Francisco Erialdo Rodrigues Costa

Francisco Erialdo Rodrigues Costa nasceu no dia 26 de fevereiro de 1969 no Município de Pedra Branca, que está localizado no Sertão do Estado do Ceará, distante 261 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Francisco Izídio da Costa com Francisca Rodrigues Costa.
Os seus avós paternos se chamavam Antônio de Melo Costa e Antônia de Sousa Nobre, já os maternos eram Antônio Rodrigues Machado e Maria Rodrigues da Silva.
Ao completar pouco mais de dez meses de idade os seus pais passaram por momentos de forte angústia, quando tragicamente perderam uma filha de apenas dois anos de idade, vítima de uma desastrosa queda de rede, e poucos dias depois os médicos constataram que o pequeno Erialdo sofria de poliomielite:

“Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.” (S.N.T.)

Depois disso, mesmo convivendo com essa grave limitação física, passou parte de sua infância residindo na localidade de Santo Amaro, que está localizada na zona rural do Município, distante 6 quilômetros da cidade de Pedra Branca.
Nos primeiros meses de 1980, aos 11 anos de idade, desejando uma melhor formação acadêmica, passou a morar com os seus avós paternos na cidade de Independência, onde deu continuidade aos seus estudos no Centro Educacional Cenecista Pe. Elício Mota:

“Aos 11 ano de idade foi morar com seus avós paternos em Independência, onde concluiu o Ensino Médio em 1987.” (RODRIGUES COSTA, 2006: p. 49)

Pouco tempo depois, em 1983, estudando com a Profª Antônia Antunes de Melo, destacou-se entre os seus colegas de sala e conseguiu a sua primeira oferta de emprego em uma farmácia veterinária, que era denominada de Independência, e pertencia ao Sr. Antônio Antenor de Melo, esposo de sua professora, onde permaneceu trabalhando durante cinco anos:

“Concluiu contabilidade em 1987, na CNEC, onde também presidiu o Centro Cívico, eleito através de votos dos alunos.” (MARINHO, 2014: p. 99)

Pouco tempo depois, em 1986, declaradamente apaixonado por futebol, de forma acidental e incentivado por alguns de seus amigos, descobriu a sua vocação profissional, o rádio.
Nessa oportunidade, na arquibancada do Estádio Municipal Adonias Carneiro Portela, o Carneirão, acompanhando a torcida do Guarani Esporte Clube, um das agremiações esportivas amadoras mais queridas de Independência, enquanto ouvia os acanhados comentários que eram feitos por um locutor, que transmitia a partida no sistema de auto-falantes do estádio, afirmou que faria aquilo de uma forma bem melhor.
Enquanto falava, um de seus amigos levou a ambiciosa proposta ao locutor da partida, que imediatamente o convidou para ser o comentarista do jogo.
Depois disso, ganhando a simpatia e os elogios do público, passou a ser o comentarista oficial das partidas seguintes até que, pouco tempo depois, foi convidado para transmitir o 2º tempo de jogo de uma partida comemorativa que era transmitida pela Rádio Poty, AM 590, da cidade de Crateús.
Ainda nesse tempo, no dia 27 de abril de 1987, participando do Lions Clube de Independência, juntamente com outros amigos, uniu forças para formação da LIF, a Liga Independenciana de Futebol, sendo eleito o seu presidente.
Pouco tempo depois, nos últimos meses de 1988, a convite do radialista e desportista Ataliba Aguiar Pinto, aceitou o desafio profissional de sair da cidade de Independência para trabalhar na Radiodifusora Asa Branca, AM 710, da cidade de Boa Viagem, que na época pertencia ao grupo político do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, e tinha o seu estúdio funcionando na Rua Agronomando Rangel, nº 475, no Centro da cidade:

“Aceitou o convite e em 18 de agosto de 1988 fez sua estreia no Programa Esporte Total, da Rádio Asa Branca, passando posteriormente a apresentar os musicais Show de Sucessos e Show da Noite, além de narrar jogos de futebol em toda região”. (RODRIGUES COSTA, 2006: p. 49)

Passando a residir na cidade de Boa Viagem, aos poucos, conseguiu construir um grande e sólido número de amigos, que sempre o tiveram como uma das referências do rádio interiorano para publicidade e assessoria de comunicação:

“… realizando sua primeira narração em agosto de 1988 no jogo Boa Viagem X Mombaça, pelo Intermunicipal da APCDEC… Assim, ao lado de Ataliba, passou a apresentar o Programa Esporte Total… Vez por outra, substituindo Manoel Melo, apresentava o Programa Show de Sucessos… Foi o primeiro locutor-operador da emissora, em tempos nada fáceis, quando a tecnologia deixava muito a desejar. Operava a mesa de som utilizando discos de vinil, fitas-cassete, cartucheira, equipamentos que necessitavam de atenção e agilidade para manuseá-los.” (MARINHO, 2014: p. 99-100)

Algum tempo mais tarde, no período das convenções partidárias, essa expressiva simpatia o fez aceitar o convite de pleitear uma das cadeiras do Poder Legislativo municipal no pleito eleitoral que ocorreu no dia 3 de outubro de 1996, quando compunha os quadros políticos do PSDB – o Partido da Social Democracia Brasileira, e com a legenda nº 45.610 recebeu a confiança de 165 eleitores, ficando na suplência de seu partido.
Em 1998, mesmo distante da cidade de Independência, foi agraciado com o troféu Destaque Esportivo, por ter sido um dos idealizadores e ter dado apoio a realização da Copa do Sertão.
Mais adiante, no dia 23 de dezembro de 2000, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Santana, na cidade de Independência, diante do Pe. Manoel Machado, contraiu matrimônio com Maria Elisabeth Sampaio Maciel, que é nascida no dia 25 de abril de 1978 e filha de Antônio Sampaio Maciel com Maria Sampaio Maciel.

Imagem do casamento de Erialdo com Elizabeth, em 2000.

Desse relacionamento conjugal foram gerados dois filhos, sendo eles: Ingrid Evelllin Sampaio Costa e Iago Eric Sampaio Costa.
Algum tempo depois de casado passou a residir na Avenida França Mota, nº 42, no Centro da cidade de Boa Viagem.
No dia 20 de maio de 2003, em reconhecimento ao seu valioso trabalho em favor do jornalismo e por dar oportunidade a jovens talentos, por meio da resolução nº 5, foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o titulo de cidadania boa-viagense.

“O jornalismo também fazia parte do seu dia-a-dia. Como integrante da equipe esportiva, iniciou o ciclo de oportunidades para jovens-talentos.” (MARINHO, 2014: p. 100)

Entre agosto de 2004 e janeiro de 2006, depois de alguns desentendimentos com os diretores de sua emissora, passou a compor o quadro de funcionários da Rádio Liberdade de Boa Viagem Ltda, AM 1.310, que na época tinha o seu estúdio funcionando na Rua Antônio de Queiroz Marinho, nº 341, Centro.
Ainda em 2006, cheio de experiências e contando com a valiosa ajuda do chargista Rogerlando Gomes Cavalcante, resolveu publicar uma brochura, que foi denominada de “Poucas e Boas de Boa Viagem”, onde conta várias histórias de humor acontecidas com pessoas do meio político de nosso Município.

“Na literatura, também é um grande colaborador: lançou o livro ‘Poucas e Boas de Boa Viagem’, que relata causos ocorridos em nosso Município, além dos cordéis: ‘Um ano de Saudades’ e ‘História de um Vencedor’, que tratam respectivamente da história de vida do Dr. Sérgio e do comerciante Carlos Cléber.” (MARINHO, 2014: p. 101)

Antes disso, no dia 20 de outubro de 2003, na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, passou a compor o Clube Literário Profª Maria Rosary Pereira como um de seus sócios fundadores.

Imagem do lançamento de seu livro, em 2006.

Nessa mesma época, participou da fundação e presidiu a Associação dos Portadores de Necessidades Especiais – Assim como Somos Venceremos, bem como da diretoria do Boa Viagem Esporte Clube.
Entre 2009 e 2016, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, compôs a equipe de assessoria de imprensa da Prefeitura de Boa Viagem, sendo o principal responsável pela locução das cerimônias oficiais do Município.
Nessa mesma época, nos primeiros meses de 2010, depois da realização da Conferência Municipal de Educação, foi indicado como delegado do Município para Conferência Estadual, onde também foi escolhido para representar o Estado do Ceará na Conferência Nacional de Educação.

Imagem de Francisco Erialdo na execução de suas atividades, em 2015.

No dia 22 de agosto de 2013, conforme registro existente no livro de atas da Câmara de Vereadores, por meio do requerimento legislativo nº 15, recebeu votos de congratulações pela passagem de seus vinte e cinco anos de rádio:

“O Vereador Adelmo Rodrigues Freitas nos termos do Artigo 179, Inciso I do Regimento Interno deste Poder Legislativo, vem mui respeitosamente, requerer da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Boa Viagem, que depois de ouvido o plenário, esta Augusta Casa Legislativa se digne a expedir votos de congratulações ao Sr. Francisco Erialdo Rodrigues Costa, radialista profissional que no último dia 18 de agosto do corrente ano, completou 25 (vinte e cinco) anos de serviços dedicados a comuna Boa-viagense no segmento radiofônico, informando, comunicando e entretendo. Convém ressaltar que o Radialista Erialdo Costa, outrora fora homenageado por esta Augusta Casa Legislativa, tendo sido agraciado com o Título de Cidadania Boa-viagense, seja pelo seu amor ao nosso Município, seja pelo seu trabalho e dedicação a imprensa falada, sendo um profissional e ser humano detentor de grande conceito e credibilidade.” (FREITAS, 2013: Disponível em http://camaraboaviagem.ce.gov.br. Acesso em 12 de junho de 2015)

A passagem dessa importante data também foi reverenciada por seus colegas de jornalismo em toda região:

“O Radialista Erialdo Costa, 45 anos, natural de Pedra Branca, comemora hoje (18), 26 anos de radiodifusão em Boa Viagem. Narrando futebol, sua estreia na Rádio Asa Branca AM 710, trouxe um novo estilo de se fazer rádio na cidade. Em pouco tempo ganha o programa da noite, com muita música e atendendo os ouvintes, levando muito romantismo aos apaixonados que através das melodias  e canções faziam o Show da Noite mais emblemático. Com sua versatilidade passou a apresentar o Programa Show da Tarde, com música e informação, participação dos ouvintes e mais uma vez inovando, passando a operar a mesa e também a apresentar o programa. Na época ainda com a ultima tecnologia manuseava com muito esmero os LP’s e K7’s trazendo a alegria nas residências e comércios da cidade. Durante a sua trajetória descobriu diversos talentos, hoje na radiofonia boa-viagense e da região tem profissionais que foram lapidados por Erialdo Costa, hoje se orgulha ao ouvir um de seus discípulos referencia-lo. Hoje é o narrador oficial da emissora e ancora do Jornal do Povo todas as manhãs, mostrando a realidade através de suas matérias e opinião balizada sobre os mais diversos assuntos.” (PINTO, 2015: Disponível em http://www.sertaoalerta.com.br. Acesso em 12 de junho de 2015.)

Nos primeiros meses de 2015, antenado nas novas tecnologias e tendências de som e imagem, ampliou o seu raio de atividades dando cobertura através de sua produtora, que recebeu o nome de seu filho, em eventos esportivos de motocross.

Imagem de Francisco Erialdo sendo entrevistado por Ferreira Aragão, em 2014.

Durante todos esses anos de atividade no rádio já teve a honra de realizar diversas entrevistas, bem como promover varias campanhas de caridade:

“No meio político e artístico, entrevistou diversas celebridades, destacando-se: Renato Aragão (Didi); Dedé Santana; Sérgio Manberti (ator); Gilberto Gil (cantor); Juarez Soares (comentarista da Band e SBT); José Carlos Araújo (narrador da Rádio Globo); ex-Presidente Lula; Tasso Jereissati; Cid Gomes e muitos outros do cenário político nacional e estadual. No rádio, também merece destaque no trabalho social, nas campanhas de arrecadação de donativos para famílias carentes, encontro de entes queridos, que ficaram muitos anos sem notícias e quadros no programa com orientações de direitos dos cidadãos, saúde e outros”. (MARINHO, 2014: p. 101)

Ainda em 2015, pela Rádio Asa Branca, produz e apresenta o programa “Revista Matinal”, que possui uma variedade de quadros e possui grande audiência em toda região.
No ano seguinte, passou a compor o quadro de jornalistas do portal de notícias de nossa região, o www.sertnews.com.br, com uma coluna política que é denominada de “Ponto de Vista”.
No dia 9 de julho de 2016, recebeu o batismo e passou a compor o quadro de membresia da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério Templo Central, assumindo algumas congregações dessa comunidade religiosa algum tempo depois.
Nessa mesma época, possivelmente por conta de seu engajamento político, sofreu deboche de sua condição física nas redes sociais de um funcionário da Prefeitura de Boa Viagem, Cícero Martins Rodrigues, que nessa época ocupava a função de subsecretário da pasta da Secretaria da Infraestrutura.

“Um vídeo que circula na grande rede, em especial na rede social whatsapp, nesta quinta-feira, dia 15, chamou a atenção da massa internauta  e vem ganhando grande repercussão negativa. No teor do vídeo, um veículo prestador de serviços da Prefeitura de Boa Viagem aparece nas imagens abastecendo uma comunidade. O autor do vídeo é o assessor da Prefeitura e Radialista Cícero Martins, que relata os trabalhos realizados nesta data, feriado nacional alusivo a Proclamação da República, e ao mesmo tempo hostiliza com palavras de cunho ofensivo, o que causou desconforto ao Radialista e CEO do Portal Sert News, Erialdo Costa. Em um trecho do vídeo o assessor se expressa da seguinte forma: ”Vamo botar na rede social, o Sert News o site do diabo também não bota ai?”, ”aquele site que é comandado pela… tem um aleijado la na Boa Viagem que é o dono do site e um tripa de virá couro, pois ta aqui, nos estamos em Dois Riachos colocando água para a população.” (SERT NEWS, 2018: Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/580/em-vdeo-radialista-deficiente-fsico-em-boa-viagem-hostilizado-por-assessor-da-prefeitura. Acesso no dia 2 de agosto de 2019)

Mesmo com toda essa repercussão negativa, sendo o referido assessor ligado ao vice-prefeito do Município, Ademir Carneiro de Freitas, o Governo Municipal nunca o puniu por tal atitude, dando a entender para sociedade que o referido assessor tinha carta branca para ofender qualquer um que não era de sua grei política.
Sobre esse mesmo assunto, tanto a emissora de rádio quanto o portal de notícias em que prestava serviços lançou a seguinte nota de repúdio:

“O Portal Sert News é um espaço comunicativo independente e isento de recursos públicos, os proprietários são Erialdo Costa (Radialista) e o Cinegrafista Magno Felipe, as menções ao espaço de informação retratam a insatisfação de alguns simpatizantes da atual prefeita do Município de Boa Viagem devido a divulgação de informações com cunho investigativo e prestador de serviços. Repudiamos veemente toda e qualquer moção de censura, principalmente de pessoas ligadas ao poder publico, autodeclaradas ”pessoas públicas” de acordo com a lei. O conteúdo foi apurado, arquivado e será exposto aos órgãos de justiça pública.” (SERT NEWS, 2018: Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/580/em-vdeo-radialista-deficiente-fsico-em-boa-viagem-hostilizado-por-assessor-da-prefeitura. Acesso no dia 2 de agosto de 2019) 

Depois de tudo isso, tanto na internet quanto na emissora de Rádio Asa Branca, inúmeras foram as ligações e mensagens de apoio ao momento de infortúnio que estava enfrentando.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. FREITAS, Adelmo Rodrigues. Requerimento Legislativo. Disponível em http://camaraboaviagem.ce.gov.br. Acesso em 12 de junho de 2015.
  3. MARINHO, Antônia de Lima. A Filha do Nordeste e Frutos Nordestinos. Boa Viagem: Máximos Impressões Gráficas, 2015.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  5. PINTO, Cleumio. Erialdo Costa o ícone da radiodifusão em Boa Viagem comemora 26 anos de rádio. Disponível em http://www.sertaoalerta.com.br. Acesso em 12 de junho de 2015
  6. RODRIGUES COSTA, Francisco Erialdo. Poucas e Boas de Boa Viagem. Boa Viagem: Maximu’s, 2006.
  7. SERT NEWS. Em vídeo radialista radialista deficiente físico é hostilizado por assessor da prefeitura. Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/580/em-vdeo-radialista-deficiente-fsico-em-boa-viagem-hostilizado-por-assessor-da-prefeitura. Acesso no dia 2 de agosto de 2019.
  8. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.
  9. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.

30 pensou em “Francisco Erialdo Rodrigues Costa

  1. Pingback: Francisco Erialdo Rodrigues Costa (Bibliografia) | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Adelmo Rodrigues de Freitas | História de Boa Viagem

  5. Pingback: AS COMENDAS E OS TÍTULOS CONCEDIDOS PELO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Unidade de Referência da Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho | História de Boa Viagem

  7. Pingback: O Esporte | História de Boa Viagem

  8. Pingback: Sou mudo, não surdo. | História de Boa Viagem

  9. Pingback: Perde é “fêi” | História de Boa Viagem

  10. Pingback: Vixe, o “home” é mudo | História de Boa Viagem

  11. Pingback: CRÔNICAS E POESIAS | História de Boa Viagem

  12. Pingback: A “Garrota” Top Model | História de Boa Viagem

  13. Pingback: O Locutor Babão | História de Boa Viagem

  14. Pingback: O Dorminhoco I | História de Boa Viagem

  15. Pingback: O Dorminhoco II | História de Boa Viagem

  16. Pingback: O Desorientado. | História de Boa Viagem

  17. Pingback: Maior é a Queda. | História de Boa Viagem

  18. Pingback: Palavra de Homem. | História de Boa Viagem

  19. Pingback: Rádio Sulanca. | História de Boa Viagem

  20. Pingback: Tv do Além. | História de Boa Viagem

  21. Pingback: O Vigia e a Seleção | História de Boa Viagem

  22. Pingback: Morreu pra Você | História de Boa Viagem

  23. Pingback: O Motorista é Você. | História de Boa Viagem

  24. Pingback: Entre a Direção e o Banco. | História de Boa Viagem

  25. Pingback: Que Time é o Teu. | História de Boa Viagem

  26. Pingback: O Macaco Fujão. | História de Boa Viagem

  27. Pingback: Juiz Ladrão. | História de Boa Viagem

  28. Pingback: Não Sou Daqui. | História de Boa Viagem

  29. Pingback: Defunto Cafezeiro | História de Boa Viagem

  30. Pingback: O Defunto é Meu. | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta