Wicar Parente de Paula Pessoa

Wicar Parente de Paula Pessoa nasceu no dia 6 de maio de 1879 no Município de Sobral, distante 240 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Joaquim Miranda de Paula Pessoa e de Vitalina Gomes Parente de Paula Pessoa.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco de Paula Pessoa Filho e Prudenciana Joaquina de Miranda, já os maternos eram José Cândido Gomes Parente e Cesarina Gomes.
No dia 3 de abril de abril de 1923, na cidade de Sobral, contraiu matrimônio com Zilda Barbosa de Almeida Castro, nascida em 1902, sendo filha de Vicente Alves de Almeida e Castro e de Ana Barbosa de Almeida e Castro.
Desse matrimônio foram gerados quatro filhos, três homens e uma mulher, sendo eles: Euclides Wicar de Castro Parente Paula Pessoa, José Cândido Castro Parente Pessoa, Vicente de Castro Parente Pessoa e Eunice Zilda de Castro Parente Pessoa.
Durante muitos anos foi um grande proprietário rural no Município de Boa Viagem, possuindo terras na localidade do Agreste, se estendendo também para o Município de Quixeramobim.
Faleceu em sua cidade natal no dia 6 de julho de 1983, aos cento e quatro anos de idade.

BIBLIOGRAFIA:

  1. ALMEIDA, Assis; PONTES, Fernando. Enciclopédia da Política Cearense. 1947-1998. Fortaleza: Premius, 1999.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.