AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Santo Antônio, também conhecido como “Santo Antônio dos Dodôs”, é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 26 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região sul do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.
A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:
Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome possui origem na piedade popular, que escolheu como padroeiro o nome desse santo, mais tarde, na década de 1950, recebeu o complemento do apelido de uma das famílias estabelecidas na região, os “Dodôs”.
“Santo Antônio ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo António ou Antônio de Pádua, OFM (Lisboa, 15 de agosto de 1195 — Pádua, 13 de junho de 1231), de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa. Acesso no dia 9 de abril de 2022)
AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
No passado, por volta de 1890, essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão e outros em terras irrigadas pelo Rio Santo Antônio.
Nessa época essa localidade pertencia ao Vereador Casimiro da Silva Nogueira, onde construiu uma grande casa, que passou a ser uma das referências desse lugar.
“Casarão, no Santo Antônio, construído de tijolo, na segunda metade do século XIX. Foi propriedade e residência, durante muitos anos, do casal Quintiliano Vieira Lima e Felisbela Vieira de Freitas, avós paternos de José Vieira Filho – o Mazinho.” (NASCIMENTO, 2002: p. 41)
Mais tarde, como mencionado na nota acima, essa propriedade passou ao patrimônio de um importante agropecuarista e liderança política dessa região, Theóphfilo da Costa Oliveira – o Teófilo Amaro, que vendeu a Quintiliano Vieira Lima, pai de um de seus genros, José Vieira de Lima.
“Quintiliano Vieira Lima chegou ao Município de Boa Viagem, com toda a sua família, no dia 24 de dezembro de 1925, e no dia seguinte, após a missa, partiram para a sua nova propriedade.” (SILVA JÚNIOR, 2015: p. 177)
Depois do falecimento de seu último proprietário, ocorrida no fim da década de 1960, essas terras foram divididas em forma de herança aos seus filhos, que venderam a outros pequenos agropecuaristas.
AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:
O acesso para o Santo Antônio, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020.
O Santo Antônio tem em sua vizinhança as seguintes localidades:
OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:
No Santo Antônio os seus habitantes possuem um equipamento para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo ele:
- A Escola de Ensino Fundamental.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.
- WIKIPÉDIA. Santo Antônio. Disponível em Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa. Acesso no dia 9 de abril de 2022.
Pingback: Quintiliano Vieira Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Felisbela Vieira de Freitas | História de Boa Viagem
Pingback: Casimiro da Silva Nogueira | História de Boa Viagem
Pingback: Cristina Vieira Lima | História de Boa Viagem