AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Rio Cabeça de Boi é um curso natural de água doce que corta parte do território do Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará.
Nesse percurso esse rio corta a Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, ficando a sua ponte, a existente na rodovia federal, distante aproximadamente 18 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem.
A SUA NASCENTE E O SEU PERCURSO:
Esse rio possui aproximadamente 12 quilômetros de extensão e todas as suas nascentes estão dentro do território do Município de Boa Viagem, correndo em direção do lado direito do Rio Barrigas, um dos importantes tributários do Rio Quixeramobim.
Quanto a sua temporalidade esse rio é classificado como intermitente e em sua extensão, desde a nascente até a sua foz, possui excelentes terras para o cultivo e a criação de animais.
Sobre a cor de suas águas, no período das enchentes, que costumam acontecer entre março e maio, as suas águas ficam escuras por conta dos sedimentos que costumam ser arrastados das partes mais altas de sua nascente.
Depois disso as suas águas ficam bem claras e costumam ficar em maior volume nos poços que são feitos naturalmente, onde fica fácil de encontrarmos várias espécies de aves, serpentes, peixes, batráquios e quelônios.
A ORIGEM DO SEU TOPÔNIMO:
O nome desse rio faz referência ao local de sua nascente, que é na localidade de Cabeça do Boi, definindo um pouco da primitiva vocação econômica do Município de Boa Viagem, que foi a criação extensiva de gado.
A ADMINISTRAÇÃO DO RIO:
Esse rio, por sua extensão estar completamente dentro do Município de Boa Viagem, é gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Boa Viagem.
LISTA DAS BARRAGENS NO CURSO DO RIO:
No curso desse rio ele possui alguns pequenos açudes, que também são denominados na região de barreiros, sendo alguns deles:
BIBLIOGRAFIA:
- BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
- FRANCO, G.A; CAVALCANTE VIEIRA, M.D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 232.
- GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SOUSA BRASIL, Thomaz Pompeo de. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.
Pingback: OS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: BR-020 | História de Boa Viagem