O ESPORTE NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O esporte, seja ele profissional ou amador, é toda a forma de prática de atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física ou mental do ser humano, bem como proporcionar diversão aos seus praticantes.

Imagem do Clube de Regatas Brasil, em 1960.

Imagem do Clube de Regatas Brasil, em 1960.

No Município de Boa Viagem, embora ainda não exista um estudo com base científica sobre o assunto, são praticadas várias modalidades esportivas, femininas e masculinas, dentre elas destacamos: voleibol, capoeira, atletismo, sendo a principal delas o futebol, que tem vários campos e quadras espalhadas pela sua zona rural, costumando reunir centenas de atletas amadores aos finais de semana.

O ESPAÇO DE REFERÊNCIA PARA O FUTEBOL DE CAMPO:

Como falamos anteriormente existe uma grande quantidade de campos espalhados pelo Município, tendo tamanhos e características diferentes, muitos deles sendo até desconhecidos pelo Governo Municipal, que mesmo tendo uma secretaria criada especificamente para gerenciar esse importante setor ainda deixa muito a desejar por conta da falta de profissionalismo de alguns de seus gestores.
O esporte ´e de grande importância para o Município, pois contribui de forma indireta para o setor da educação, da cultura e até para saúde do povo.
O principal espaço de referência para o futebol de campo no Município de Boa Viagem é classificado como público, sendo o local de mando dos jogos do Boa Viagem Esporte Clube no Campeonato Cearense de Futebol, sendo denominado de:

  1. O Estádio Municipal Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto.

A explosão para o início do desenvolvimento do setor do esporte no Município de Boa Viagem ocorreu no início do século XXI, dentro do período da primeira gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, recebendo significativa influência do Radialista Francisco Eriado Rodrigues Costa, quando as competições esportivas dessa modalidade começaram a ser organizadas, ganhando força e com o passar dos anos as feições de um semi-profissionalismo.

Imagem da final do Copão, em 2016.

A partir dessa gestão o futebol amador recebeu várias melhorias, dentre elas destacamos: os campos de futebol passaram a ter traves de ferro, depois de serem beneficiados com a terraplanagem; os clubes de futebol receberam bolas, uniformes e outros equipamentos; o Governo Municipal promoveu diversos cursos de arbitragem, além de organizar e custear grande parte das despesas de manutenção dessas competições, sendo as principais delas a 1ª Divisão, a 2ª Divisão e o Copão, equivalente a uma 3ª Divisão, havendo a acensão e o descenso das equipes melhores e piores colocadas entre as competições, em ambos os quadros.
Essas competições chegam a movimentar diretamente 48 equipes, da zona urbana e rural do Município, tendo em média a participação de mais de 2.500 pessoas, entre atletas, árbitros e comissões técnicas, sendo um importante lastro político para aquele que quer entrar ou se manter na vida pública.

O FUTEBOL SOCIETY:

Durante muitos anos o local apropriado para prática dessa modalidade esportiva na cidade de Boa Viagem foi nas dependências da AABB, a Associação Atlética Banco do Brasil, que ocasionalmente promovia torneios aos finais de semana, possuindo um gramado natural que nem sempre tinha resistência ao uso e ao clima.

Imagem de um torneio ocorrido no campo da AABB, em 1996.

Algum tempo depois, por conta do número de praticantes e da praticidade de sua manutenção, alguns empresários resolveram investir nesse nicho de mercado, que movimenta muitos atletas.
O futebol society, também escrito como futebol soçaite, futebol 7, ou simplesmente fut7, é um esporte coletivo jogado entre dois times de sete jogadores cada um e dois árbitros que se ocupam da correta aplicação das regras. Esse esporte é jogado em uma quadra retangular com grama sintética, com uma baliza, também chamada de trave, em cada lado da quadra.
Mesmo surgindo com um investimento do capital privado essa modalidade já consegue movimentar muitos atletas, carecendo inclusive de um calendário e de apoio do setor público.
Na cidade de Boa Viagem já exitem duas arenas perfeitamente preparadas para prática dessa modalidade, sendo elas:

  1. A Arena Ball do Barroso;
  2. A Arena Ball Society.

Nos últimos meses de 2017, na gestão do Governador Camilo Sobreira de Santana, estando a frente de outros governantes do país, o Governo do Estado do Ceará liberou a construção de diversos espaços desse tipo, tendo o Município de Boa Viagem sido contemplado com uma “areninha”:

“O Governador Camilo Santana fez o anúncio de uma “areninha” para Boa Viagem através de sua live oficial no Facebook, nesta terça-feira, dia 28. O Governado afirmou que aguarda apenas um posicionamento da prefeita do Município para que as obras tenham início.” (Disponível em http://www.sertnews.com.br/governador-anuncia-areninha-para-boa-viagem-page=270. Acesso no dia 30 de novembro de 2017)

Mesmo recebendo esse presente, que vem a um custo muito baixo para o cofre do Município, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, o Governo Municipal vem colocando muita dificuldade para sua implantação, algo que foi amplamente divulgado nas redes sociais e que tem gerado muito descontentamento da população, principalmente entre os atletas, que percebem nessa atitude uma manobra ardilosa para conseguir votos ao fim de seu mandato.

OS DEMAIS ESPORTES DE QUADRA:

Em nossos dias grande parte dos esportes precisam de um local adequado para ser praticado, algo que nem sempre o Governo Municipal tem condições de fazer ou manter.

Imagem da equipe do SUMOV e do Boa Viagem Esporte Clube, que se enfrentaram no jogo que marcou a inauguração do Centro de Esportes José Assef Fares, principal equipamento esportivo das modalidades de quadra no Município de Boa Viagem, em 2013.

Diante desse fato, semelhantemente ao que ocorre com o futebol de campo, que tem o seu principal equipamento esportivo construído na cidade, que é o local onde existe a maior concentração de pessoas no Município, é a cidade que abriga a maior quantidade de quadras esportivas, sendo algumas delas particulares ou de outra esfera de governo.

AS QUADRAS ESPORTIVAS URBANAS:

O Município de Boa Viagem é um dos maiores de sua unidade federativa, que é o Estado do Ceará, sendo muito difícil ao Governo Municipal dividir de forma justa os seus equipamentos, que estão distribuídos da seguinte forma:

⇒ Na cidade:

A cidade de Boa Viagem possui uma média de 25 mil habitantes e em um passado recente não detinha essa quantidade de equipamentos esportivos, estando a maioria delas em suas escolas.

  • AS QUADRAS COBERTAS:
  1. Quadra Poliesportiva David Vieira da Silva – Bairro Tibiquari;
  2. Quadra Poliesportiva Eliel Rafael da Silva – Bairro José Rosa;
  3. Quadra Poliesportiva Francisco Alves Feitosa – Bairro de N. Srª de Fátima;
  4. A Quadra Poliesportiva da EEF Delfina Vieira da Silva – Bairro Vila Holanda;
  5. A Quadra Poliesportiva da EEF Patrícia Facundo Campos – Bairro Alto da Queiroz;
  6. A Quadra Poliesportiva da EEF Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros – Bairro de N. Srª de Fátima;
  7. Quadra Poliesportiva da EEF Samuel Alves da Silva – Bairro Várzea do Canto;
  8. A Quadra Poliesportiva da EEEP Venceslau Vieira Batista – Bairro Alto da Queiroz;
  9. A Quadra Poliesportiva do Bairro Pe. Paulo – Bairro Pe. Paulo;
  10. A Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento – Bairro Recreio;
  11. O Centro de Esportes José Assef Fares – Bairro Vila Holanda;
  12. O Centro de Esportes e Multiuso Dr. Sérgio Amaro Sátiro Fernandes – Bairro Pe. Paulo.
  • AS QUADRAS NÃO COBERTAS:
  1. A Quadra Poliesportiva da Associação Atlética Banco do Brasil – Bairro Floresta;
  2. A Quadra Poliesportiva da EEM Dom Terceiro – Bairro Centro;
  3. A Quadra Poliesportiva da Praça Mais Infância – Bairro Recreio;
  4. A Quadra Poliesportiva do CRAS Deputado José Vieira Filho – Bairro Centro;
  5. A Quadra Poliesportiva do Ginásio Valdemar Alcântara – Bairro Centro;
  6. Ginásio Poliesportivo Dirceu José dos Santos – Bairro Boaviaginha.

⇒ Nas vilas:

Em nossos dias o Município de Boa Viagem possui 12 vilas, onde moram aproximadamente 10 mil pessoas, que já possuem uma praça esportiva desse tipo, estando também na maioria delas em suas escolas.

  • AS QUADRAS COBERTAS:
  1. Quadra Poliesportiva Antônio Argeu Nunes Vieira Filho – Ipiranga;
  2. Quadra Poliesportiva Manoel Aristeu do Nascimento – Olho d’Água do Bezerril;
  3. A Quadra Poliesportiva da EEF Adília Maria de Lima – Guia;
  4. A Quadra Poliesportiva da EEF Antônio Nunes Cavalcante – Várzea da Ipoeira;
  5. A Quadra Poliesportiva da EEF David Vieira Carneiro – Domingos da Costa;
  6. A Quadra Poliesportiva da EEF Francisco Felix Marinho – Jacampari;
  7. A Quadra Poliesportiva da EEF Maria Auzerina Chaves – Ibuaçu;
  8. A Quadra Poliesportiva da EEF Manoel Rodrigues Paé – Massapê dos Paés;
  9. A Quadra Poliesportiva da EEF Pe. Vital Elias Filho – Boqueirão;
  10. A Quadra Poliesportiva da EEF Walkmar Brasil Santos – Olho d’Água dos Facundos.
  • AS QUADRAS NÃO COBERTAS:
  1. O Ginásio Poliesportivo de Águas Belas – Águas Belas.

AS QUADRAS ESPORTIVAS RURAIS:

O Município de Boa Viagem possui diversos povoados, alguns deles com forte potencialidade para no futuro se transformarem em vilas, que em um passado recente jamais imaginariam possuir um equipamento desse tipo, estando a maioria deles em suas unidades de ensino, que foram distribuídos da seguinte forma:

  • AS QUADRAS COBERTAS:
  1. A Quadra Poliesportiva da EEF Joaquim Vieira Lima – São Pedro;
  2. A Quadra Poliesportiva da EEF José Lino de Sousa – Ipu;
  3. Quadra Poliesportiva da EEF José Ricarte de Albuquerque – Varzantinha;
  4. A Quadra Poliesportiva da EEF Raimundo Alves Batista – Boa Ventura;
  5. Quadra Poliesportiva João Vieira de Sousa – Inharé;
  6. Centro de Esportes e Multiuso de Trapiá dos Lobos – Trapiá dos Lobos.
  • AS QUADRAS NÃO COBERTAS:
  1. A Quadra Poliesportiva de Varzantinha – Varzantinha.
  2. A Quadra Poliesportiva de Várzea da Tapera – Várzea da Tapera.

AS ARTES MARCIAIS:

As artes marciais são o conjunto de práticas físicas e mentais, muitas delas derivadas de técnicas de guerra, que estão divididas em diferentes graus e possuem o objetivo do desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se atacando.
Ao longo da existência da cidade de Boa Viagem podemos registar a prática das seguintes modalidades:

A CAPOEIRA:

O CARATÊ:

O JUDO:

O ATLETISMO:

O atletismo é um conjunto de esportes constituído por varias modalidades: corrida, marcha, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

“No próximo dia 17 de novembro Boa Viagem terá pelas ruas da cidade dezenas de corredores que participarão da 1ª Corrida BV SPORTS. O evento esportivo é promovido pelo empresário e desportistas Irlando Gadelha, em parceria com diversos apoiadores. As inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 12 de novembro com um valor de R$ 50,00. Após a inscrição, o atleta recebe um Kit completo com camisa, seguro atleta, água, e utensílios para corrida, como alimentação e brindes de patrocinadores. A Premiação geral de 5 km prevê R$ 500,00 + prêmios para o primeiro colocado, R$ 300,00 + prêmios para o segundo colocado e R$ 250,00 para o terceiro colocado. Tanto para o feminino quanto para o masculino. O percurso da caminhada é de 2 km e da corrida é de 5 km, no trajeto, equipes médicas estarão dando suporte aos atletas. O evento ocorrerá no período noturno à partir das 18h com largada em frente a loja BV Sports, que fica localizada no Centro da cidade, em frente a Praça Antônio de Queiroz Marinho.” (Disponível em http://www.sertnews.com.br/noticia/542/1-corrida-bv-sports-tem-inscries-prorrogadas-at-o-dia-12?fbclid=IwAR2QLhDPRYHAptKquNhDCvUdPWrn3pws0nQKga-W. Acesso no dia 6 de dezembro de 2018)

Deixe uma resposta