Sítio dos Bezerras

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Sítio dos Bezerras é uma pequena localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 30 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Ipiranga.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a sua etimologia vem da palavra latina situs, que quer dizer posição, local, situação, algo que não faz sentido em nossa língua, pois é uma palavra utilizada para indicar um pomar, um local que possui uma boa quantidade de árvores frutíferas.
Quanto a razão de sua utilização em nossa região, a sua nomenclatura indica uma propriedade pertencente a uma família.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

No passado, por volta de 1850, essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, que viviam da criação de gado e da exploração de culturas como algodão, milho, feijão e mandioca nos pequenos riachos existentes em sua região.
Mais tarde, por volta de 1864, quando ocorreu a emancipação política do Município, destacou-se no meio político o nome de Antônio Bezerra do Vale, agropecuarista que habitava nessa localidade:

“Era escravocrata e possuía muitas terras, sendo que a maioria delas estavam localizadas dentro do Distrito do Ipiranga, onde possuía um alambique e produzia cachaça e rapadura, mantendo intenso comércio com a Província de Pernambuco e a Província do Piauí.” (SILVA JÚNIOR, 2017: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/antonio-bezerra-do-vale/. Acesso no dia 15 de junho de 2020)

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Sítio dos Bezerras, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, a CE-266, seguindo depois por algumas das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Sítio dos Bezerras tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Estreito, Olho d’Água dos Pretos, São Bento, Tamanduá e Vista Alegre, estando no limite do Município de Boa Viagem com o Município de Monsenhor Tabosa.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Sítio dos Bezerras os seus habitantes possuem apenas um equipamento público para facilitar as suas vidas, sendo ele:

  1. A Escola de Ensino Fundamental Cesário Firmino do Nascimento.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Antônio Bezerra do Vale. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/antonio-bezerra-do-vale/. Acesso no dia 15 de junho de 2020.

3 pensou em “Sítio dos Bezerras

  1. Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Distrito de Ipiranga | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Antônio Bezerra do Vale | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta