Riacho dos Fernandes

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Riacho dos Fernandes é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 24 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da casa sede da Fazenda Palmatória, construída em 1844, em Riacho dos Fernandes, na zona rural de Boa Viagem.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Várzea da Ipoeira.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, indica o nome de posse do principal rio que corre nessa localidade, onde em uma época desconhecida foi habitada por pessoas da família Fernandes.

“A família Fernandes tem no Brasil uma grande parte de seus descendentes. Este é um sobrenome bem conhecido por aqui, embora não seja tão popular… O sobrenome Fernandes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada. Este é um sobrenome de origem patronímica, por derivar de um nome próprio, que provavelmente, inicialmente pertencia ao fundador desta família. Ele é derivado do nome Fernando e a sua terminação ‘es’ tem o significado de ‘filho de’. Um dos primeiros Fernandes registrados na história seria Diogo Fernandes, que era o terceiro Conde de Portucale até o ano de 924. Alguns registros indicam que o significado de Fernandes seja pessoa de boa família, honrado e vindo das colinas de Portugal. Este foi um sobrenome bastante conhecido em Portugal e posteriormente passou a se espalhar pela Europa com diversas traduções para outras línguas, como o espanhol.” (Disponível em https://www.origemdosobrenome.com.br/familia-fernandes/. Acesso no dia 31 de julho de 2021)

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

No passado, por volta de 1840, essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão e outras nas terras que margeiam o riacho que dá nome a localidade.

Imagem de uma das casas de farinha existente na região.

Dentre essas fazendas destacamos a Fazenda Palmatória, uma das mais antigas da região, que possui quatro açudes e duas casas de farinha, que recebeu essa denominação por conta de um cacto que existe em abundância nessa região.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Riacho dos Fernandes, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, seguindo depois por rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Riacho dos Fernandes tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Caieiras, Pitombeira, Pocinhos, Riacho da Jurema, Riacho do Saquinho, Taperinha e Poço da Cruz.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

1 pensou em “Riacho dos Fernandes

  1. Pingback: Walkmar Lobo de Sousa | História de Boa Viagem

Deixe um comentário