AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A palavra símbolo, que é de origem grega, designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica.
Um símbolo é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano, existindo símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto histórico.
“Os símbolos nacionais representam, refletem e reforçam o sentimento sempre vivo no coração de todos os brasileiros – a união. A bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo são as mais caras manifestações simbólicas da nacionalidade. Cabe, pois, a todo cidadão brasileiro o dever de cultuar e preservar os seus símbolos, conhecer-lhes as origens e seus significados.” (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 1993: p. 5)
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objeto ou a ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional, como também sonora ou mesmo gestual.
A Constituição da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o seu 13º artigo, determina que o nosso país possui quatro símbolos e permite aos Estados e Municípios da federação a criação de suas próprias marcas.
“1º – São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacional.
2º – Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.”
OS SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM:
Pouquíssimas pessoas sabem mas o Município de Boa Viagem possuiu quatro símbolos, os três primeiros foram regulamentados na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva no dia 5 de abril de 1990, conforme regulamenta o artigo a seguir:
“Art. 4 – São símbolos do Município, a Bandeira, o Brasão e o Hino, vigorantes à data da promulgação desta Lei Orgânica e os que vier a adotar.”
Alguns anos depois, no dia 17 de dezembro de 2009, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o Município conheceu mais dois de seus símbolos, o selo e o brasão.
Depois dessa data os símbolos utilizados pelo Governo Municipal passaram a ser os seguintes:
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PEREIRA, José Danilo Rubens. Resgate do culto aos símbolos nacionais. Fortaleza: FIEC, 2000.
- PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Os Símbolos Nacionais. Edição Especial Comemorativa da Semana da Pátria. Brasília: Sem editora, 1993.