Rádio Asa Branca – FM 99,5

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O estúdio da Rádio Asa Branca Ltda está localizado nas proximidades da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, nº 91, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Rádio Asa Branca, em 2010.

Uma emissora de rádio é um meio de comunicação que tem importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence.

LOGOMARCA UTILIZADA POR ESSA EMISSORA:

Essa emissora de rádio já possuiu outras logomarcas, sendo que a última delas é a que segue logo abaixo:

Imagem da logomarca utilizada pela emissora.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

No início da década de 1980, graças ao prestígio político e econômico construído pelo Deputado José Vieira Filho, o Mazinho, o Município de Boa Viagem recebeu a sua primeira concessão de rádio, ganhando o nome de fantasia de Radiodifusora Asa Branca Ltda, possuindo um capital inicial de Cr$ 700.000,00 (setecentos mil cruzeiros).
O contrato inicial dessa empresa, que foi assinado no dia 30 de janeiro de 1981, passou a vigorar no dia 1º de fevereiro por tempo indeterminado e continha os seguintes sócios: José Vieira Filho, Maria Dias Cavalcante Vieira, Francisco Vieira Carneiro, Jessé Alves da Silva, Benjamim Alves da Silva, Jacob Carneiro de França Neto, Zeneida Vieira Bruno, Zeleida Vieira Carneiro e Carmem Losito Dutra de Mello Nunes, que nos anos que se seguiram foram se desfazendo de suas ações.

“Instalada no dia 17 de setembro de 1983, tendo como sócios: José Vieira Filho, a Profª Maria Dias Cavalcante Vieira, Dr. Francisco Vieira Carneiro, José de Queiroz Sampaio Neto e outros.” (NASCIMENTO, 2002: p. 243)

Ao ser organizada essa importante emissora instalou o seu principal estúdio na Rua Agronomando Rangel, nº 475, Centro, onde possuía um viveiro na recepção com algumas aves que lhe dão o nome, costumando reunir muitos curiosos fascinados pela novidade.

Imagem da faixada externa da Radiodifusora Asa Branca LTDA, na década de 1980.

Nessa época o seu transmissor e antena foram instalados em uma localidade denominada de Fazenda Poço Serrote, na margem da Rodovia Estadual Dr. Fernandes Távora, a CE-266.
Depois da regularização de sua concessão, operando na frequência AM 710 Khz, prefixo ZYH 628, essa emissora entrou no ar em fase experimental, tornando-se referência do setor nessa região, apresentando conteúdo educativo, informativo e recreativo ao vivo.
Depois disso, durante os 15 anos que se seguiram, essa emissora de rádio foi a porta voz da manutenção do poder nas mãos da “Oligarquia dos Paraibanos”, perdendo paulatinamente parte de seu espaço a partir de 1987, depois do surgimento de sua primeira concorrente, a Rádio Liberdade Ltda, pertencente ao grupo de oposição comandado pelo Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto.

“Foi fundada pelo Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, tendo outros sócios: Fernando Antônio Vieira Assef, Francisco Gomes Maciel, Hozano Melo Cavalcante, Francisco Valdeni Vieira da Silva, Adelmo Vieira de Freitas, José Mendes Vieira, Manoel Vaz Filho, Francisco Andrade Teófilo Girão, Francisco Valter Silva e Jessé Alves da Silva.” (NASCIMENTO, 2002: p. 243)

Nessa época, por conta de dissenções políticas internas diante da sucessão ao Poder Executivo no pleito de 1988, a “Oligarquia dos Paraibanos” sofreu um racha e alguns de seus correligionários investiram na abertura dessa nova emissora de rádio com o grupo de oposição.
Mais tarde, nos últimos anos da década de 1990, depois de seguidas derrotas políticas no Município de Boa Viagem e desejando honrar os seus compromissos, o seu sócio majoritário decidiu negociar essa emissora com o grupo de comunicação de Eunício Lopes Oliveira, que na época se firmava como uma das principais lideranças políticas do Estado do Ceará.

Imagem do local onde foi instalado o estúdio da rádio.

Nesse mesmo período, desejando uma estrutura com melhor conservação, essa emissora instalou o seu estúdio na Rua Antônio Domingues Álvares, nº 499, Centro, passando a transmitir o seu conteúdo via internet a partir do dia 2 de agosto de 1999, sendo a primeira emissora da região a executar esse feito.
Pouquíssimo tempo depois, nos primeiro meses de 2003, essa emissora foi negociada com o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, retomando aos poucos parte do mercado que durante anos vinha perdendo, instalando o seu estúdio no atual endereço.

“Nos últimos anos, sob administração da família Assef, com muito trabalho e dedicação, essa emissora investiu e  trocou os equipamentos velhos e sucateados por novos e modernos, e para garantir uma melhoria no sinal e no som esta emissora migrou da frequência AM 710 Khz para frequência FM 99,5 Mhz, vindo a estrear o seu novo canal de transmissão e a sua nova programação oficialmente no dia 4 de junho de 2018.” (Quem Somos. Disponível em http://www.radioasabranca.com.br/quem-somos. Acesso no dia 16 de junho de 2018)

Nessa etapa de modernização de seus equipamentos grande parte de sua discoteca, formada por raros LP’s, foram doados para o acervo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento e seus móveis foram doados para composição da Rádio Esperança, pertencente a Fundação de Radiodifusão Educativa Evangélica Congregacional de Boa Viagem.
Mais tarde, em parceria com outros profissionais, dentre eles a Profª Maria Rosary Peeira, essa emissora apresentou uma rádio-novela contando um pouco da formação romântica do Município de Boa Viagem, promovendo também outros eventos, dentre eles debates entre postulantes ao Poder Executivo municipal.

“Antes da divulgação dessa carta, no auge dessa campanha, um fato inédito ocorreu quando a emissora de Rádio Asa Branca, AM 710, promoveu o primeiro debate ao vivo entre candidatos a prefeito do Município de Boa Viagem, programa que foi organizado em seu formato pelo Lic. Eliel Rafael da Silva Júnior, a convite do diretor da emissora, o Radialista Valdenir Venâncio Rodrigues. (Aline Cavalcante Vieira. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/aline-cavalcante-vieira/. Acesso no dia 17 de julho de 2018)

No dia 4 de junho de 2018, depois de algum tempo funcionando de forma experimental, essa emissora passou a operar também na frequência FM 99,5 Mhz, prefixo ZYV 384, entrando em cadeia em parte de sua programação com a emissora Verdes Mares, que tem entre os seus apresentadores o humorista Mução.

Imagem do estúdio principal dessa emissora, em 2018.

A EQUIPE DE DIREÇÃO:

A equipe de administração dessa emissora de rádio, ao longo dos anos, foi comandada pelas seguintes pessoas:

  • 1981 – 1999

José Vieira Filho  – (Diretor Presidente);
Marcelo Cavalcante Vieira – (Diretor Executivo);
Antônio  Rodrigues Barbosa – (Diretor Administrativo).

  • 1999 – 2003

Eunício Lopes Oliveira  – (Diretor Presidente);
Ricardo Lopes Augusto – (Diretor Executivo);
Gaudêncio Gonçalves de Lucena – (Diretor Executivo);
Antônio  Rodrigues Barbosa – (Diretor Administrativo).

  • 2004 – 2018

Mariana Tajra Assef Borges – (Diretora Presidente);
Dr. Fernando Antônio Vieira Assef – (Diretor Executivo);
Ana Anísia Rodrigues da Silva – (Diretora Financeira);
Valdenir Venâncio Rodrigues – (Diretor de Programação);
Jorge Ferraz Borges – (Supervisor).

Imagem da recepção da emissora, em 2018.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus funcionário e clientes, nos dias de hoje a Rádio Asa Branca possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Depósito: 1
  2. Direção: 1
  3. Banheiro: 2
  • Setor Aberto ao Público:
  1. Cantina: 1
  2. Estúdio de gravação: 1
  3. Estúdio de transmissão: 1
  4. Recepção: 1

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a emissora de Rádio Asa Branca são os seguintes:

  • Telefones:
  1. 88.3427-1104;
  2. 88.99706-4894;
  3. 88.99471-3561.
  • E-mail:
  1. contato@radioasabranca.com.br
  • Página na Internet:
  1. www.radioasabranca.com.br