Os Símbolos Municipais

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A palavra  símbolo, que é de origem grega, designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica.

Imagem do desfile estudantil ocorrido no dia 7 de setembro de 1975.

Um símbolo é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto histórico.

“Os símbolos nacionais representam, refletem e reforçam o sentimento sempre vivo no coração de todos os brasileiros – a união. A bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo são as mais caras manifestações simbólicas da nacionalidade, Cabe, pois, a todo cidadão brasileiro o dever de cultuar e preservar os seus símbolos, conhecer-lhes as origens e seus significados.” PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 1993: p. 5)

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objeto ou a ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional, como também sonora ou mesmo gestual.
A Constituição da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o seu 13º artigo, determina que o nosso país possui quatro símbolos e permite aos Estados e Municípios da federação a criação de suas próprias marcas.

“1º – São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacional.
2º – Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.”

OS SÍMBOLOS DE NOSSO MUNICÍPIO:

Pouquíssimas pessoas sabem mas o Município de Boa Viagem possuiu quatro símbolos, os três primeiros foram regulamentados na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva no dia 5 de abril de 1990, conforme regulamenta o artigo a seguir:

“Art. 4 – São símbolos do Município, a Bandeira, o Brasão e o Hino, vigorantes à data da promulgação desta Lei Orgânica e os que vier a adotar.”

Alguns anos depois, no dia 17 de dezembro de 2009, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o Município conheceu mais dois de seus símbolos, o selo e o brasão. Depois dessa data os símbolos utilizados pelo governo municipal foram os seguintes:

  1. Bandeira;
  2. Brasão;
  3. Hino;
  4. Selo.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. PEREIRA, José Danilo Rubens. Resgate do culto aos símbolos nacionais. Fortaleza: FIEC, 2000.
  4. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Os Símbolos Nacionais. Edição Especial Comemorativa da Semana da Pátria.  Brasília: Sem editora, 1993.

Deixe uma resposta