Agreste

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Agreste, ou Riacho do Agreste, é uma pequena localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 20 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, o termo tem a sua origem na nomenclatura geográfica de uma área da Região Nordeste do Brasil que está localizada na transição da Zona da Mata para o Sertão.

Imagem da casa da Fazenda São Joaquim, no Município de Quixeramobim, propriedade do General Wicar Parente de Paula Pessoa.

Quanto a sua etimologia, essa palavra é de origem latina, “agrestis“, possuindo vários significados e algumas derivações, entre elas destacamos: campo, campestre, campesino e colono.
No Município de Boa Viagem o nome dessa localidade tomou grande popularidade por ser uma propriedade pertencente ao General Wicar Parente de Paula Pessoa, que está nas proximidades de uma chapada que recebe esse nome, existindo também, em suas proximidades, outra localidade com o mesmo vocativo, sendo conhecida por um pequeno curso d’água existente na região, o Riacho do Agreste.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão e outras nas encostas dos rios e riachos intermitentes que irrigam as terras da região, sendo o mais importante deles o Rio Conceição, também conhecido como “Rio dos Cachorros”.
Nessa localidade, no fim dos anos de 1960, na propriedade que pertencia ao General Wicar Parente de Paula Pessoa, que se estendia pelos Municípios de Boa Viagem e Quixeramobim, existia um alambique que produzia uma cachaça artesanal denominada de Alegria.
Nos últimos meses de 2001, diante de um considerável número de crianças em idade escolar, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa localidade foi contemplada com uma pequena unidade de ensino.
Mais tarde, em 2013, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, os moradores dessa localidade receberam a instalação hídrica de água potável em suas casas.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade do Agreste, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, e também por rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Agreste tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Caiçara, Maracajá, Timbaúba, Boa Sorte, fazendo limite com o Município de Quixeramobim.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade do Agreste os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Capela de Nossa Senhora da Glória;
  2. Escola de Ensino Fundamental Agostinha Rodrigues de Melo.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.