O CINEMA EM BOA VIAGEM

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O cinema, que também é chamado de a “Sétima Arte”, é a técnica ou a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam a impressão de movimento, assim como a indústria que produz estas imagens.

Imagem dos bastidores da gravação do documentário Seca Verde no Museu Municipal Cícero Pinto do Nascimento, em 2019.

As obras mais conhecidas de cinema são chamadas de filmes, que são produzidos através da gravação de imagens do mundo com câmeras adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos.
Embora o Município de Boa Viagem esteja distante dos grandes centros de produção desse tipo de indústria as nossas paisagens já serviram ao cinema em quatro obras, sendo um curta metragem, dois documentários e um filme, sendo eles:

O Sacrifício do Jegue é um curta metragem produzido pela Sapiência Filmes que foi gravado em 2006 na vila de Guia, sendo todo o elenco do Município de Boa Viagem, tendo sido premiado com a melhor fotografia no V Festival Latino Americano Curta Canoa, na cidade de Canoa Quebrada.

“Nesse período, com apoio do Governo Municipal, a periferia dessa vila serviu de cenário para gravação de um curta denominado ‘O Sacrifício do Jegue’, dirigido por José Roberto Aureliano Sales, conhecido apenas como ‘Zé Bob’. Essa produção de cinema, um drama de apenas 15 minutos, conta a estória de um menino do interior que decide deixar a sua família em busca de melhores chances de sobrevivência chegou a ser apresentada no V Festival Latino Americano Curta Canoa, em Canoa Quebrada, litoral do Ceará, onde foi premiado por sua fotografia.” (SILVA JÚNIOR, 2019: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/guia/. Acesso no dia 6 de outubro de 2021)

Esse filme é um drama de apenas 15 minutos e foi dirigido por José Roberto Aureliano Sales – o Zé Bob, que possui reconhecida bagagem nessa área.

O documentário Seca Verde, que foi produzido pela Sapiência Filmes em 2021, foi financiado por meio de um edital com recursos da Lei Aldir Blanc e tem como objetivo chamar atenção sobre o paradoxo vivido entre a escassez e o desperdício de água no mundo a partir da realidade vivida pelos moradores do Sertão do Ceará.
Esse filme possui 48 minutos e imagens que inicialmente foram captadas em 2017, contando com o valioso testemunho de diversas moradores da região, tendo sido também dirigido por José Roberto Aureliano Sales.

Esse documentário, que possivelmente terá mais de uma temporada, é uma minissérie produzida e depois exibida pela Netflix em 2022 revelando a verdadeira história de um dos maiores e mais audaciosos assaltos a bancos ocorridos no Brasil, tendo a participação direta de várias pessoas de Boa Viagem.

“Em 2005, ladrões invadiram um cofre de Banco Central em Fortaleza, Brasil, e roubaram uma fortuna – a maioria dos ladrões e o dinheiro continuam foragidos. Estima-se que 25 criminosos estiveram envolvidos no assalto, embora apenas oito tenham sido presos. No entanto, nem todos os detalhes entraram no documentário… Embora, através dele, podemos ter uma grande noção sobre o que realmente aconteceu… um grupo de assaltantes abriu um túnel no cofre do Banco Central, na costa nordeste do Brasil. O grupo, dessa forma, montou um falso negócio de paisagismo como cobertura e passou três meses cavando um túnel de 256 pés com o pretexto de fazer parte do negócio. O túnel passava por baixo do banco e subia direto pelo piso de sua abóbada principal, onde centenas de milhões de reais estavam armazenados. Tendo arrombado o cofre, a equipe criminosa roubou cinco caixas cheias de notas de 50 reais, dessa forma, pesando aproximadamente 3,5 toneladas no total. Além disso, o banco não havia segurado o dinheiro, citando o risco menor para o dinheiro em um prédio tão seguro, tornando os prêmios de seguro difíceis de justificar. Dessa forma, a quadrilha escapou com pouco mais de 160 milhões de reais, avaliados hoje em mais de 27 milhões de libras. Incrivelmente, o assalto ao banco, um dos maiores da história, não foi descoberto até que o banco abriu para os negócios na segunda-feira seguinte. Ou seja, dois dias depois.” (NARCISO, 2022: Disponível em https://mixdeseries.com.br/3-toneladas-a-historia-real-que-a-serie-da-netflix-nao-contou/. Acesso no dia 13 de abril de 2022)

No filme várias imagens foram captadas no Município, sendo algumas delas pela própria Polícia Federal enquanto fazia a investigação. O tema não é novo, já tendo sido produzido outros filmes e documentários sobre o assunto.

  • Salvador do Vale – longa:

O filme Salvador do Vale é uma obra fictícia produzida pela STORYKNIGHT Audiovisual Entertainment Enterprise LTDA, que foi gravada em 2022 em alguns Municípios do Sertão do Estado do Ceará.

Imagem da capa do filme.

Em Boa Viagem foram gravadas algumas cenas em pontos de potencialidade turística, dentre eles destacamos: o Cachoeirão das Almas, o Casarão das Almas, a Praça da Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Capela de Nossa Senhora do Carmo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem e outros.

“Inspirado na obra literária A AURORA SAGRADA DOS ERRANTES, o filme é baseado em eventos reais ocorridos do ano de 1926. O seu protagonista, Salvador do Vale, é um foragido da Sedição de Juazeiro que ficou conhecido como ‘o cangaceiro místico’ e que na saga tenta levar uma vida normal, incógnito e longe da violência no Sertão de Canindé. Na trama, depois de algum tempo buscando paz, soldados inescrupulosos – desertores da Coluna Prestes – começam a atormentar sua humilde família a mando de um padre excomungado. Diante disso, Salvador é forçado a unir forças com o bando de Lampião para fazer justiça. Conforme o Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior, secretario da Cultura, Turismo e Lazer de Boa Viagem, esse filme teve suas imagens captadas em vários Município da região e a sua continuidade em solo boaviagense será realizado através da parceria e da colaboração de diversos artistas da região, contando com o valioso poio da pasta e da Prefeitura de Boa Viagem.” (ALVES, 2022: Disponível em http://revistacentral.com.br/2022/03/secult-abre-inscricoes-para-atrizes-e-atores-atuarem-em-filme-que-sera-gravado-em-boa-viagem/. Acesso no dia 13 de abril de 2022)

Esse filme foi dirigido por Daniel Abreu Diogo de Siqueira, que também atua como protagonista e tem a sua data de lançamento prevista para 2023.

BIBLIOGRAFIA:

  1. ALVES, Eduardo. SECULT abre inscrições para atrizes e atores atuarem em filme que será gravado em Boa Viagem. Disponível em http://revistacentral.com.br/2022/03/secult-abre-inscricoes-para-atrizes-e-atores-atuarem-em-filme-que-sera-gravado-em-boa-viagem/. Acesso no dia 13 de abril de 2022.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NARCISO, Anderson. 3 Toneladas, a história real que a série da netflix não contou. Disponível em https://mixdeseries.com.br/3-toneladas-a-historia-real-que-a-serie-da-netflix-nao-contou/. Acesso no dia 13 de abril de 2022.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  5. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Guia. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/guia/. Acesso no dia 6 de outubro de 2021.

Deixe um comentário