AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Mata Fria é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 20 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região sul do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.
A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:
Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem na junção de dois nomes onde o seu primeiro termo se refere a uma área coberta de plantas silvestres de portes diversos, sendo acrescido pela temperatura.
AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Em um passado bem recente essa localidade possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outros em terras que margeiam o Riacho Canguçu.
Por volta de 1900 os moradores dessa localidade construíram um cemitério, que recebeu a construção de sua muralha por volta de 1963, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho.
“No passado os moradores dessa região do Município de Boa Viagem enfrentavam sérios problemas para sepultar os corpos de seus familiares, necessitando andar muitos quilômetros até à cidade de Boa Viagem, onde utilizavam o Cemitério Parque da Saudade… Em outra entrevista, que foi concedida pelo Dr. Agileu Lemos de Sousa, que possui raízes no local, esse cemitério surgiu por conta do sepultamento ao pé de um juazeiro de um cassaco que andava em busca de trabalho. Esse trabalhador, que não sabemos a sua identidade, por conta de uma seca ocorrida entre o final do século XIX e início do XX andava em busca de serviço, quando repentinamente veio a óbito, não restando alternativa aos seus companheiros senão sepultá-lo naquele local.” (SILVA JÚNIOR, 2020: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/cemiterio-de-sao-miguel/. Disponível em 6 de setembro de 2024)
Pouco tempo depois, por volta de 1968, considerando o grande número de crianças em idade escolar, essa localidade recebeu a construção de uma unidade de ensino, que recebeu o nome de um importante agropecuarista da região, o Sr. Alfredo Jucá.
Em 1993, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto – o Dr. Sérgio, os moradores dessa localidade foram beneficiados com a construção de uma capela ecumênica na parte frontal desse cemitério, que contou com o apoio do Vereador João Inácio de Sousa.
AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:
O acesso para localidade de Mata Fria, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual CE-168, seguindo depois por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.
A Mata Fria tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Boa Fortuna, Cruz, Luzia e Piedade.
OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:
Na localidade de Mata Fria os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Cemitério de São Miguel. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/cemiterio-de-sao-miguel/. Disponível em 6 de setembro de 2024.
Pingback: Escola de Ensino Fundamental Alfredo Jucá | História de Boa Viagem
Pingback: Polo Dez | História de Boa Viagem
Pingback: Escola de Ensino Fundamental José Raimundo do Nascimento | História de Boa Viagem
Pingback: Hélio de Melo Cavalcante | História de Boa Viagem
Pingback: Escola de Ensino Fundamental Antônio Botelho Filho | História de Boa Viagem
Pingback: Alfredo Inácio de Sousa | História de Boa Viagem
Pingback: João Inácio de Sousa | História de Boa Viagem
Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Boa Fortuna | História de Boa Viagem
Pingback: Capela de São Miguel | História de Boa Viagem
Pingback: Cemitério de São Miguel | História de Boa Viagem
Pingback: Manoel Américo Bezerra de Menezes | História de Boa Viagem
Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem