AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Barro Vermelho é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 36 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.
A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:
Designação toponímica classificada como complexa, a denominação dessa localidade está relacionada ao tipo de solo existente nessa região, que deve ser argiloso.
Dentro do território do Município de Boa Viagem existe uma localidade com esse mesmo nome, Barro Vermelho, no Distrito de Ipiranga.
AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Em um passado bem recente essa localidade, que está na Serra da Santa Rita, já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadoras rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão e outras.
AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:
O acesso para localidade do Barro Vermelho, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual CE-168, seguindo depois por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.
O Barro Vermelho tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Amargoso, Oiticica da Serra e São João da Timbaúba, fazendo limite com o Município de Pedra Branca.
BIBLIOGRAFIA:
- BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Barro Vermelho | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Domingos da Costa | História de Boa Viagem
Pingback: Amargoso | História de Boa Viagem