CRÔNICAS E POESIAS

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

Na literatura, especialmente no jornalismo, uma crônica é uma narração curta, geralmente de humor ou crítica, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal, internet ou mesmo na rádio.
Ela possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.

“O exercício de contar histórias possibilita debater importantes aspectos do cotidiano. Contar histórias é também uma forma de ler o mundo, pois as palavras carregam consigo significados que nos possibilitam nos relacionar com o contexto a nossa volta… Dessa forma, contar histórias faz parte do ato de transmitir a cultura a alguém; significa dizer que nós pertencemos a algum lugar e, mais importante ainda, significa dizer que podemos escrever a nossa própria história.” (BRASIL, 2022: p. 3)

Nessa seção de nosso trabalho, que está em constante construção, apresentamos trabalhos, alguns deles inéditos, de pessoas simples e talentosas do Município de Boa Viagem.

Daniel Capistrano da Costa:

Antenor Gomes de Barros Leal:

Ednardo Rodrigues Brasil:

O autor dessas crônicas é professor, e os textos logo abaixo se encontram impressos no livro Nem crônica conto mas, conto assim mesmo, que você pode conhecer acessando a sua bibliografia.

Eliel Rafael da Silva Júnior:

O autor dessas crônicas é professor, historiador e produtor de conteúdo educativo, todavia esses textos nunca foram publicados, você pode conhecer outras obras do referido acessando a sua bibliografia.

Francisco Erialdo Rodrigues Costa:

O autor dessas crônicas é um profissional do rádio, e os textos logo abaixo se encontram impressos no livro Poucas e Boas de Boa Viagem, que você pode conhecer acessando a sua bibliografia.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

  1. BRASIL, Ednardo Rodrigues. Nem crônica nem conto mas, conto assim mesmo. Boa Viagem, CE: Sem Editora, 2022.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão: A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Boa Viagem, CE: PREMIUS, 2015.

Deixe um comentário