AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Serrote Alto, também chamado de Serrote do Bicudo ou dos Garcias, é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 23 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região Norte do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boqueirão.
A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:
Designação toponímica classificada como complexa, indica a existência de uma formação rochosa com destacada altura que dá referência de localização aos moradores dessa região.
AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Em um passado recente, nas proximidades dessa formação rochosa, algumas habitações passaram a ser edificadas nesse local para abrigar as famílias dos agricultores que lavravam as suas terras e campeavam pequenos animais.
AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:
O acesso para localidade de Serrote Alto, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, dando acesso para uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.
O Serrote Alto tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Algodão, Areia dos Albertos, Poldrinha, Lajes dos Facundos e Serrote da Olaria.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: O Serrote da Onça | História de Boa Viagem
Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Algodão (Várzea da Ipoeira) | História de Boa Viagem
Pingback: A Pedra do Lajedo | História de Boa Viagem
Pingback: Areia dos Albertos | História de Boa Viagem
Pingback: Areias | História de Boa Viagem
Pingback: Lajes dos Rogérios | História de Boa Viagem