Lajes dos Sousas

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

As Lajes dos Sousas é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 76 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem das Lajes dos Sousas, em 2021, por Rodeni Lameu dos Santos.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Massapê dos Paés.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura se dá por conta da existência de um grande conjunto de lajedos entre o Riacho Santa Maria e o Riacho Massapê Preto, onde em suas proximidades se instalou pessoas da família Sousa.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade, que está ao pé da Serra de Santo Antônio, já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras nos pequenos riachos existentes em sua região.
Nessa localidade, em nossos dias, costuma ocorrer uma festa religiosa que geralmente reúne pessoas das localidades vizinhas:

“A festa da padroeira de Lajes dos Sousas acontece anualmente dos dias 3 a 12 de outubro, tempo em que homenageiam Nossa Senhora Aparecida, padroeira local. Durante os dez dias de festa na comunidade, realizam-se missas, leilões, bingos, serestas, novenas e barracas com comidas típicas. Há um grande número de pessoas que prestigiam essa manifestação. Além de envolver a comunidade local, é realizada, também, em Santo Antônio dos Sandres, Lagoa dos Filós, Ibuaçu e Vertentes, comunidades que já tiveram a assistência do dirigente e animador, Damásio Sousa da Silva. A festa em Lajes dos Sousas teve início em 2000, ano em que foi construída a igreja. Começou por iniciativa própria e atitude cristã de seu dirigente, que durante 17 anos cuidou das igrejas da localidade de Massapê dos Paés, Ibuaçu, Vertentes, Lagoa dos Filós e Santo Antônio dos Sandres.” (FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D., 2007: p. 51 – 52)

Dessa região destacou-se o nome de Antônio Lopes de Mesquita Galvão, um agropecuarista que entre 1912 a 1914 assumiu a intendência do Município de Boa Viagem.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Lajes dos Sousas, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, a CE-266, seguindo depois por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

As Lajes dos Sousas tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Alto Grande, Belém dos Biés, Massapê dos Paés, Pedra Branca e Passagem Funda, estando no limite do Município de Santa Quitéria.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Lajes dos Sousas os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Capela de Nossa Senhora Aparecida;
  2. A Escola de Ensino Fundamental José Ferreira de Sousa;
  3. A Praça de Lajes dos Sousas.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.