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  48. Boqueirão

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome designa a existência de uma cerca entre duas serras, onde passa um riacho.

    Imagem de uma cerca, também chamada de boqueirão.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  49. Boqueirão (Boqueirão)

  50. Boqueirão (Guia)

  51. Brasileira

    Designação toponímica classificada como simples, essa nomenclatura é um substantivo feminino que identifica quem nasce no Brasil, pode se referir também a aguardente de cana, a cachaça.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.

  52. Brilhante

    Designação toponímica classificada como simples, a sua denominação indica algo que reflete muita luz, reluzente, cintilante.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  53. Buenos Aires

    Designação toponímica classificada como simples, essa denominação indica bons ares.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

C

  1. Cabeça da Vaca

    Designação toponímica classificada como complexa, essa nomenclatura define um pouco da vocação da região do Município de Boa Viagem, que é a criação extensiva de gado.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  2. Cabeça do Boi

    Designação toponímica classificada como complexa, essa denominação segue a mesma ideia do verbete anterior.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  3. Cacaueira

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é sinônimo de cacauzeiro, uma árvore que produz o cacau.

    Imagem de uma cacaueira.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  4. Cachoeira

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome designa a existência de uma pequena queda d’água existente em sua região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  5. Cachoeira das Almas

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica a existência de uma queda d’água na região dentro do leito do Rio Boa Viagem, que se tornou referência para localização, que em um tempo desconhecido tomou esse nome por estar próximo da localidade de Almas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  6. Cachoeira dos Andrés

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica a existência de uma pequena queda d’água em sua região, que é cortada pelo Rio Boa Viagem, tomando o nome da família André, residente do lugar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  7. Cachoeira dos Fragosos

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está relacionada a uma das pequenas quedas d’água existentes nessa região, que em nossos dias é conhecida como Cachoeirão dos Ferreiras, estando no curso do Rio Juazeiro, um importante tributário do Rio Quixeramobim.

    Imagem do Cachoeirão dos Ferreiras, em 2006.

    O complemento de posse que o diferencia das demais cachoeiras, que anteriormente era conhecida como Cachoeira do Tenente José Filipe Ribeiro da Silva, passou a ser utilizado nos últimos anos da década de 1930, quando pessoas da família Fragoso, de confissão protestante, se estabeleceram na região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  8. Cachoeira dos Machados

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica a existência de uma pequena queda d’água em sua região, que é cortada pelo Riacho Santo Amaro, tomando o nome da família Machado, primeiros moradores daquele lugar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  9. Cachoeira dos Paulinos

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica a existência de uma pequena queda d’água em sua região, que é na Serra do Catolé, onde nasce alguns rios, sendo no passado uma posse da família Paulino.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari.

  10. Cachoeira dos Paus Brancos

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua denominação indica a existência de uma pequena cachoeira dentro do Riacho dos Porcos, onde árvores dessa espécie, a auxemma oncocalyx, típica da caatinga, tornaram-se referência de localização para os seus moradores.

    Imagem do Pau Branco, árvore que dá nome para localidade.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  11. Cachoeira dos Silvestres

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica a existência de uma pequena queda d’água em sua região, que é na Serra do Catolé, onde nasce alguns rios, tomando a forma no plural do nome de Silvestre Martins Chaves, um dos primeiros moradores daquele lugar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari.

  12. Cachoeira dos Vales

    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica a existência de uma pequena queda d’água em sua região, que é cortada pelo Rio Boa Viagem, tomando o nome da família Vale, residente do lugar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  13. Cachoeirinha

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica a existência de uma pequena cachoeira em um dos riachos que cortam a sua região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  14. Cachoeirinha (Ipiranga)

  15. Cachoeirinha (Olho d’Água dos Facundos)

  16. Caiçara 

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura possui diferentes significados, de origem tupi, se referia aos habitantes das zonas litorâneas. Se refere também a qualquer proteção ou cerca feita com ramos de árvores, paus a pique ou varas, sendo o nome da paliçada em torno de aldeia indígena que serve para proteção contra inimigos ou animais.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  17. Caiçara (Ibuaçu)

  18. Caiçarinha

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura é o diminutivo da palavra Caiçara, termo descrito no verbete anterior.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  19. Caieiras

    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade indica a existência de um forno onde eram calcinadas as pedras calcárias ou tijolos e telhas produzidas em sua região.

    Imagem de uma caieira.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  20. Cais

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica a existência de algum tipo de reforço de alvenaria nas margens de um rio ou canal destinado a conter as águas e direcioná-las. Um cais é uma elevação de terra, ou aterro, à margem de rio, lago ou mar, que serve para permitir e facilitar o embarque e o desembarque de cargas e passageiros.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  21. Cairara

    Designação toponímica classificada como simples, a origem desse termo é indígena, servindo para indicar algo muito grande, enorme. Esse termo se refere também ao nome de uma espécie de macaco, que também é chamado de macaco-prego.

    Imagem de cairaras.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  22. Cajazeira

    Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade se refere a uma árvore da família das anacardiáceas, que pode atingir até 25 metros de altura.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  23. Cajazeira do Samuel

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura possui o mesmo sentido do termo descrito no verbete anterior acrescido da posse da família Samuel.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  24. Cajueiro

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome se refere a uma árvore anacardiácea cujo fruto é uma noz de amêndoa saborosa e que se come torrada.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  25. Caloji

    Designação toponímica classificada como simples, em acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha, a nomenclatura dessa localidade é de origem africana, significando cortiço, cabana ou casebre de palha.

    Imagem de uma casa de adobe e palha.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  26. Camará

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura faz referência a um arbusto da família das verbenáceas existente do Ceará até ao Rio Grande do Sul.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  27. Camará dos Aderaldos

    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade possui a mesma ideia do verbete anterior, sendo acrescido no nome de posse da família Aderaldo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  28. Camará dos Basílios

    Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade possui a mesma ideia do verbete anterior, sendo acrescido no nome de posse da família Basílio.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari.

  29. Camará dos Pereiras

    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade possui a mesma ideia do verbete anterior, sendo acrescido no nome de posse da família Pereira.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari.

  30. Camará dos Timóteos

    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade possui a mesma ideia do verbete anterior, sendo acrescido no nome de posse da família Timóteo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas

  31. Campinas

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome se refere a um tipo de bioma formado por campos completamente despidos de árvores, campos limpos, em oposição aos campos arborizados, que são classificados como savanas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  32. Canindezinho

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura está em sua forma diminutiva e possui diferentes significados. A primeira está relacionada ao nome da faca pontuda empregada por sertanejos cearenses, já a segunda é o nome indígena que se refere a um tipo de arara.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  33. Capitão-Mor

    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem por conta do Rio Capitão-Mor, que recebeu essa nomenclatura em uma época desconhecida, já estando presente na carta de sesmaria recebida por Antônio Domingues Álvares em 1743.
    A palavra capitão-mor era uma designação utilizada para cada um dos oficiais militares responsáveis pelo comando das tropas disponíveis em cada cidade, vila ou concelho de Portugal entre os séculos XVI e XIX. Essa designação foi também aplicada a outras funções militares e administrativas de Portugal, tendo uso corrente no Brasil na época colonial.
    Nos primeiros anos da década de 1950 essa localidade era conhecida pelo topônimo de Cachoeira, tendo a sua nomenclatura sido modificada pelos seus habitantes nessa época para diferir da Cachoeira dos Crentes.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  34. Cardão

    Designação toponímica classificada como simples, essa denominação se refere a uma cor, a cor da flor dos cardos, azul-violeta, cárdeo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  35. Caraúbas

    Designação toponímica classificada como simples, essa denominação indica o nome de uma árvore da família das bignoniáceas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  36. Carnaubinha

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome está na forma diminutiva e se refere a uma palmeira solitária de até 15 m, a copernicia prunifera, nativa do Nordeste do Brasil, de folhas palmadas e bagas ovoides; também chamada de carandá, carnaíba, carnaubeira.

    Imagem da árvore que dá nome para localidade.

    Essa árvore produz um produto precioso, que é a cera, obtida das folhas; a sua madeira é utilizada na construção; o fruto tem polpa comestível, de onde se faz doces e farinha; da amêndoa extrai-se o óleo; as raízes têm propriedades depurativas e, reduzidas a cinzas, substituem o sal de cozinha.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  37. Carobas

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é um termo comum a várias árvores do gênero jacarandá, da família das bignoniáceas, a carobeira. Esse nome vem da junção de duas palavras do tupi, ka’a, que quer dizer folha, mais ‘roua, que quer dizer amargo, folha amarga.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  38. Carro Quebrado

    Designação toponímica classificada como complexa, o nome indica que em uma data incerta um veículo enguiçou nessa localidade, fato que se tornou referência para os seus habitantes.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  39. Casinhas

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é o diminutivo no plural da palavra casa, uma pequena habitação.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  40. Castela

    Designação toponímica classificada como simples, a razão de sua denominação ainda é desconhecida.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  41. Catirina

    Designação toponímica classificada como simples, esse nome tem origem na personagem feminina de maior destaque no bumba meu boi, caracterizada por temperamento alegre e brincalhão.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.

  42. Catolé

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é uma referência a um pequeno fruto proveniente de uma palmeira, a syagrus cearensis, que produz coco-catolé, típico da Mata Atlântica. Outras palmeiras também são chamadas de catolé, entre elas a syagrus smithii, ameaçada de extinção, e a syagrus cearensis, de ampla ocorrência no Estado do Ceará, como sugere o nome.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  43. Cipoal

    Designação toponímica classificada como simples, a razão de sua denominação indica a existência de mato emaranhado e denso de cipós, difícil de atravessar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  44. Conceição

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura está relacionada diretamente a devoção religiosa de seus primeiros moradores, que escolheram para sua propriedade a invocação do nome de Nossa Senhora da Conceição, sendo conhecida no passado, já por volta de 1893, também como Fazenda Conceição, nome que com o passar dos anos foi sendo simplificado pelos seus habitantes apenas para Conceição.
    Quanto a etimologia da palavra ela vem do latim “concipere”, que significa conceber, gerar, compreender, tendo relação direta com a concepção da Virgem Maria.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril.

  45. Corintos

    Designação toponímica classificada como simples, o termo que dá nome a essa localidade possivelmente se refira ao nome de uma das cartas do Apóstolo São Paulo, a epístola aos Coríntios.
    A outra possibilidade, que talvez seja mais difícil, refere-se ao estilo arquitetônico criada em Corinto, que se caracteriza pela ornamentação em forma de folhas de acanto nos capitéis ou, uma variedade de uva grega muito usada na fabricação de passas miúdas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  46. Croa Grande

    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica o tipo de solo existente na localidade, que é de várzea.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  47. Croatá

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura está relacionada diretamente com o nome de uma planta existente em abundância na região.

    Imagem de um croatá.

    Essa palavra tem origem no tupi, que significando “talo com espinhos”, chegando a medir 2 metros de altura. O croatá é conhecido também como caroá, gravatá, gravá ou bananinha do mato. As suas folhas são muito resistentes, fornecem fibras para a confecção de tecidos, barbante, linha de pesca, esteiras, chapéus, etc.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  48. Cruz

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome se refere a um instrumento de tortura e execução, formado de dois toros transversais onde se pregavam as vítimas, sendo o instrumento onde o Cristo padeceu a sua morte.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  49. Cruzeiro

    Designação toponímica classificada como simples, a sua denominação indica algo que possui ou foi colocado em forma cruz, que foi marcado por uma cruz.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  50. Curimatã

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura é uma palavra oriunda do tupi-guarani, significa literalmente: “peixe tenro, delicado”.

    Imagem de uma curimatã.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  51. Curitiba

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é indígena, vem da junção de duas palavras do tupi guarani, “curi“, que quer dizer: pinheiro, araucária pinhão; e “tiba“, que significa ajuntamento, quantidade. Curitiba quer dizer terra dos pinheirais, terra de muito pinhão.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  52. Curupati

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura pode ser um neologismo surgido da corruptela tupi “kurupa’í”, que se refere a uma variedade de angico.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  53. Currais Novos

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua denominação tem origem no nome do cercado onde se prende e/ou recolhe gado. Também é chamado de estábulo, redil.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

D

  1. Deserto

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura é o nome do bioma, com baixa diversidade, que se estabelece em região com pluviosidade muito baixa ou irregular.
    É também o nome da zona árida, com precipitações atmosféricas irregulares ou escassas, vegetação inexistente ou rara e relevo formado pela alteração de determinadas rochas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  2. Dinamarca

    Designação toponímica classificada como simples, a denominação dessa localidade é o nome de um dos países do norte da Europa, o menor da Escandinávia, sendo a terra de origem dos antigos vikings. O nome “Danimark“, de acordo com a língua local, significa “terra ou território do povo dano”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  3. Divisão

    Designação toponímica classificada como simples, a primeira nomenclatura dessa localidade foi “Divisor”, por estar localizada no limite com o Município de Monsenhor Tabosa.
    A palavra divisão indica uma linha de demarcação, uma divisa, um limite, sendo também o nome que se dá a cada uma das partes ou a porções de um todo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  4. Dois Irmãos

    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica duas pessoas que se ligam para um fim comum ou ajuda mútua, que se consideram unidos por laços de parentesco ou sentimentos de fraternidade universal.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  5. Dois Riachos

    Designação toponímica classificada como complexa, a denominação dessa localidade indica a existência de dois pequeno riachos em sua região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  6. Domingos da Costa

    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem ainda incerta, existindo duas versões orais que tentam explicar o seu surgimento.
    Na primeira versão, que remonta ao século XVIII, conta-se que os jagunços que perseguiam o casal tido como fundador da cidade, Antônio Domingues Álvares e Agostinha Sanches de Carvalho, ao chegarem nessa região, procuraram um local para acampar, quando um deles tombou ferido por conta de um aranhão, motivo que os fizeram desistir da missão recebida.

    Imagem do busto de Antônio Domingues Álvares e Agostinha Sanches de Carvalho, o local hoje é considerado como o “Marco Zero” do Município.

    Nessa versão a tradição oral afirma que o jagunço tinha por nome Domingos e virou as Costas para o lugar do acampamento, que tempos depois se tornou em povoado.
    Na segunda versão, os moradores mais antigos sustentam a hipótese de que os primeiros habitantes dessa localidade eram da Família Costa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa, constituindo-se em sua sede.

  7. Duas Lagoas

    Designação toponímica classificada como complexa, a denominação dessa localidade indica a existência de duas depressões de pequena profundidade contendo água doce em sua região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

E

  1. Ermo

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica um pouco das características do próprio lugar, que é desabitado, deserto.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  2. Escondido

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica um local distante, oculto, encoberto, não revelado, de difícil acesso. A sua origem é do latim, “absconsum”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  3. Espírito Santo

    Designação toponímica classificada como complexa,  o seu nome é entendido como sendo uma das três Pessoas da Santíssima Trindade e, como tal, ele é pessoalmente e totalmente Deus, co-igual e co-eterno com Deus Pai e Deus Filho.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas.

  4. Estrela

    Designação toponímica classificada como simples, esse termo vem da astronomia e se refere a um corpo celeste produtor e emissor de energia, com luz própria, e cujo deslocamento na esfera celeste é quase imperceptível ao observador na Terra.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  5. Estreito

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica uma passagem ou um caminho com pouco espaço, apertado, de pouca folga, tendo sido feito possivelmente pelo gado.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  6. Extrema

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica um ponto distante, um local afastado do centro do Município, onde se encontra a sua sede administrativa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

F

  1. Facão

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é o mesmo de um utensílio semelhante à faca, porém maior do que esta; facalhão, facalhaz. Possivelmente a denominação dessa localidade faz referência ao cume da serra que também recebe esse nome.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  2. Fronteiras

    Designação toponímica classificada como simples, o sua nomenclatura indica o limite que demarca um país e o separa de outro, sendo o nome da área contígua a esse limite.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas.

  3. Fazenda Nova

    Designação toponímica classificada como complexa que ainda guarda às suas características iniciais pelo nome de sua forma primitiva de exploração econômica.
    Uma fazenda é uma propriedade rural agrícola, geralmente composta por um imóvel e um terreno destinado à prática da agricultura e da pecuária.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  4. Flores

    Designação toponímica classificada como simples, é uma palavra no plural oriunda da morfologia botânica que define a estrutura reprodutiva das angiospermas que, quando completa, é constituída por cálice, corola, androceu (estames) e gineceu (pistilos) e, quando incompleta, deve apresentar, no mínimo, um estame ou um pistilo.

    Imagem ilustrativa de um campo cheio de flores.

    Imagem ilustrativa de um campo cheio de flores.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  5. Floresta

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome indica um denso conjunto de árvores que cobrem vasta extensão de terra, uma mata.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  6. França

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura possui diferentes significados, sendo ele o ramo superior ou a copa de uma árvore, um dos nomes para o chicote no Ceará ou o nome de um dos países da Europa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  7. Fundão

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua denominação possivelmente esteja relacionada ao seu relevo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

G

  1. Galileia

    Designação toponímica classificada como simples, esse termo vem da palavra hebraica “הגליל”, que quer dizer “a província”. A Galileia é uma grande região no norte de Israel que se confunde com a maior parte do Distrito administrativo do norte do país.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  2. Gameleira

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é a denominação comum a diversas árvores da família das moráceas, uma espécie do gênero ficus, com madeira geralmente usada para a confecção de gamelas e objetos domésticos.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas.

  3. Gameleira (Boa Viagem)

  4. Graviola

    Designação toponímica classificada como simples, a sua denominação é a mesma de uma árvore que pode chegar até 10 m, a Annona muricata, da família das anonáceas, de casca aromática, folhas variadas, flores axilares, solitárias, amareladas e frutos sincárpicos grandes, verde-escuros, de casca espessa e coriácea, formada por saliências cônicas com espinho no ápice de cada carpelo e polpa branca.

    Imagem da fruta que dá o nome para localidade.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  5. Guaiuba

    Designação toponímica classificada como simples, a denominação dessa localidade se refere ao nome de um peixe, o Ocyurus chrysurus, que é encontrado no Atlântico, podendo chegar até 70 cm de comprimento, uma espécie muito consumida no Nordeste do Brasil.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  6. Guajiru

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é um neologismo, a corruptela do termo indígena “guajuru”, um arbusto ou árvore de até 10 m, a Chrysobalanus icaco.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  7. Guia

    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome faz referência a uma grande pedra que, já em um passado distante, servia de orientação, de “guia” aos caçadores e dos emissários que costumavam transitar por essa região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia, constituindo-se em sua sede.

  8. Gurupá

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura possui origem indígena, sendo derivada de Curupá, que significa “cascalho, lugar de cascalho”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  9. Gurupi

    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura possui uma origem controvertida. De acordo com o tupinólogo Teodoro Sampaio, historiador do século XIX, o termo gurupi vem da língua tupi, que significa “rio das roças” ou “das plantações”.
    Já em outra versão, que possui aproximação fonética, coloca como sua origem a corruptela do termo gurupés, também chamado garoupez ou guaroupaz, referindo-se ao mastro existente na extremidade da proa dos navios.
    Na Região Sul do Brasil essa palavra se refere ao indivíduo que em leilões, por meio de lances fictícios, faz subir os preços em favor do leiloeiro ou do dono dos objetos leiloados. É o indivíduo que se mete no que não lhe diz respeito; intrometido.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril.

H

  1. Holanda

    Designação toponímica classificada como simples, tem a sua origem na nomenclatura de uma propriedade rural que foi batizada com o nome de um pais europeu, sendo conhecida também com a denominação de Fazenda Holanda.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

I

  1. Ibuaçu

    Designação toponímica classificada como simples, em acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha, a nomenclatura dessa localidade é de origem indígena, sendo composta pelas palavras IBU (fonte) + AÇU (grande), significando “fonte grande” ou “olho d’água grande”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu, constituindo-se em sua sede.

  2. Inharé

    Designação toponímica classificada como simples, esse termo é o nome popular de uma planta, que também é conhecido como mururé.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  3. Ipiranga

    Designação toponímica classificada como simples, e em acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha, a nomenclatura desse Distrito é de origem indígena, sendo formada pela junção da letra “y”, que quer dizer rio, mais a palavra “pyrang”, que quer dizer vermelho.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga, constituindo-se em sua sede.

  4. Ipueira da Pedra

    Designação toponímica classificada como complexa, o termo é a junção de duas palavras, indicando o primeiro deles um charco que se forma em lugares baixos, devido às enchentes dos rios, onde existe uma rocha.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.

  5. Ipu

    Designação toponímica classificada como simples, esse termo tem origem em uma palavra da língua tupi, “y-pu”, que significa água que surge, que borbulha, ou seja, fonte, bica.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

J

  1. Jacampari
    Designação toponímica classificada como simples, a sua denominação é uma palavra indígena composta de YAÇÃ ou YACAN (a nascente) + PA (som, percussão, batida, tocado) + RI (liquido, corrente, manante), significando “nascente de águas sonoras” ou ainda “aquele que canta alto e bem”.
    Segundo o filologista Luís Caldas Tibiriçá Jacampari derivada de Y-AÇÃ (braço de rio) + PARI (barragem, pesqueiro), significando “barragem do braço de rio” ou “pesqueiro do braço de rio”. Já Silveira Bueno, outro filologista, nos diz que Jacampari derivada de JACÃ ou YACÃ (braço de rio) + PARI (jiqui), significando braço de rio no qual o peixe era surpreendido através desse tipo de armadilha.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari, constituindo-se em sua sede.

  2. Jacaúna
    Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade é de origem indígena, que significa “de peito negro”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  3. Jamundá
    Designação toponímica classificada como simples, essa palavra vem do tupi-guarani, “nha-mundá”, que significa literalmente “aquele que furta, povo de ladrões.”
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  4. Jantar
    Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade se refere ao nome da principal refeição noturna. Pode indicar também uma expressão jocosa do fato de se levar vantagem em algo, em algum negócio, por exemplo: “jantou o adversário nos últimos minutos.”
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  5. Japão
    Designação toponímica classificada como simples, a denominação dessa localidade faz referência ao nome de um pais insular do Oceano Pacífico.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  6. Jaramataia
    Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade faz referência a uma árvore, a Avicennia africana, da família das aviceniáceas, de folhas oblongas, flores em panículas axilares e cápsulas monospérmicas, nativa dos mangues do delta do Nigéria e introduzida no Brasil.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  7. Jatobá
    Designação toponímica classificada como simples, indica o nome de uma árvore originalmente encontrada na Amazônia e Mata Atlântica brasileiras, onde ocorre naturalmente desde o Piauí até o Norte do Paraná. Com altura entre 15 e 20 m e tronco que chega a 1 m de diâmetro, suas folhas têm dois folíolos brilhantes de 6-14 cm de comprimento.

    Imagem de um jatobá.

    Sua madeira é empregada na construção civil em vigas, caibros, ripas, acabamentos internos, na confecção de artigos para esportes, cabos de ferramentas, peças torneadas, esquadrias e móveis.
    A polpa do legume é comestível e muito nutritiva, sendo usada como alimento também pela fauna da região.
    No Amazonas, entre seringueiros e moradores de regiões próximas das florestas onde se encontram, é comum utilizarem a casca da árvore para fazer um chá, também chamado de vinho do jatobá.
    Como planta medicinal, diferentes partes são usadas por indígenas do Brasil, Guianas e Peru contra diarreia, tosse, bronquite, problemas de estômago e fungos nos pés.
    Em épocas diferentes, desde 1930, foi indicada a comercializada para fins medicinais. A partir do final do século XX passou a ser estudada por etnobotânicos americanos, e é consumida nos Estados Unidos da América com os mesmos fins tradicionais.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  8. Jatobá dos Patrícios
    Designação toponímica classificada como complexa, onde se estabeleceu pessoas da família Patrício.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  9. Jerusalém
    Designação toponímica classificada como simples, o significado exato do seu nome não é certo, podendo existir variações, visto que o hebraico não pode contar com duas vogais consecutivas. O termo possui vários significados, que pode ser “temor a Deus” ou “perfeição”.
    O nome dessa localidade é um homônimo da capital de Israel, uma cidade de grande importância para três religiões do mundo: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  10. Jordão
    Designação toponímica classificada como simples, esse termo é de origem hebraica e significa “descer”, “correr”, “fluir”, fazendo referência ao principal rio da Palestina.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  11. Juazeiro
    Designação toponímica classificada como simples, tem a sua origem no nome de uma árvore típica da região, que também é conhecida como juá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta e juá-espinho.

    Imagem de um Juazeiro.

    A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais e os seus frutos, que são do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina, um elemento usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes. Os seus frutos também são utilizados na alimentação do gado na época seca.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  12. Jucazeiro
    Designação toponímica classificada como simples, esse termo se refere a uma árvore da família das leguminosas, que também é conhecida como pau-ferro.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

L

  1. Ladeira Vermelha

    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade é a junção de características que fazem referência ao relevo, que é íngreme, e ao tipo de solo existente na região, que é argiloso.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  2. Lagoa das Carnaúbas

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está diretamente relacionada a existência de uma lagoa na localidade, onde existem carnaubeiras.

    Imagem de uma lagoa com carnaubeiras.

    A carnaubeira, também chamada de caraúba ou carnaíba, é uma árvore da família das bignoniáceas, de onde se estrai diversos produtos.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  3. Lagoa do Arroz

    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está diretamente relacionada a existência de uma lagoa na localidade que serve ao plantio de arroz.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  4. Lagoa do Senador
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está diretamente relacionada a uma propriedade rural pertencente ao Senador Francisco de Paula Pessoa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  5. Lagoa dos Filós
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica o nome de uma lagoa pertencente a Filomeno, que deixou grande descendência na região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari.

  6. Lagoinha dos Paraibanos
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica a existência de uma pequena lagoa na região, onde se estabeleceu migrantes do Estado da Paraíba. No presente esse nome é pouco utilizado e o local é conhecido como Fazenda Nova.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  7. Lajes dos Facundos
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está diretamente relacionada ao conjunto de rochas existentes dentro do leito do Rio Conceição, chamados de lajeiros, onde se estabeleceu pessoas da família Facundo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  8. Lajes dos Lopes
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica a existência de lajeiros onde em um passado recente pessoas da família Lopes se estabeleceram.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  9. Lajes dos Rogérios
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura se dá por conta da existência de um grande conjunto de lajedos dentro do Rio Conceição, onde em suas proximidades se instalou pessoas da família Rogério.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  10. Lajes dos Sousas
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura se dá por conta da existência de um grande conjunto de lajedos entre o Riacho Santa Maria e o Riacho Massapê Preto, onde em suas proximidades se instalou pessoas da família Sousa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Massapê dos Paés.

  11. Lázaro
    Designação toponímica classificada como simples, esse nome sugere que seja uma referência a São Lázaro, o nome de um personagem bíblico que foi ressuscitado por Jesus Cristo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  12. Lembranças
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome se refere a uma das capacidades da memória humana, tendo essa localidade recebido essa denominação por conta do esquecimento de um empregado em cumprir uma ordem dada pelo Capitão Américo Carneiro da Silva Oliveira.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.

  13. Logradouro
    Designação toponímica classificada como simples, a sua denominação se refere ao nome do local externo das casas, o endereço, o local que se pode lograr ou desfrutar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  14. Longar
    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura é um neologismo que se refere a algo longo, que tem grande extensão, possivelmente fazendo menção ao relevo de sua região, que é formado por pequenas serras.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  15. Luzia
    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura vem do
    latim,  que significa “a luminosa” ou “aquela que irradia luz”. Este também é o nome de uma das santas mais veneradas pelo catolicismo: Santa Luzia, considerada a protetora dos olhos e padroeira dos oftalmologistas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

M

  1. Macacos
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é o termo comum para os primatas.

    Imagem de um sagui, espécie de macaco muito comum na região.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  2. Macambira
    Designação toponímica classificada como simples, tem a sua origem no nome de uma planta terrestre da família das bromeliáceas, sendo nativa do Brasil, encontrada nas caatingas do Nordeste, de folhas verdes com linhas róseas, armadas de espinhos curvos, que é útil para extração de fibras ou como ração.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  3. Macambira dos Pintos
    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade é a junção de dois nomes, sendo o primeiro deles uma planta nativa da região, algo que foi complementado com o nome da família Pinto, que habitou em sua região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  4. Madeira Cortada
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome é a junção de duas palavras que remonta a época de sua colonização, período em que houve a derrubada das matas e abertura dos campos para criação do pasto para o gado.

    Imagem daquilo que deu nome ao local.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.

  5. Malhada do Feijão
    Designação toponímica classificada como complexa, indica que os primeiros moradores do local encontraram o ninho de algum animal dentro de um roçado de feijão.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  6. Malvinas
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é o mesmo de um arquipélago situado no atlântico sul que foi palco de disputa entre a Inglaterra e a Argentina.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  7. Marinheiro
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é o mesmo da profissão daqueles que navegam, seja qual for o seu posto ou função.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  8. Marmilona
    Designação toponímica classificada como simples, esse termo possivelmente seja um neologismo oriundo de marmeleiro, uma espécie de arbusto muito comum na caatinga.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  9. Massangana
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é de origem africana, possivelmente oriunda de Angola. Em sua forma masculina significa “confluência; foz; lugar onde dois rios se juntam num só”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  10. Massapê
    Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade indica a existência de uma terra argilosa, geralmente preta, de excelente qualidade para a cultura da cana-de-açúcar.

    Imagem de uma propriedade onde existe terra de massapê.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  11. Massapê (Ipiranga)

  12. Massapê (Várzea da Ipoeira)

  13. Massapê do Paés
    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade indica a existência de uma terra argilosa, geralmente preta, de excelente qualidade para a cultura da cana-de-açúcar.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Massapê dos Paés, constituindo-se em sua sede.

  14. Mata Fria
    Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem na junção de dois nomes onde o seu primeiro termo se refere a uma área coberta de plantas silvestres de portes diversos, sendo acrescido pela temperatura.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  15. Mata Lavrada
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome demonstra que a região é dotada de terras onde as suas matas foram derrubadas e estão prontas para o cultivo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari.

  16. Mazagão
    Designação toponímica classificada como simples, esse termo vem do árabe, que quer dizer água quente.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  17. Melancias
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é o mesmo de uma fruta que nasce de uma trepadeira anual da família das cucurbitáceas, com caule rasteiro, folhas trilobadas, gavinhas bífidas e pepônios muito grandes, concolores ou marmorados, de polpa sucosa, avermelhada e doce, com sementes de que se faz bebida diurética e vermífuga.

    Imagem da frita que dá nome para localidade.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  18. Meruesta
    Designação toponímica classificada como simples, esse termo possivelmente seja um neologismo e não sabemos o que significa e nem a sua origem.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  19. Mirador
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome indica ser um local elevado, de onde se descortina um panorama.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  20. Monte Flor
    Designação toponímica classificada como complexa, a razão de sua nomenclatura ainda é incerta, tendo surgido provavelmente pelo volume de flores existentes no período invernoso ao pé da Serra do Pintadão, onde está localizada.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  21. Monte Limpo
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome é um termo que indica um pequeno morro desmatado que servia de referência para os seus primeiros habitantes.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  22. Monte Novo
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome é a junção de duas palavras, indicando a primeira delas uma característica do relevo, que é acrescido do adjetivo novo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  23. Mucambo
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome se refere a uma palhoça ou tejupar, denominações dadas a moradias construídas artesanalmente, muitas vezes de frágil constituição.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  24. Mundo Novo
    Designação toponímica classificada como complexa, essa denominação surgiu inicialmente como um dos nomes dados ao hemisfério ocidental, mais especificamente ao continente americano, o que nos faz supor que essa propriedade foi algo novo para alguém.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Massapê dos Paés.

  25. Muquém
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome é o termo popular de uma árvore de grande porte.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

N

  1. New York
    Designação toponímica classificada como complexa, é o termo em inglês que determina o nome de uma das principais cidades dos Estados Unidos da América, sendo a mais populosa do continente americano.
    Em língua portuguesa esse termo é Nova York, que em sua explicação histórica justifica-se pela implantação, possivelmente de ingleses da cidade de York, em uma localidade com esta denominação no Novo Mundo por volta de 1624.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  2. Nilo Alegre
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua denominação está relacionado a um fato, que provavelmente seja lenda, onde o seu primeiro proprietário, que se chamava Nilo, passou um grande risco em perder a sua vida, ficando alegre diante do grande livramento.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  3. Núbia
    Designação toponímica classificada como simples, é um nome de origem egípcia que chegou à língua portuguesa através do nome em latim Nubae. Tem como raiz etimológica a palavra “nub”, que literalmente significa “ouro”. Trata-se de um bonito nome feminino que carrega consigo a simbologia do ouro, o metal perfeito. Assim, reflete atributos de perfeição e brilho.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

O

  1. Oiticica
    Designação toponímica classificada como simples, indica o nome próprio de uma árvore existente em abundância nas margens do Rio do Roçado, que corta sua região.

    Imagem de um pé de Oiticica.

    A oiticica, ou licania rigida, é uma planta da família chrysobalanaceae, endêmica na caatinga e na vegetação típica da faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica. Etimologicamente o seu nome é um substantivo feminino e vem do tupi, “uiti + sika”, que quer dizer resina.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  2. Oiticica da Serra (Boa Viagem)

  3. Oiticica do Vieirão (Boa Viagem)

  4. Oitis
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome se refere a uma árvore proveniente da Mata Atlântica, que ocorre também nos Estados do Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  5. Olho d’Água Grande
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica possuir uma grande nascente de água em seu solo, que corre para o Riacho das Vertentes, que mais adiante despeja as suas águas no Rio Conceição.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Massapê dos Paés.

  6. Olho d’Água Seco
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica ter possuído uma nascente de água em seu solo, que por algum motivo secou.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  7. Olho d’Água da Timbaúba
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome é fruto da junção de dois termos, sendo que o primeiro está relacionado à existência de uma fonte d’água que corria para o Rio Juazeiro ou para o Riacho do Anafuê, acrescido do nome Timbaúba, uma árvore nativa da região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água Facundos.

  8. Olho d’Água de Cima
    Designação toponímica classificada como complexa, indica o nome de uma nascente nas proximidades do Riacho Santa Rosa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito dos Facundos.

  9. Olho d’Água do Bezerril
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome é fruto da junção de dois termos. O primeiro está relacionado à existência de uma fonte d’água nas proximidades do Riacho dos Coqueiros que, no passado, abastecia os animais e os moradores dessa região, já o segundo refere-se ao sobrenome do Capitão José Custódio Bezerril, que durante algum tempo se refugiou nesse local.
    Em nossos dias essa denominação se refere também ao nome de um dos Distritos do Município de Boa Viagem, que foi criado pela lei municipal nº 1.003, do dia 2 de outubro de 2008, tendo como sede o povoado de igual nomenclatura, que a partir desta data foi elevada para categoria de vila.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril, constituindo-se em sua sede.

  10. Olho d’Água do Jirau
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica ter possuído uma nascente de água em seu solo, local onde as mulheres tinham batedores de roupa, que recebe o nome de jirau.

    Imagem de jiraus para lavagem de roupa.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  11. Olho d’Água do Mucuripe
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica possuir uma nascente de água em seu solo, que corre para o Riacho do Cambão.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  12. Olho d’Água do Salgado
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica que também possuía uma nascente, que corre para o Riacho da Cachoeirinha.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  13. Olho d’Água dos Domingos
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade, onde se estabeleceu pessoas da família Domingos, indica que também possuía uma nascente, que corre para o Riacho do Boqueirão, afluente do Riacho dos Porcos.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  14. Olho d’Água dos Facundos
    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade faz referência a posse de uma propriedade pertencente a José Facundo da Costa e a sua esposa, Maria Amélia Facundo Carneiro, que constituíram uma grande família na região.
    No passado, quando se estabeleceram nessa região, havia algumas nascentes d’água, algo muito precioso, especialmente nos momentos de estiagem para aplacar a sede de seus rebanhos.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos, constituindo-se em sua sede.

  15. Olho d’Água dos Gomes
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade, pertencente ao agropecuarista Antônio Gomes, indica que também possuía uma nascente, que corre para um dos riachos que correm para formar a bacia hidráulica do Açude da Ponte.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  16. Olho d’Água dos Pretos
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica que no passado possuía uma nascente, que corre para um dos afluentes do Rio Boa Viagem.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  17. Olinda
    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade é um homônimo, tendo supostamente se originado a partir da exclamação “ó linda!”, feita por um explorador ao ficar encantado com a beleza da cidade pernambucana que acabou por ser chamada de Olinda, desconhecendo-se o motivo que induziu aos moradores desse local a utilizarem essa denominação.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

P

  1. Palestina
    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade é de origem hebraica e se refere a uma região situada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, tida como sagrada por católicos, judeus e muçulmanos.
    No texto sagrado essa região é descrita como “a terra que emana leite e mel”, uma terra abundante, sendo possivelmente a razão do nome dado por seus moradores.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  2. Palmira
    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade vem do latim palmyra, isto é, “lugar de palmeiras”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  3. Papa-Leite
    Designação toponímica classificada como complexa, esse vocábulo é um termo composto e vem do tupi “minga’u”, que quer dizer “comida que gruda”. O mingau é um alimento pastoso originariamente de farinha de mandioca cozida em leite ou água, que também recebe o nome de papa.
    Essa localidade está inserida dentro do limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  4. Passagem dos Machados
    Designação toponímica classificada como complexa, esse vocábulo é um termo que indica um lugar por onde se passa, uma estrada de acesso onde se estabeleceu pessoas da família Machado.

    Imagem da passagem molhada dentro da localidade de Passagem dos Machados, em 2021.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  5. Passagem Funda
    Designação toponímica classificada como complexa, esse vocábulo é um termo que indica um lugar por onde se passa, uma estrada possivelmente dentro de um rio.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  6. Pavuna
    Designação toponímica classificada como simples, estando localizada em uma serra o termo designa vales fundos e escarpados, é uma termo vindo da palavra tupi “pab’una”, que significa “lugar de trevas”.
    Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro esse termo tem outra explicação para a origem do topônimo: seria derivado de “upabuna”, um termo tupi que significa “lagoa escura” através da junção dos termos upaba (lagoa) e una (escura).
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  7. Pé de Serra
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica a sua localização, que está na base da Serra da Pitombeira e o Serrote São Benedito.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  8. Pebas
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome indica o nome de uma espécie de tatu muito comum na região.

    Imagem de um peba.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  9. Pedra Branca
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica a referência de algumas pedras de coloração branca que servem de identificação para essa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Massapê dos Paés.

  10. Pedras Pretas
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica a referência de algumas pedras de coloração escura e servem de identificação para essa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  11. Pedras Grandes
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica a referência de algumas pedras que servem de identificação para essa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  12. Pereiros
    Designação toponímica classificada como simples, essa nomenclatura indica o nome de uma árvore nativa em abundância na caatinga, principalmente em várzeas fluviais e terrenos próximos a elevações de terra.

    Imagem de um pereiro.

    No passado, provavelmente um estrangeiro que visitou a região do semiárido reconheceu na folhagem desta planta uma semelhança com a folhagem da pereiro, a planta que produz a maçã/pêro, conhecida no Brasil como pera, e o nome acabou se incorporando ao costume popular.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  13. Picos
    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade demonstra as condições geográficas de seu território, que fica numa serra, onde o pico é o seu ponto mais alto.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Massapè dos Paés.

  14. Piedade
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome tem origem na devoção, no amor pelas coisas religiosas, religiosidade; podendo significar também compaixão pelo sofrimento alheio, comiseração, dó ou misericórdia.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  15. Pitombeira
    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade se refere ao de uma árvore frutífera que está presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro.

    Imagem do fruto da pitombeira.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  16. Pitombeira dos Araújos
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade se refere ao de uma árvore frutífera que está presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro. É acrescido ainda ao nome dessa localidade o sobrenome da família Araújo, que representa o maior número de moradores dessa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  17. Pitombeira dos Bertoldos
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade se refere ao de uma árvore frutífera que está presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro. É acrescido ainda ao nome dessa localidade o sobrenome da família Bertoldo, que representa o maior número de moradores dessa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas

  18. Pitombeira dos Beneditos
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade se refere ao de uma árvore frutífera que está presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro. É acrescido ainda ao nome dessa localidade o sobrenome da família Benedito, que representa o maior número de moradores dessa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas

  19. Pitombeira dos Leitão
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade se refere ao de uma árvore frutífera que está presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro. É acrescido ainda ao nome dessa localidade o sobrenome da família Leitão, que representa o maior número de moradores dessa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  20. Pocinhos
    Designação toponímica classificada como simples, indica o nome  de pequenas lagoas existe nessa localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  21. Poço Comprido
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome indica a existência de um poço, provavelmente cavado dentro do Riacho do Ipu, que possui um grande tamanho.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  22. Poço d’Água
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua origem está fundamentada na hipótese de que no passado, neste local, havia um poço detentor de água potável, que não sabemos se era natural, elemento de vital importância para a subsistência humana nesta região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  23. Poço da Cruz
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica a existência de um poço dentro do Rio Juazeiro, onde possivelmente alguém faleceu afogado e posteriormente esse poço foi identificado com uma cruz.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  24. Poço da Pedra
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome possui origem em um local de referência para as pessoas, que em uma época desconhecida vinham apanhar água em um dos poços existentes no leito do Rio Boa Viagem.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  25. Poço da Pedra (Poço da Pedra)

  26. Poço do Boi
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua origem é incerta e a sua nomenclatura surgiu por conta da base econômica da região, que é a criação de gado, existindo um poço onde o gado refrescava a sua sede.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  27. Poço do Gado
    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade sugere a existência de um poço dentro do leito do Rio Quixeramobim, que nesse local já é formado com águas do Rio Conceição e do Rio Barrigas.
    Esse poço, que possivelmente seja natural, tinha por finalidade alimentar o gado e outros pequenos animais existentes na região, tornando-se uma referência para os seus primeiros moradores.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  28. Poço do Mel
    Designação toponímica classificada como complexa,
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  29. Poço do Serrote
    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade se refere a um pequeno poço existente nas proximidades de um dos inselbergs da região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  30. Poço dos Angicos
    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade se refere a um dos poços existentes dentro do Riacho do Boqueirão, onde existia alguns pés de angico.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  31. Poço Grande
    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade se refere a um dos poços existentes dentro do Riacho do Formigueiro, um dos afluentes do Rio Juazeiro.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  32. Poço Redondo
    Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa localidade se refere a um dos poços existentes dentro do Rio Juazeiro.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  33. Poço Salgado
    Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem na nomenclatura de um poço d’água com forte teor de sal existente dentro do Riacho dos Barreiros.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  34. Poldrinha
    Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade deriva do substantivo potro, em sua forma diminutiva, e refere-se a cria da égua que possui em média três ou quatro anos, sendo o masculino de potranca.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  35. Pombo
    Designação toponímica classificada como simples, o nome da localidade é o mesmo de uma ave columbiforme da família dos columbídeos, originária do paleártico e domesticada há 5.000 anos pelos asiáticos para servir de alimento e correio.

    Imagem da ave que dá nome a localidade.

    Essa ave foi introduzida no Brasil no século XVI e hoje ocupa livremente diferentes regiões do país.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  36. Ponta da Serra
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica a sua localização.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  37. Ponte
    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade se refere a uma obra construída para estabelecer comunicação entre dois pontos separados por um curso de água ou qualquer depressão do terreno.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  38. Prado
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome pode estar relacionado a sua paisagem ou de uma pista para corrida de cavalos.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

Q

  1. Queimadas
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome indica um incêndio no mato, em um arvoredo; a queima proposital ou acidental de parte de uma floresta ou de um campo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

R

  1. Ramadinha
    Designação toponímica classificada como simples, a sua denominação indica no diminutivo o nome do molho de ramos em que se põe nos rios para que neles se acolha o peixe.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  2. Rancho Alegre
    Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade indica a existência do sentimento de alegria nas pessoas que habitam uma propriedade rural onde geralmente existe uma habitação e em sua volta, campos para criação extensiva de gado.
    A palavra rancho é mais frequentemente aplicada às operações de criação de gado no México, oeste dos Estados Unidos e no Canadá, embora haja ranchos também em outros países, sendo incomum a utilização desse termo em nossa região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  3. Recanto
    Designação toponímica classificada como simples, o seu sugere um lugar mais afastado, menos à vista, um lugar onde alguém se esconde ou esconde algo; escondedouro, esconderijo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari.

  4. Recreio
    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade sugere um momento que serve para se divertir ou descansar. O seu nome também sugere ser um local de passeio.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas

  5. Relógio
    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura se refere a uma espécie de malva existente em abundancia na região, especialmente no período das chuvas, quando costumam desabrochar as suas flores, que são denominadas de relógio e produzem um belo espetáculo aos seus moradores.

    Imagem de uma das flores denominadas popularmente de relógio.

    A malva é um género de planta herbácea da família Malvaceae que inclui aproximadamente 30 espécies. O termo malva é também o nome-comum das plantas desse género. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

  6. Retiro
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome indica um lugar solitário, onde se descansa, longe do trato social.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  7. Riacho Boa Sorte
    Designação toponímica classificada como complexa,
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  8. Riacho da Jurema
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica a existência de uma árvore muito comum na Caatinga na margem do riacho que dá nome a localidade e é um dos afluentes do Rio Cabeça de Boi.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  9. Riacho da Palha
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome sugere, diante do fato de que na região existem criadores de gado, que esse riacho é utilizado para o plantio de capim ou outro tipo de forragem.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  10. Riacho do Agreste
    Designação toponímica classificada como complexa,
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  11. Riacho dos Fernandes
    Designação toponímica classificada como complexa, indica o nome de posse do principal rio que corre nessa localidade, onde em uma época desconhecida foi habitada por pessoas da família Fernandes
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira.

  12. Riacho do Meio
    Designação toponímica classificada como complexa,
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  13. Riacho Saquinho
    Designação toponímica classificada como complexa,
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  14. Riacho dos Porcos
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem diretamente ligada a um pequeno riacho, um dos tributários do Rio Juazeiro, que em suas nascentes, no passado, costumava reunir muitos porcos selvagens, conhecido na região como “Queixadas”.

    Imagem de um porco queixada.

    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

  15. Riacho Seco
    Designação toponímica classificada como complexa, indica que na localidade existe um curso d’água intermitente, que deu nome ao local.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  16. Riacho Verde
    Designação toponímica classificada como complexa, esse nome se refere a um curso natural de água doce que mantem na sua margem uma paisagem sempre verde.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas.

  17. Rodeador
    Designação toponímica classificada como complexa,
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  18. Rosilho
    Designação toponímica classificada como complexa,1894
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  19. Rosinha
    Designação toponímica classificada como complexa,
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

S

  1. Sabonete
    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura está fundamentada 1895
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  2. Saco
    Designação toponímica classificada como simples, tem a sua origem no nome de um receptáculo que pode ser de pano, papel, couro, borracha ou material plástico que é aberto apenas por cima, sendo fechado no fundo e nos lados, servindo para diversos fins. Esse topônimo possivelmente surgiu pelo fato de alguém ter colocado algum saco no caminho que segue para localidade.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  3. Saco do Brígido
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está fundamentada.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  4. Salamanta
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está fundamentada
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de ????.

  5. Salgado
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está fundamentada 1893
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  6. Salgadinho
    Designação toponímica classificada como complexa,
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  7. Salva Terra
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está fundamentada em duas hipóteses. A primeira delas remonta a ancestralidade portuguesa de seus primeiros habitantes, sabendo que em Portugal existe uma localidade com esse mesmo nome; Quanto a segunda, diante das secas, algumas dessas pessoas costumavam migrar para outras regiões do país, dentre elas o Estado do Pará, onde também existe um local com essa denominação.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  8. Santarém
    Designação toponímica classificada como simples, esse termo divide a opinião dos estudiosos, onde para alguns parece vir do latim Sancta Eirene, “Santa Iria”, talvez referente a uma igreja cristã fundada na cidade romana de Scallabis, ali existente. O nome sugere também que no passado, como era comum, algum morador dessa área foi trabalhar no Estado do Pará na extração da madeira.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  9. Santarém (Olho d’Água do Bezerril)

  10. Santa Cruz
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  11. Santa Luzia
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeira o nome desse santa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de ????.

  12. Santa Maria
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeira o nome desse santa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  13. Santa Maria (Domingos da Costa)
  14. Santa Marta
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeira o nome desse santa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  15. Santa Rosa
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeira o nome desse santa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  16. Santa Tereza
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeira o nome desse santa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  17. Santa Terezinha
    Designação toponímica classificada como complexa, essa nomenclatura está relacionada ao nome da padroeira dos primeiros habitantes dessa localidade, que curiosamente, algum tempo depois, resolveram construir uma capela consagrada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito do Ibuaçu.

  18. Santa Úrsula
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeira o nome desse santa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  19. Santa Vida
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  20. Santo Amaro
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular, que escolheu como padroeiro o nome desse santo, que tem a sua origem lendária.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  21. Santo Antônio dos Dodôs
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome possui origem na piedade popular, que escolheu como padroeiro o nome desse santo, mais tarde, na década de 1950, recebeu o complemento do apelido de uma das famílias estabelecidas na região, os “Dodôs”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  22. Santo Antônio dos Sandres
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo, sendo acrescido pelo termo Sandres, nome possivelmente de origem francesa.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  23. Santo Antônio dos Vinutos
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de ?????.

  24. Santos Cosme
    Designação toponímica classificada como complexa, indica a devoção popular existente dos moradores dessa região aos santos que foram mortos na perseguição movida pelo Imperador Diocleciano no século IV.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  25. São Bento
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  26. São Clemente
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo, que é considerado o 4º para da Igreja Católica Apostólica Romana.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril.

  27. São Felix
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  28. São Gonçalo
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  29. São João
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  30. São José (Domingos da Costa)
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular, que escolheu como padroeiro o nome desse santo que é venerado pelas igrejas ortodoxa, anglicana e católica, o celebrando como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”.
    São José foi operário, por isso é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”, emprestando o seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  31. São José (Boa Viagem)

  32. São Jorge
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas

  33. São Lourenço
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que esco
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  34. São Luís
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo em terras pertencentes ao Major Joaquim Pereira de Lima, distante 19 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Domingos da Costa.

  35. São Paulo
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  36. São Pedro
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  37. São Vicente
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeiro o nome desse santo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  38. Sapoti
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril.

  39. Saquinho
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  40. Segredo
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  41. Seixo
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  42. Santana
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  43. Serra Ourega
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  44. Serra do Sibiró
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  45. Serrinha
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  46. Serrote Alto
    Designação toponímica classificada como complexa, indica a existência de uma formação rochosa com destacada altura que dá referência de localização aos moradores dessa região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão.

  47. Serrote da Boa Vista
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  48. Serrote da Jurema
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas

  49. Serrote da Pedra
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  50. Serrote da Olaria
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  51. Serrote dos Ricardos
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  52. Serrote Trapiá
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  53. Serrote Pedra de Amolar
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  54. Serrote dos Domingos
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  55. Sibiró
    Designação toponímica classificada como simples, o nome dessa localidade vem da língua espanhola, que quer dizer “suspiro”.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  56. Sítio
    Designação toponímica classificada como simples, o seu nome indica ser uma pequena propriedade rural, uma pequena lavoura, localidade ou povoação.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  57. Sítio dos Bezerras
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica ser uma pequena propriedade rural, uma pequena lavoura, localidade ou povoação onde a maioria de seus habitantes pertencem a família Bezerra.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  58. Sítio dos Fernandes
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica ser uma pequena propriedade rural, uma pequena lavoura, localidade ou povoação onde a maioria de seus habitantes pertencem a família Fernandes.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  59. Sítio dos Martins
    Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome indica ser uma pequena propriedade rural, uma pequena lavoura, localidade ou povoação onde a maioria de seus habitantes pertencem a família Martins.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  60. Sítio dos Picos
    Designação toponímica classificada como simples, possui a.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  61. Sorocaba
    Designação toponímica classificada como simples, possui a.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  62. Sossego
    Designação toponímica classificada como simples, possui a sua origem na q.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  63. Sussuarana
    Designação toponímica classificada como simples, possui a sua origem na qu.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

T

  1. Tabibas
    Designação toponímica classificada como simples, possui a sua origem na qu.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  2. Tabuleiro Alegre
    Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua orig.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ibuaçu.

  3. Tamanduá
    Designação toponímica classificada como simples, possui a sua orig.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem

  4. Tapera
    Designação toponímica classificada como simples, possui a sua origem
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  5. Taperinha
    Designação toponímica classificada como simples, possui a sua origem na qu.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem

  6. Telha Velha
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  7. Tenda
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  8. Tibiquari
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.Registro de 1893

  9. Tigre
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  10. Timbaúba (Boa Viagem)
    Designação toponímica classificada como simples, é uma palavra de origem tupi, que significa ‘árvore de exalação de espuma’, ‘árvore do sabão’, sendo uma planta da família das leguminosas.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  11. Timbaúba (Domingos da Costa)

  12. Tocantins
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  13. Tourão
    Designação toponímica classificada como simples, o seu vocábulo é o aumentativo da palavra touro, que é um animal adulto da especie dos bovídeos. Essa palavra vem do latim, “taurus“.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga.

  14. Trapiá
    Designação toponímica classificada como simples, indica o nome próprio de uma árvore existente em abundância nessa região.
    O Trapiá é uma planta da família Brassicaceae encontrada na caatinga e na mata atlântica da Região Nordeste do Brasil. Ela frutifica nos primeiros meses do ano e os seus frutos são comestíveis e saborosos, cujo formato lembra uma laranja em miniatura, possuindo um denso arilo envolvendo muitas sementes de cor marrom. Ela também possui utilidades agroflorestais, e pode ser usada para a segunda fase de reflorestamento de áreas de caatinga degradadas.
    Essa palavra é de origem indígena, possuindo dois significados, o primeiro deles, sendo derivada do vocábulo “TARAPYÁ”, que significa “os testículos”, possivelmente fazendo referência ao formato dos frutos da árvore que tem o seu nome; já o segundo, pode significar “fruto de papagaio”, podendo também estar ligada ao nome popular do fruto silvestre da árvore Gallesia Scorodendron, uma planta da família das Caparidáceas, que costuma atrair muitas aves para as sua copas.
    Nos primeiros anos da década de 1980, por conta dos trabalhos executados pela EMATERCE, a localidade de Trapiá passou por algumas divisões, surgindo o povoado de Trapiá dos Martins, que tem o seu nome ligado a possessão de uma família residente nessa região, existindo outras localidades no Município que utilizam esse mesmo vocábulo ou seus derivados, sendo elas: Trapiá, Trapiá dos Lobos, Trapiá dos Martins, Trapiá dos Maximianos e Trapiazeiro.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem. Registro de 1894 Localidade do Distrito de Boa Viagem.

  15. Trapiá do Mesquita
    Designação toponímica classificada como complexa que no passado fazia referência a uma planta dessa espécie existente na propriedade do Vereador Raimundo Chagas de Mesquita.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito do Poço da Pedra.

  16. Trapiá dos Lobos
    Designação toponímica classificada como complexa que faz referência a uma das partes da localidade de Trapiá, onde durante algum tempo prevaleceu entre os seus habitantes alguns membros da família Lobo.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  17. Trapiá dos Martins
    Designação toponímica classificada como complexa que faz referência a uma das partes da localidade de Trapiá, onde durante algum tempo prevaleceu entre os seus habitantes alguns membros da família Martins.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  18. Trapiá dos Maximianos
    Designação toponímica classificada como complexa que no passado fazia referência a uma planta dessa espécie existente nas proximidades da casa de um dos membros da família Maximiano, que habitavam e ainda habitam essa região.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  19. Trapiazeiro
    Designação toponímica classificada como simples, sendo uma palavra que é derivada do substantivo Trapiá, fazendo referência à árvore que produz esse fruto. O seu nome surgiu a partir de uma planta existente na localidade que servia como ponto de referência para os seus habitantes.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  20. Três Barras
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  21. Triunfo
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

U

  1. Umburanas
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

V

  1. Varginha
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  2. Varzantinha
    Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura está associada ao tipo de solo encontrado na região, que é o de várzea, um solo fértil e de boa qualidade que é cortado pelo Rio do Mestre e o Rio dos Bois.
    Esse topônimo é um derivado diminutivo da referida palavra, que demonstra uma forma de carinho de seus habitantes com o local onde residem.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  3. Várzea Alegre
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  4. Várzea Comprida
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  5. Várzea da Arara
    Registro de 1894

  6. Várzea da Cruz
    Designação toponímica classificada como complexa, indica o tipo de solo existente na localidade ao qual denomina, que é cortada pelo Rio da Fazenda Nova, um dos braços do Rio Juazeiro, onde havia uma cruz, que serviu como complemento para sua nomenclatura.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  7. Várzea da Ipoeira
    Designação toponímica classificada como complexa, a origem de sua denominação está relacionada ao tipo de solo existente em sua região, que é irrigada pelo Riacho Cabeça do Boi e o Riacho da Jurema.
    O seu nome é antigo, sendo encontrado registros que datam de 1840 e em nossos dias se refere também ao nome de um dos Distritos do Município de Boa Viagem, que foi criado pela lei municipal nº 777, do dia 11 de outubro de 2001, tendo como sede o povoado de igual nomenclatura, que a partir dessa data foi elevada para categoria de vila.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Várzea da Ipoeira, constituindo-se em sua sede.

  8. Várzea da Pedra
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  9. Várzea da Tapera
    Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura está diretamente relacionada a junção de duas palavras, sendo que a primeira delas, “várzea”, indica o tipo de solo abundante existente na região por conta do Rio Conceição, já a segunda, “tapera”, se refere a um pequeno abrigo construído para abrigar as pessoas que lavam roupa na margem do rio.
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.

  10. Várzea do Canto
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  11. Várzea do Carmo
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  12. Várzea do Exu
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  13. Várzea Redonda
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.Registro de 1893

  14. Varzinha
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  15. Vertente
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  16. Viração
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  17. Vista Alegre
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

  18. Volta do Rio
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

X

  1. Xique-Xique
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem.

Z

  1. Zagreb
    Essa localidade está inserida dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia.

BIBLIOGRAFIA

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. FREITAS, Afonso Antônio de. Vocabulário Nheengatu. 2ª edição. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  5. PELOSI FALCÃO, Marlio Fábio. Dicionário Histórico e Geográfico do Nordeste. Fortaleza: Artlaser Editora e Gráfica, 2005.
  6. SOBRINHO, Thomaz Pompeu. A Grandeza Índia do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

2 pensou em “Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem

  1. Pingback: A DIVISÃO ADMINISTRATIVA DA CIDADE DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: OS POSTOS DA SAÚDE DESATIVADOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

Deixe um comentário