Relógio

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Relógio é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 23 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do carão pertencente ao Presbítero Jonas Fragoso de Freitas, em 2021.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Olho d’Água dos Facundos.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura se refere a uma espécie de malva existente em abundancia na região, especialmente no período das chuvas, quando costumam desabrochar as suas flores, que são denominadas de relógio e produzem um belo espetáculo aos seus moradores.

Imagem de uma das flores denominadas popularmente de relógio.

A malva é um género de planta herbácea da família Malvaceae que inclui aproximadamente 30 espécies. O termo malva é também o nome-comum das plantas desse género. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outros em terras que margeiam pequenos riachos sem uma denominação definida e são afluentes do Rio Juazeiro.

Imagem das ruinas da casa de Manuel Vieira de Andrade e Esmeraldina Fragoso Vieira, possivelmente uma das primeiras casas dessa localidade, em 2021.

Essa propriedade possivelmente recebeu esse nome nos primeiros anos da década de 1940, depois da chegada da família de Manuel Vieira de Andrade, conhecido por “Bibiu”, que foi casado com Esmeraldina Fragoso Vieira, que era filha de Manoel Maria de Jesus, proprietário da fazenda vizinha, a Cachoeira dos Fragoso.

“Quando, finalmente, toda família de Manoel Maria de Jesus se estabeleceu definitivamente em Cachoeira, as atividades religiosas foram iniciadas. Na propriedade [Cachoeira], havia uma grande casa, e nela foi adaptado um pequeno salão, que servia para as reuniões. Essa casa abrigava, além de Manoel Maria de Jesus, dois de seus filhos. Em seu lado direito, morava a família de Pompeu Fragoso Vieira; no lado esquerdo, a família de Esmeraldina Fragoso Vieira, enquanto aguardava a recuperação de uma casa para onde depois se transferiu [no Relógio] logo depois.” (SILVA JÚNIOR, 2015: p. 185)

Nesse local, diante do fato de existir uma casa onde rotineiramente se promovia festas e muito consumo de álcool, algo que favorecia ao acontecimento de rusgas entre os seus frequentadores, esse local também ficou conhecido como “Campo de Sangue”.
No presente os moradores dessa localidade já dispõem de energia elétrica e do serviço de internet via rádio.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Relógio, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da CE-266, a Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, seguindo depois por rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Relógio tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Barra da Onça, Cachoeira dos Fragoso, Lagoa das Carnaúbas, Olho d’Água da Timbaúba, Sabonete e Tamanduá.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.

4 pensou em “Relógio

  1. Pingback: Cachoeira dos Fragoso | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Jonas Fragoso de Freitas | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Lagoa das Carnaúbas | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Olho d’Água da Timbaúba | História de Boa Viagem

Deixe um comentário