Holanda

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Holanda, ou Fazenda Holanda, é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 27 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da placa que identifica o nome da localidade, em 2015.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Ipiranga.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, ainda guarda às suas características iniciais pelo nome de sua forma primitiva de exploração econômica, sendo também chamada por algumas pessoas de “Fazenda Holanda”.
Uma fazenda é uma propriedade rural agrícola, geralmente composta por um imóvel e um terreno destinado à prática da agricultura e da pecuária.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado distante essa localidade já possuía algumas casas de taipa, distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outros nas terras que margeiam pequenos riachos que desaguam no Rio Boa Viagem.
Dessa época, antes da emancipação política do Município de Boa Viagem, se destaca o nome de João Rodrigues de Castro e Silva, que era coronel da Guarda Nacional e segundo alguns de seus descendentes tinha amizade com o Imperador D. Pedro II, a quem regularmente costumava enviar malas de couro cheias de queijo em caravanas de mulas.
Dentro de seu território, ao pé da Serra da Borracha, registramos a existência de pinturas rupestres de valor inestimável para arqueologia, tendo esse sítio recebido o nome de Pedra Encantada.

“A Pedra Encantada é um sítio arqueológico existente no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza. Esse sítio arqueológico está listado com a sigla CE-BV 2 do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também denominado de Arquivo Noronha Santos.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/a-pedra-encantada/. Acesso no dia 11 de dezembro de 2019)

Nos primeiros dias de dezembro de 2019, diante de uma longa estiagem, essa localidade foi atingida por um grande incêndio, algo que destruiu parte da fauna e da flora de sua região.

“Chega ao sexto dia seguido um grande incêndio que já consumiu o bioma natural de 5 comunidades da zona rural de Boa Viagem. As localidades são: Ipiranga, Barra dos Moreiras, Assentamento Holanda, Bela Aliança e Bom Desejo. Equipes do IBAMA, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e PrevFogo somam um total de 35 homens com a ajuda de nativos das regiões citadas para tentar controlar as chamas que se espalharam rapidamente consumindo cerca de três mil hectares. Além das equipes, uma ambulância foi disponibilizada pelo Hospital Municipal para auxiliar moradores nos casos em que haja inalação de fumaça. Até esta quinta feira (12) as chamas continuam, porém com menor intensidade, esse é um dos maiores incêndios já registrados em Boa Viagem, as causas seguem investigadas sob suspeita de crime ambiental.” (SERTNEWS, 2019: Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/1763/incendio-ja-atingiu-5-localidades-e-devastou-3-mil-hectares-na-zona-rural-de-boa-viagem. Acesso no dia 13 de janeiro de 2020)

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Holanda, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre através de rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

A localidade de Holanda tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Barra dos Moreiras, Bela AliançaPassagem Funda e Pombo.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Os moradores da localidade de Holanda possuem muitas necessidades de aplicação de políticas públicas em seu território, tendo apenas os seguintes equipamentos, sendo que um deles possui potencialidade turística:

  1. Escola de Ensino Fundamental Francisco Araújo Filho;
  2. A Pedra Encantada.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. SERTNEWS. Incêndio já atingiu 5 localidades e devastou 3 mil hectares em Boa Viagem. Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/1763/incendio-ja-atingiu-5-localidades-e-devastou-3-mil-hectares-na-zona-rural-de-boa-viagem. Acesso no dia 13 de janeiro de 2020.
  5. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A Pedra Encantada. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/a-pedra-encantada/. Acesso no dia 11 de dezembro de 2019.