Wicar Parente de Paula Pessoa

Wicar Parente de Paula Pessoa nasceu no dia 6 de maio de 1879 no Município de Sobral, distante 240 quilômetros da cidade de Fortaleza, a capital do Estado do Ceará, sendo filho de Joaquim Miranda de Paula Pessoa e de Vitalina Gomes Parente de Paula Pessoa.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco de Paula Pessoa Filho e Prudenciana Joaquina de Miranda, já os maternos eram José Cândido Gomes Parente e Cesarina Gomes.
No dia 3 de abril de abril de 1923, na cidade de Sobral, contraiu matrimônio com Zilda Barbosa de Almeida Castro, nascida em 1902, sendo filha de Vicente Alves de Almeida e Castro e de Ana Barbosa de Almeida e Castro.
Desse matrimônio foram gerados quatro filhos, três homens e uma mulher, sendo eles: Euclides Wicar de Castro Parente Paula Pessoa, José Cândido Castro Parente Pessoa, Vicente de Castro Parente Pessoa e Eunice Zilda de Castro Parente Pessoa.
No dia 16 de março de 1931, depois de algum tempo de estudos, foi diplomado pela Faculdade de Direito do Ceará.

“Também Engenheiro Militar, foi professor do antigo Colégio Militar do Ceará e da Escola de Intendência do Exército, no Rio de Janeiro.” (GIRÃO, 1960: p. 252)

Durante muitos anos foi um grande proprietário rural no Município de Boa Viagem, possuindo terras na localidade do Agreste, se estendendo também para o Município de Quixeramobim.
Faleceu em sua cidade natal no dia 6 de julho de 1983, aos cento e quatro anos de idade.

BIBLIOGRAFIA:

  1. ALMEIDA, Assis & PONTES, Fernando. Enciclopédia da Política Cearense. 1947-1998. Fortaleza: Premius, 1999.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. GIRÃO, Raimundo. História da Faculdade de Direito do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1960.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.