Barbatão (Boa Viagem)

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Barbatão é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 22 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da residência de Edoque Mendes Verçosa, em 2021.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura se refere ao boi criado solto no mato, sem o convívio regular com o ser humano, tornando-se bravio, daí o surgimento da “pega do boi no mato” e posteriormente o esporte denominado de vaquejada.

Imagem da pega de um boi no mato.

No Município de Boa Viagem existe outra localidade com este mesmo nome, tendo um Barbatão no perímetro do Distrito de Domingos da Costa.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outros em terras que margeiam pequenos riachos sem uma denominação definida e são afluentes do Rio Juazeiro.

Imagem de um dos fornos existentes na localidade, em 2021.

Nessa propriedade, especialmente a que pertenceu ao Sr. Edoque Mendes Verçosa, existe dois pequenos açudes e alguns fornos para fabricação de carvão com fins comerciais.

“O carvão vegetal é um material obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após este processo a madeira resulta numa substância negra. No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais, como as siderúrgicas. O carvão também é usado na medicina, neste caso chamado de carvão ativado oriundo de determinadas madeiras de aspecto mole e não resinosas.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Carv%C3%A3o_vegetal. Acesso no dia 3 de abril de 2021)

No presente os moradores dessa localidade já dispõem de energia elétrica e do serviço de internet via rádio.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Barbatão, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da CE-266, a Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, seguindo depois por rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Barbatão tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Boa Hora, Cachoeira dos Fragoso, Olho d’Água, Santa Úrsula, Serrote e Tigre.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. WIKIPÉDIA. Carvão Vegetal. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Carv%C3%A3o_vegetal. Acesso no dia 3 de abril de 2021.