Santa Maria

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Santa Maria, ou Fazenda Santa Maria, é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 24 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região norte do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boqueirão.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem na piedade popular que escolheu como padroeira o nome desse santa.

“Maria, também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Virgem Maria, de Santíssima Virgem e de Nossa Senhora, foi uma mulher israelita nascida em Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina. Jesus é visto como o messias — o Cristo — em ambas as tradições, dando origem ao nome comum de Jesus Cristo. Maria teria vivido na Galileia no final do século I a.C. e início do século I d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo.” (WIKIPEDIA. Maria, mãe de Jesus. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_(m%C3%A3e_de_Jesus). Acesso no dia 21 de abril de 2020)

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras em terras irrigadas pelos afluentes do Riacho Seco, que nasce no Serrote da Olaria.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Santa Maria, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020.

Imagem do mapa de sua região.

A Santa Maria tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Carnaubinha, Santa MartaPoldrinha.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. WIKIPEDIA. Maria, mãe de Jesus. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_(m%C3%A3e_de_Jesus). Acesso no dia 21 de abril de 2020.

Deixe uma resposta