AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Canindezinho é uma localidade existente no Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 2 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.
A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:
Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura está em sua forma diminutiva e possui diferentes significados, sendo que a primeira está relacionada ao nome da faca pontuda empregada por sertanejos cearenses, já a segunda é o nome indígena que se refere a um tipo de arara.
AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Em um passado bem recente, por volta de 2000, essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, sendo a maioria delas de taipa, que serviam às famílias dos trabalhadores rurais das várias fazendas e do comércio existente na cidade.
Nessa época, embora já estando na zona urbana, o nome Canindezinho não existia, pois o seu território está dentro do perímetro pertencente ao Bairro de Nossa Senhora de Fátima.
Aos poucos, contando com a falta de fiscalização do Governo Municipal, algumas famílias construíram as suas casas invadindo as margens da Rodovia Estadual CE-168 e a propriedade de Eliézio Gomes Facundo, algo que fortaleceu o aspecto de favelização do bairro, que recebeu o mesmo nome de um dos bairros de periferia da cidade de Fortaleza.
Algum tempo depois, diante da necessidade de aplicação de políticas públicas, o Bairro de Nossa Senhora de Fátima foi redimensionado para o surgimento do Bairro Oséas Facundo, a quem essa localidade passou a pertencer.
AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:
O principal acesso para localidade de Canindezinho, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rua Balbina Almeida Vieira, nome urbano da Rodovia Estadual CE-168.
O Canindezinho tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Bairro de Nossa Senhora de Fátima, Bairro Oséas Facundo, Jacaúna e Viração.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: Distrito de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Bairro Oséas Facundo | História de Boa Viagem