Santa Terezinha

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Santa Terezinha é um pequeno povoado existente na zona rural do Município de Boa Viagem, que está distante pouco mais de 53 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

A localidade de Santa Terezinha, em 2015.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região norte do Município, dentro dos limites do território do Distrito de Ibuaçu.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, essa nomenclatura está relacionada ao nome da padroeira dos primeiros habitantes dessa localidade, que curiosamente, algum tempo depois, resolveram construir uma capela consagrada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para o povoado de Santa Terezinha é feito por via terrestre através de  várias rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem um número para facilitar a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O povoado de Santa Terezinha tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Belém dos Biés, Cachoeirinha, Ingá, Mulungu, Sapoti, Salamantra e Varzante.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

No povoado de Santa Terezinha os seus habitantes possuem vários equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Capela de Nossa Senhora Auxiliadora;
  2. A Escola de Ensino Fundamental Antônio Facundo Carneiro;
  3. A Praça de Santa Terezinha.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.