Dois Riachos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

Os Dois Riachos é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 9 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a denominação dessa localidade indica a existência de dois pequenos riachos que correm por sua região.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão e outras nas terras que margeiam os braços do Riacho do Cosme.
Nos últimos anos da década de 1920, segundo relatos de Antenor Gomes de Barros Leal, essa localidade foi atacada pelo bando de Zé Mourão, um famoso criminoso que assustou essa região.

“Seu nome causa frêmito de terror. Pouco tempo antes de assassinar o vaqueiro, estivera envolvido em cerrado tiroteio no ‘Juazeiro do Quintino’ e nos ‘Dois Riachos’, duas fazendas próximas a Boa Viagem. Sendo a última de Vicente Trajano. Zé Mourão e seus asseclas, acobertados pela escuridão da noite, com cartucheiras cheias e punhais na cintura, caminharam através da mata e aproximaram-se em silêncio do local a ser assaltado. Os cães, fiéis amigos, deram alarme num latido assombroso, triste e nervoso, o que levou as armas os moradores da fazenda que, corajosamente e sem trégua, sustentaram o pipocar de armas por muitos minutos. Os audazes atacantes puseram-se em fuga, pela segunda vez, pois também haviam sido banidos da primeira fazenda que visitaram. Essa foi a última investida do bandido nos sertões de Boa Viagem.” (BARROS LEAL, 1996: p. 30)

Na política local destacou-se o nome de três pessoas dessa localidade, sendo eles: Vicente de Paula Cavalcante de Albuquerque, Henrique Cavalcante de Albuquerque e Manuel Henrique de Albuquerque, que exerceram diversos mandatos eletivos na Câmara Municipal de Vereadores e na Intendência Municipal.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Dois Riachos, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual CE-168.

Imagem do mapa de sua região.

Os Dois Riachos tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Bom Socorro, Dinamarca, Gurupá e Palmira.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BARROS LEAL, Antenor Gomes. Recordações de um Boticário. 2ª edição. Fortaleza: Henriqueta Galeno, 1996.
  2. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  3. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.