Trapiá

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Trapiá, também chamado de Trapiá dos Lobos, é um pequeno povoado existente na zona rural do Município de Boa Viagem, que está distante 17 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da localidade, em 2019.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região oeste do Município, dentro dos limites do Distrito de Ipiranga.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, indica o nome próprio de uma árvore existente em abundância em nossa região.
A palavra Trapiá é de origem indígena, possuindo dois significados, o primeiro deles, sendo derivada do vocábulo “TARAPYÁ”, que significa “os testículos”, possivelmente fazendo referência ao formato dos frutos da árvore que tem o seu nome; já o segundo, pode significar “fruto de papagaio”, podendo também estar ligada ao nome popular do fruto silvestre da árvore Gallesia Scorodendron, uma planta da família das Caparidáceas existente em abundância nessa região, que costuma atrair muitas aves.

Imagem da árvore que dá nome para localidade.

Nos primeiros anos da década de 1980, por conta dos trabalhos executados pela EMATERCE, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, a localidade de Trapiá passou por algumas divisões em seu território, surgindo outras nomenclaturas utilizando principalmente o nome de possessões familiares ou seus derivados, sendo eles: Trapiá, Trapiá dos Lobos e Trapiazeiro.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado distante, já no século XVIII, quando começou a ser povoada, essa região era conhecida pelo topônimo de Fazenda Almas, pois estava dentro do perímetro dessa propriedade.
Mais tarde, quando começou a ocorrer a partilha dos herdeiros dessa fazenda, de forma gradativa, os seus novos proprietários foram construindo as suas casas, admitindo também que em suas proximidades os moradores edificassem as suas residências.
Nos últimos anos da década de 1960, diante do fato dessa localidade ser cortada por uma movimentada estrada, houve o despertamento comercial do Agropecuarista Francisco Lobo Cavalcante em investir na abertura de uma pequena mercearia, que se tornou referência e ponto de encontro dos viajantes que iam ou vinham da cidade.

Imagem dessa localidade, em 2019.

Antes disso, para diferir do antigo endereço, os seus proprietários batizaram essa localidade com o nome de uma árvore nativa da região, que depois, já no fim da década de 1970, recebeu um novo fracionamento por conta dos principais núcleos familiares, sendo eles os Lobo e os Martins.
Essa localidade, onde os seus moradores vivem da agricultura e da pecuária, recebeu a instalação de energia elétrica por volta de 1989.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Trapiá é feito por via terrestre através de várias rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem números para facilitar a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O povoado de Trapiá tem em sua vizinhança as seguintes localidades: AlmasTrapiá dos Martins, Trapiazeiro e Vista Alegre.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

No povoado de Trapiá os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante;
  2. A Praça do Trapiá;
  3. O Posto da Saúde.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.