Cruz

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Cruz é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 18 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Casarão da Cruz, em 2021.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região sul do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, o seu nome se refere a um instrumento de tortura e execução, formado de dois toros transversais onde se pregavam as vítimas, sendo o instrumento onde o Cristo padeceu a sua morte.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado distante essa localidade já possuía algumas casas de taipa distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão e outras em terras irrigadas pelo Riacho dos Tanques e outros pequenos riachos.

Imagem da localidade de Cruz, em 2020.

Desse período a principal moradia é um casarão de alvenaria pertencente ao Major Pereira que, em acordo com o testemunho oral de alguns moradores dessa região, nos últimos anos do século XIX, por conta da visita de Antônio Vicente Mendes Maciel, um peregrino que ficou conhecido como “Antônio Conselheiro”, que celebrou algumas atividades e fincou um cruzeiro nas proximidades dessa casa, motivou a nomenclatura dessa localidade.

“Antônio Vicente Mendes Maciel (Nova Vila de Campo Maior, 13 de março de 1830 — Canudos, 22 de setembro de 1897), mais conhecido na História do Brasil como Antônio Conselheiro, que se autodenominava “o peregrino”, foi um líder religioso brasileiro. Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1896.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Conselheiro. Acesso no dia 17 de agosto de 2021)

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Cruz, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual CE-168, seguindo depois por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa de sua região.

A Cruz tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Areia dos Lessas, Luzia e Mata Fria.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Cruz os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Capela da Santa Cruz;
  2. O Posto da Saúde.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. WIKIPÉDIA. Antônio Conselheiro. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Conselheiro. Acesso no dia 17 de agosto de 2021.