AS INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O AUTOR:
Nome: Eliel Rafael da Silva Júnior.
Formação: Técnico em Contabilidade / Bacharel em Teologia / Licenciado em Filosofia / Licenciado em Pedagogia / Licenciado em História / Bacharel em Administração de Empresas / Bacharel em Museologia / Especialista em Gestão Escolar / Especialista em Psicopedagogia Institucional / Especialista em Teologia Latino-Americana / Especialista em História / Especialista em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania / Mestre em Ciências da Educação.
Biografia
A BIBLIOGRAFIA:
1º) TITULO: A APRENDIZAGEM À LUZ DA PSICOPEDAGOGIA.
RESENHA: Esse livro possui o resumo monográfico dos alunos que cursaram uma pós-graduação em psicopedagogia institucional no Município de Boa Viagem. Nele existe uma variedade de temas que tratam sobre às dificuldades de aprendizagem e as alternativas existentes para superar esse sério problema que aflige muitos alunos. A produção desse riquíssimo texto foi concebido graças a coordenação da Profª. Lucirene Castelo Branco Araújo e da mediação do Prof. José Gomes de Magalhães junto a UFC – a Universidade Federal do Ceará, que demonstrou interesse pela publicação do tema. O seu artigo nessa coletânea trata sobre a importância do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil segundo Jean Piaget.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2010 (Coautor).
Edição: 1ª.
Editora: Imprensa Universitária.
ISBN: 370-1523.
Páginas: 509.
Tiragem: 500 exemplares (Esgotado).
2º) TITULO: ANDARILHOS DO SERTÃO: A CHEGADA E A INSTALAÇÃO DO PROTESTANTISMO EM BOA VIAGEM – CE.
RESENHA: O livro aborda em seus três primeiros capítulos, de maneira resumida, o caminho tomado pelo protestantismo de missão, em sua forma de governo congregacional, do continente Europeu ao interior do Estado da Paraíba, onde sofreu com um forte movimento de intolerância religiosa movida pelo clero romano, que fazia entender ao povo que detinha o monopólio religioso do Brasil. No quarto capitulo, a parte principal do texto, a narrativa se prende a instalação desses cristãos de confissão protestante, nos primeiros anos da década de 1930, no Município de Boa Viagem, que está localizado no interior do Estado do Ceará. Ainda nesse capitulo, o leitor que é familiarizado com o Município ira compreender as ligações familiares existentes e os seus desdobramentos na economia, política e religiosidade da região. A obra se trata de um excelente material biográfico e registra de forma sucinta o pano de fundo histórico das décadas de 1930 a 1950 no Município de Boa Viagem.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2015.
Edição: 1ª.
Editora: PREMIUS.
ISBN: 978-85-7564-794-3.
Páginas: 236.
Tiragem: 500 exemplares (Disponível com o autor).
3º) TITULO: REVISTA CIENTÍFICA EDUCERE.
RESENHA: Nessa revista, entre às páginas 182 e 205, o autor faz um levantamento histórico, documental e bibliográfico sobre a existência de professores, das metodologias pedagógicas, dos equipamentos, do material didático e das dificuldades enfrentadas pela educação pública oferecida no Município de Boa Viagem entre os anos de 1864 e 1931, época que nos dias de hoje, por conta da falta de publicidade dos elementos que provem ao contrário, o senso comum julga ter ocorrido um completo desprezo do poder público com a sua implantação. No presente, tentando compreender o baixo desenvolvimento econômico desta região, o senso crítico busca juntar elementos para justificar os seus motivos, enxergando nas intempéries climáticas o fator determinante para muitos de seus constantes avanços e recuos.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2019.
Edição: 2019.1; Jan/Jun; v. 4; nº 7.
ISSN:
Páginas: 223.
4º) TITULO: A HISTÓRIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM: A SUA FORMAÇÃO SOCIAL E PEDAGÓGICA ENTRE 1864 E 1931.
RESENHA: O texto é dividido em três capítulos e usa a técnica de afunilamento ao construir o caminho que levou a instrução pública até o Município de Boa Viagem, no Sertão do Estado do Ceará. Em seu primeiro capítulo mostra o território cearense como alvo das disputas territoriais por algumas das potencias europeias e a utilização da educação como fator de dominação tanto do nativo quanto aos transplantados. Nesse contexto conhecemos a história de conquista e permanência do europeu no solo boa-viagense, que teve de se adaptar as condições locais do clima, algo desenvolvido em seu segundo capítulo. No terceiro capítulo o autor traz a nossa compreensão que a implantação da educação em Boa Viagem se deve a fatores de interesses políticos, tanto no período da Monarquia quanto na República. O texto está recheado de documentos que tratam da comunicação dos professores locais com o governo, demonstrando os problemas corriqueiros existentes e as soluções práticas para sanar essas eventuais barreiras.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2024.
Edição: 1ª.
Editora: Oiticica.
ISBN: 978-85-85264-28-4.
Páginas: 310.
Tiragem: 500 exemplares (Disponível com o autor).
Pingback: BIBLIOGRAFIA | História de Boa Viagem
Pingback: CRÔNICAS E POESIAS | História de Boa Viagem