Santo Antônio

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Santo Amaro é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 26 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região sul do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular, que escolheu como padroeiro o nome desse santo, que tem a sua origem lendária.

“Santo Amaro é um santo cristão de origem lendária, habitante da terra de “Alia”, cuja vida lendária era de conhecimento generalizado na Península Ibérica do final da Idade Média e do Século de Ouro… Segundo a lenda, a sua vida, tal como o seu nome, estaria cheia de amargura, tal como seria de esperar para todo aquele que segue o estreito caminho do Senhor, na doutrina cristã. Rico e de boa família, o santo dedicava-se a cuidar dos pobres, das viúvas e sobretudo dos peregrinos que passavam pela sua terra de Alia…” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Amaro. Acesso no dia 30 de maio de 2021)

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

No passado, por volta de 1890, essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão e outros em terras irrigadas pelo Riacho do Ipu.
Essa localidade foi propriedade do Vereador Manoel Benício Bezerra de Menezes, que lhe adquiriu por compra do Capitão Paulino de Oliveira Guimarães.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para o Santo Amaro, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, seguindo depois por rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Santo Amaro tem em sua vizinhança as seguintes localidades:

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

No Santo Amaro os seus habitantes possuem um equipamento para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo ele:

  1. A Escola de Ensino Fundamental Manoel Nascimento de Lima.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. WIKIPÉDIA. Santo Amaro. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Amaro. Acesso no dia 30 de maio de 2021.

3 pensou em “Santo Antônio

  1. Pingback: Quintiliano Vieira Lima | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Felisbela Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Casimiro da Silva Nogueira | História de Boa Viagem

Deixe um comentário