Fernando Antônio Vieira Assef

Fernando Antônio Vieira Assef nasceu no dia 17 de maio de 1957 na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de José Assef Fares e de Francisca Ione Vieira Assef.
Os seus avós paternos se chamavam Tufí Assef Abudai e Júlia Assef Fares Abdala, já os maternos eram Venceslau Vieira Batista e Bernardina Martins Vieira.
Pouco tempo antes do seu nascimento o seu pai, que era descendente de libaneses de confissão maronita, foi contratado como carteiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, sendo designado algum tempo depois por seus superiores para exercer a sua atividade na agência dos Correios existente na cidade de Boa Viagem, que está distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, onde o seu sogro possuía uma pequena farmácia.
Algum tempo depois, quando chegou a sua idade para receber instrução escolar, deu início aos seus estudos quando inicialmente foi matriculado pelos seus pais no Patronato Nossa Senhora de Fátima, uma escola confessional que era dirigida pelas irmãs de ordem josefina, e logo depois no Instituto de Educação Paulo Moody Davidson, onde foi alfabetizado.
Mais tarde, prosseguindo em sua formação acadêmica, passou a estudar em uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, onde concluiu à 4ª série do Ensino Primário.
Nessa época, depois de prestar o exame de admissão, foi matriculado na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, onde terminou o antigo Ensino Primário, sendo transferido logo em seguida para o Colégio Integral, na cidade de Fortaleza, onde finalmente encerrou o Ensino Secundário.
De sua vida escolar, na obra “A Filha do Nordeste e Frutos Nordestinos”, a Profª. Antônia de Lima Marinho, conhecida pelo pseudônimo de “Zilda Marinho”, nos narra um pouco de seu desempenho nas escolas por onde passou:

“Na sua infância, como muitas outras crianças corajosas e inteligentes, não deu prioridade aos seus estudos. Sua verdadeira paixão era cuidar de pássaros e jogar futebol, sendo a bola e a gaiola os seus troféus. Em tudo que fazia era muito bem sucedido, tornando-se um bom desportista. Mesmo com muitas faltas em seu currículo escolar, mas com uma inteligência invejável.” (MARINHO, 2014: p. 75)

Antes disso, no dia 15 de dezembro de 1973, com 16 anos de idade, juntamente com a sua família, recebeu com pesar a notícia do falecimento de seu avô materno, que padeceu com graves problemas em sua saúde depois de procurar assistência médica na cidade de Fortaleza.
O velho patriarca, que durante algum tempo militou dentro dos quadros políticos do integralismo, chegou a ser candidato a deputado estadual pelo PRP – o Partido de Representação Popular, na eleição ocorrida no dia 3 de outubro de 1945, exercendo forte influência em sua personalidade e também no seu gosto pela política:

“Nesse pleito eleitoral a sua agremiação política conseguiu conquistar apenas uma das cadeiras do Poder Legislativo Estadual, pois o Dr. Pio de Sá Barreto Sampaio recebeu 1.860 votos, já ele recebeu a confiança de 118 eleitores, ficando apenas na 12ª suplência do seu partido, algo surpreendente para um pobre e desconhecido sertanejo.” (SILVA JÚNIOR, 2016: https://www.historiadeboaviagem.com.br/venceslau-vieira-batista/Acesso no dia 20 de março de 2017)

Nessa época, enquanto ainda residia na cidade de Boa Viagem, viveu a plenitude de sua adolescência provando de tudo o que uma pequena e pobre cidade do interior do Estado do Ceará poderia lhe oferecer.

Imagem de sua infância em um dos campos da cidade.

Sendo considerado por muitos de seu tempo como um garoto ladino, conhecia todos os becos, praças, ruas e vielas existentes da pequena cidade, compartilhando com o seu pai pela mesma paixão, o futebol:

“Nesse pacato convívio foi tomando gosto pela companhia da geração que surgia na cidade, tratando logo de organizar um time de futebol, o CRB – o Clube de Regatas de Boa Viagem, que tinha um campinho próximo ao velho matadouro público, aonde hoje é a Rua Alfredo Terceiro de Sousa, no Bairro Alto do Motor. Todas às tardes, e especialmente aos finais de semana, era o local certo de encontrá-lo na companhia da meninada, e entre eles o seu filho, Fernando Antônio Vieira Assef.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-assef-fares/. Acesso no dia 29 de dezembro de 2016)

Na cidade de Fortaleza, depois de aprovado em um exame vestibular, passou a cursar Direito em uma das turmas da UNIFOR – a Universidade de Fortaleza, época em que recebeu a importante ajuda do Dr. Clodoaldo Castelo Branco, um médico psiquiatra de confissão espírita dado a filantropia, que sendo amigo de seu pai acreditou e investiu em seu potencial acadêmico.
Nessa época, em seus momentos de lazer, como fazia na cidade de Boa Viagem, passou a também jogar futebol nos times de várzea da capital e quando as circunstâncias lhe permitiam também compunha o selecionado do Município de Boa Viagem.

Imagem do elenco da seleção do Município de Boa Viagem, em 1982.

Imagem do elenco da seleção do Município de Boa Viagem, em 1983.

Em uma dessas oportunidades, no segundo semestre de 1983, juntamente com a Seleção de Boa Viagem, se sagrou vice-campeão da XVI edição do torneio Intermunicipal de Futebol Amador promovido pela APCDEC – a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará:

“A história do Boa Viagem Esporte Clube tem início na década de 1980. Naquela época a Seleção do Município foi inscrita em uma competição Intermunicipal realizada pela Associação Profissional dos Cronistas Desportistas do Estado do Ceará – a APCDEC. Em 1983 o clube, que ainda não era profissional, chegou à final da competição, todavia não conseguiu conquistá-la, foi derrotado na final pela equipe de Itapipoca pelo placar de 1 a 0.” (S.N.T)

Nessa época, mesmo residindo na capital, teve uma grande aproximação com o Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, que foi candidato a prefeito do Município de Boa Viagem na eleição disputada no dia 15 de outubro de 1983.
Pouco tempo depois, no dia 2 de dezembro, ainda na cidade de Fortaleza, contraiu matrimônio com a Drª Cláudia Tajra Assef, uma de suas colegas de curso, que é nascida no dia 14 de maio de 1959, sendo filha de Jesus Tomaz Tajra e de Teresinha de Jesus Tajra.
Desse matrimônio foram geradas três filhas, sendo elas: Mariana Tajra Assef Borges, Natália Tajra Capucci e Fernanda Tajra Assef.
Sobre os seus sogros, o jornal Teresina Diário, edição on-line do dia 24 de dezembro de 2013, nos traz em destaque a seguinte informação:

“Uma das mulheres mais lindas da alta sociedade piauiense, Teresinha de Jesus Tajra, hoje completa 80 anos. Os filhos lhe farão uma homenagem durante um jantar, logo mais, no Cardinalle Buffet. Dona Teresinha Tajra foi casada com um bem sucedido empresário de nossa terra, Jesus Thomaz Tajra, que ofereceu a ela uma vida de rainha. A residência do casal era uma das mais admiradas e requisitadas para ensaios fotográficos das celebridades de nossa terra.”

No dia 18 de agosto de 1985, depois de alguns anos prostrada, compartilhou com os seus familiares do falecimento de sua avó materna, que tinha 96 anos de idade e residia com os seus pais na Rua Antônio de Queiroz Marinho, nº 205, Centro.
Esse fato, que para muitos parece algo corriqueiro, foi algo muito forte para a sua existência e no futuro contribuiu para a sua sensibilidade política em favor dos mais necessitados, pois desde criança compartilhou com a sua mãe da responsabilidade de cuidar de alguém com problemas de saúde dentro de sua própria residência.
Pouco tempo depois, no dia 27 de setembro de 1988, juntamente com o Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto e outros acionistas, efetivou o projeto de implantação de uma rádio na cidade de Boa Viagem, que recebeu o nome de Rádio Liberdade, operando na frequência AM 1310, e tinha por objetivo combater o posicionamento ideológico e político da única emissora de rádio da cidade, a Radiodifusora Asa Branca LTDA, AM 710, que era pertencente ao grupo político comandado pelo Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho:

“Foi fundada pelo Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, tendo outros sócios: Fernando Antônio Vieira Assef, Francisco Gomes Maciel, Hozano Melo Cavalcante, Francisco Valdeni Vieira da Silva, Adelmo Vieira de Freitas, José Mendes Vieira, Manoel Vaz Filho, Francisco Andrade Teófilo Girão, Francisco Valter Silva e Jessé Alves da Silva.” (NASCIMENTO, 2002: p. 243)

Nesse mesmo ano, no dia 15 de novembro de 1988, em uma eleição municipal, desejando entrar na vida pública por meio de uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, estando filiado nos quadros políticos do PFL – o Partido da Frente Liberal, com a legenda nº 25.606, conseguiu ser eleito depois de receber a confiança de 546 eleitores, estando entre os sete vereadores de maior votação dessa disputa.

Imagem de seu material de campanha.

Em seu primeiro mandato, na sessão ocorrida no dia 1º de janeiro de 1989, dia de sua posse, diante de seus pares e de um grande público, conforme informações existentes na página 48 do livro de atas da Câmara Municipal desse período, solicitou ao presidente da mesa diretora, o Vereador Francisco Valdenir Vieira da Silva, a oportunidade para proferir o seguinte discurso:

“Em seguida, fez uso da palavra o Vereador Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, que parabenizou aos vereadores pela sábia escolha do Vereador Francisco Valdenir Vieira da Silva para presidir à mesa diretora da Câmara Municipal. Agradeceu aos 546 eleitores que depositaram confiança em seu nome e que iria fazer de tudo para honrá-los em seu mandato. Agradeceu a sua esposa, que o acompanhou de perto em toda campanha e foi de suma importância para a sua vitória.”

Pouco tempo depois, na sessão ordinária do dia 1º de fevereiro de 1989, percebendo a desorganização dos feirantes que tomavam as calçadas do Centro da cidade e prejudicavam os transeuntes apresentou um requerimento ao gabinete do prefeito solicitando a construção de um galpão para abrigar os camelôs.
Alguns dias depois, na sessão ordinária ocorrida no dia 16 de fevereiro, juntamente com os vereadores Eduardo Patrício de Almeida e Luís Alves Batista, deu sustentação ao discurso proferido pela Vereadora Maria Lúcia Costa Campos, que relatou graves denúncias por conta das perseguições políticas movidas contra alguns funcionários no início da gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva.
Depois de seu breve discurso, e das palavras de apoio que foram recebidas, as suas acusações foram veementemente contestadas pelo Vereador Antônio Argeu Nunes Vieira, líder do governo na Câmara Municipal, que justificou esse atos por conta das mudanças nos cargos de confiança do novo governo, algo que gerou descontentamento entre alguns funcionários.

Imagem de seus trabalhos na Câmara Municipal de Vereadores.

Em seu primeiro ano como edil, juntamente com o Vereador Dr. Sidônio Fragoso Vieira, percebendo a má qualidade da água fornecida pelo SAAE – o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, encaminhou várias denúncias e requerimentos à mesa diretora da Câmara de Vereadores solicitando ao gabinete do prefeito a instalação de uma estação de tratamento d’água no Açude Público José de Alencar Araújo, a implantação de um laboratório para análise química da água e a troca dos canos de ferro, que nessa época deixavam a água com o sabor de ferrugem.
Mais tarde, na sessão ordinária que ocorreu no dia 24 de fevereiro, usou da tribuna da Câmara de Vereadores para proferir o seguinte discurso em favor do funcionalismo público, que sofria por conta da falta de reajuste em seus vencimentos:

“Dizendo que, reconhecidamente sabe das dificuldades enfrentadas pelo funcionalismo público da Prefeitura de Boa Viagem, que só não morre de fome porque procura outros meios para sobreviver.”

No dia 5 de abril de 1990, depois de muitas discussões, no exercício de sua função como edil, participou da assembleia municipal constituinte como relator da Comissão de Sistematização que deu origem à Lei Orgânica do Município de Boa Viagem.
Alguns dias depois, em 14 de abril, em um novo discurso, dando sustentação às palavras do Vereador Dr. Sidônio Fragoso Vieira, questionou o baixo salário dos funcionários da prefeitura e a existência de funcionários fantasmas:

“Dizendo que as reivindicações do Vereador Sidônio Fragoso Vieira em favor dos funcionários são justas, pois é muito triste a situação do funcionalismo da Prefeitura de Boa Viagem, coisa que já é antiga, e que descobriu a existência de funcionários que só existem no papel, que há muitos anos recebem sem nunca ter trabalhado, inclusive familiares dos mandatários do Município e amigos de outras cidades, como por exemplo Monsenhor Tabosa, Fortaleza e outras… e que estamos trabalhando para formação de uma associação de servidores municipais para terem força de reivindicar um reajuste justo.”

Na sessão ordinário ocorrida no dia 16 de novembro de 1990, depois da apreciação da proposição apresentada pelo Vereador Antônio Marques Dias de França, foi agraciado pelos seus pares com o título de cidadania boaviagense.
Em seu primeiro mandato foi o responsável pela criação e a implantação do Conselho Municipal de Esporte, fazendo diversos requerimentos a mesa diretora da Câmara de Vereadores em que solicitava do Gabinete do Prefeito a construção de diversas quadras, dentre elas uma no Bairro de Nossa Srª de Fátima; a construção das escolas nas localidades de Anafuê, Olho d’Água dos Gomes, Galileia, Vila Holanda e Ponta da Serra; a organização da relação e o peixamento dos açudes públicos do Município; a sinalização de trânsito na cidade de Boa Viagem e a construção de um hospital pediátrico.
Nessa legislatura, fazendo parte da base aliada do Governo Municipal, deu apoio a execução dos seguintes projetos: a construção do Camelódromo; a construção do Ginásio Poliesportivo Dirceu José dos Santos; a construção do Centro de Convivência do Idoso Olavo Bilac Brilhante; a construção do Hospital Infantil Sebastião Alves da Silva; a construção da Creche Comunitária Miriam Brito Fialho; a construção da Escola Agrotécnica Janival Almeida Vieira, além da construção de várias casas populares.
Na eleição municipal seguinte, que ocorreu no dia 3 de outubro de 1992, dessa vez compondo a bancada do PTR – o Partido Trabalhista Reformador, dessa vez com a legenda nº 28.628, conseguiu ser reeleito depois de receber a confiança de 649 votos, ficando entre os cinco vereadores com a maior votação do pleito.
Algum tempo depois de sua reeleição, segundo informações existentes no jornal “Voz & Vez”, ano I, nº 2, edição publicada em outubro de 1995, participou com outros colegas de um seminário regional que tratou sobre a aposentadoria dos trabalhadores rurais, que ocorreu na cidade de Quixeramobim:

“Assunto de vital importância para o trabalhador rural, comerciantes e empresários… Na comitiva de Boa Viagem estavam presentes os seguintes vereadores: Dr. João Mozart Silus Cunha, Rosa Vieira, Maria Conceição, Antônio França, Antônio Pereira, José Mendes, Hermínio Veras, Valdeni Vieira, Dr. Fernando Assef, José Diniz, João Martins e Francisco Lobo… O destaque de nossa representação no encontro foi a participação direta nos debates, quando os vereadores Dr. Fernando Assef e Valdeni Vieira questionaram e se posicionaram contra a política oficial do governo por ser ‘burocrática e exigir uma documentação excessiva para se requerer uma aposentadoria rural’. Os nossos vereadores falaram com conhecimento de causa, o primeiro é advogado e o segundo é um ex-sindicalista ativo na região.”

Nessa legislatura, considerada por muitos como uma das mais tumultuadas de nossa história política, fez parte do bloco que foi veementemente contra o impeachment do Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, onde foi um de seus principais aliados.
No dia 2 de outubro de 1995, juntamente com os vereadores Dr. Sidônio Fragoso Vieira e Francisco de Assis Lobo de Sousa, foram indicados pelos seus pares para comporem uma CPI – uma Comissão Parlamentar de Inquérito que tinha por objetivo investigar a compra irregular de leite em pó e óleo comestível para o “Programa de Atendimento aos Desnutridos e Gestantes em Risco Nutricional”, projeto instituído pelo Ministério da Saúde na gestão do Prefeito Antônio Argeu Nunes Vieira, onde serviu de relator das investigações contra essa gestão, que foi considerada temerária.

Imagem da campanha política, em 1996.

Nas eleições municipais que ocorreram no dia 3 de outubro de 1996, dessa vez militando na bancada do PSD – o Partido Social Democrático, que se coligou ao PL – o Partido Liberal, com a legenda nº 22, o seu nome figurou como vice-prefeito na chapa que tinha por cabeça o nome do Dr. Francisco Vieira Carneiro – o Major Carneiro, que recebeu o declarado apoio das duas principais figuras políticas dessa época, o Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto e de José Vieira Filho.
Na principal chapa adversária, com o apoio do Prefeito Antônio Argeu Nunes Vieira, o Benjamim Alves da Silva se dispôs a colocar novamente o seu nome na disputa do Poder Executivo, que militando nos quadros políticos do PMDB – o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, com a legenda nº 15, tinha como vice o nome do Empresário Manoel Vaz Filho.
A terceira chapa, considerada por muitos como se estivesse correndo por fora da disputa, pelo PT – o Partido dos Trabalhadores, com a legenda nº 13, tinha como candidato o nome do Dr. Deodato José Ramalho Júnior e do Prof. José Joanício Benevinuto de Sousa.
O resultado dessa disputa não poderia ser outro, tendo em vista que a chapa encabeçada pelo PL ter o inacreditável apoio dos rivais Dr. Sérgio e do Mazinho, duas lideranças políticas de respeito e que sem dúvida fariam à diferença no pleito.

Na imagem vemos os dois candidatos vencedores dessa eleição.

Imagem dos vencedores desse pleito.

Depois da abertura das urnas foi proclamado o seguinte resultado: o candidato Dr. Deodato José Ramalho recebeu apenas 3.562 votos, já Benjamim Alves da Silva a confiança de 7.352 eleitores, enquanto o Major Carneiro recebeu 11.766 votos, se tornando, a partir do dia 1º de janeiro de 1997, o prefeito do Município de Boa Viagem.
Algum tempo depois desse resultado, no dia 12 de dezembro de 1998, por conta do afastamento do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro pela Câmara Municipal de Vereadores, tomou posse de sua função como gestor do Município realizando em um curto período de tempo um grande volume de obras:

“Reforma do mudo, arquibancadas, cabines de rádio e televisão, terraplanagem, gramado, um par de traves, vestiário e refletores do Estádio Municipal Serjão; sinalização das ruas da cidade; reforma da Praça Antônio de Queiroz Marinho; construção do Cemitério Parque da Esperança; instalação do Centro de Cultura Dr. Fernando Antônio Vieira Assef (com a implantação da Biblioteca Venceslau Vieira Batista); instalação do Centro de Fisioterapia Venceslau Vieira Batista; instalação da imagem de Nossa Srª da Boa Viagem; resgate das comemorações do dia 7 de setembro e dia do Município; instituição do Festival Regional de Quadrilhas; entronização da imagem de Nossa Srª da Guia; construção de oito açudes, sete adutoras com rede de distribuição; pavimentação em pedra tosca de seis ruas, reforma de doze leitos e da enfermaria do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima; instalação de quinze redes de energia elétrica com baixa tensão e instalação de iluminação pública em diversas localidades; instalação de iluminação elétrica em vinte e quatro escolas; construção de quinze salas de aula; construção de escolas onde funcionava em casas de taipa; três passagens molhadas; perfuração de nove poços profundos; construção de seis praças; construção de duas quadras poliesportivas e diversas reformas.” (NASCIMENTO, 2002: p. 75-76)

Na eleição seguinte, que ocorreu no dia 1º de novembro de 2000, a primeira a ser totalmente informatizada em nosso Município, ainda militando nos quadros políticos do PSD, com a legenda nº 41, tendo como vice de sua chapa o nome da Srª Marília Prado dos Santos, esposa do Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, concorreu a sua reeleição.
Nessa disputa, com a legenda nº 15, enfrentou na principal chapa concorrente os nomes dos dois mais experientes políticos desse tempo, Benjamim Alves da Silva e José Vieira Filho, que se aliaram na intenção de concorrer nessa disputa.
A terceira chapa, pelo Partido Popular Socialista – o PPS, legenda nº 23, praticamente sem nenhum apoio, figurava o nome do desconhecido, embora filho da terra, o Tenente Dr. Amâncio José de Lima Filho, sendo o vice o nome de Flávio Félix de Sousa.
Embora não parecesse, o cenário político do Município de Boa Viagem naquele ano estava em forte ebulição, mas desde cedo já era percebido o resultado, o Dr. Fernando Assef venceu essa disputa com 14.466 votos contra os 8.364 votos de Benjamim Alves e os 712 do Ten. Amâncio.
Nessa gestão, segundo relatos do Prof. Cícero Pinto do Nascimento, conseguiu deixar as seguintes realizações:

“Vinte e sete abrigos metálicos rodoviários; quinze açudes; duas adutoras com chafarizes; trinta e uma adutoras com rede de distribuição; um aterro sanitário; pavimentação em pedra tosca em dez ruas; quatro estradas ligando diversas localidades; colocação de mais de mil e duzentos metros quadrados de piso no setor de emergência do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima; construção de vinte e uma cisternas na região do Calogi; conclusão e inauguração do Centro Vocacional Tecnológico; instalação de vinte e nove redes de energia elétrica com baixa tensão; instalação de iluminação pública em diversas localidades; instalação de iluminação e rede hidráulica em diversas escolas; ampliação e reforma de diversas escolas… construção de cinquenta casas no Conjunto Sen. Lúcio Alcântara; instalação de duzentos e quarenta e sete kits sanitários; construção de três passagens molhadas; instalação da passarela da ponte sobre o Rio Boa Viagem, na CE-168; perfuração de vinte poços profundos e instalação de painéis de energia solar… construção de um posto de saúde; construção de dezessete praças; instalação de centrais telefônicas na vila de Guia e Águas Belas; construção de três quadras poliesportivas; instalação de vinte e um telefones públicos em localidades da zona rural; reforma de cemitérios; reforma de onze escolas; reforma da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima e da Praça Antônio de Queiroz Marinho e reforma de dez postos de saúde.” (NASCIMENTO, 2002: p. 77)

Outra importante obra de infraestrutura registrada nesse período de seu governo foi a conquista da pavimentação da Rodovia Estadual CE-168, um sonho de várias décadas:

“Alguns anos depois, por volta de 2002, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o Governo do Estado concluiu a pavimentação da Rodovia Estadual CE-168, que anos antes, em 1952, na gestão do Prefeito Aluísio Ximenes de Aragão, havia sido aberta e depois passado por uma terraplanagem, facilitando ainda mais o acesso do Município de Boa Viagem às regiões Centro-Sul e Cariri do Estado do Ceará.” (SILVA JÚNIOR, 2010: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/categoria/acesso/. Acesso no dia 19 de junho de 2017)

Nesse período, por meio de pesquisas colhidas junto à população, foi escolhido nos anos de 1999, 2000 e 2001 entre os trinta melhores prefeitos do Estado do Ceará, recebendo nessa ocasião o diploma de “Destaque da Administração Pública”, como também, no dia 25 de novembro de 2002, na cidade de Fortaleza, um troféu de honra ao mérito que foi conferido pelo Serviço de Assistência aos Prefeitos do Interior em reconhecimento ao seu trabalho.

Imagem do Dep. Marcos Cals e do Prefeito Fernando Assef na solenidade de premiação.

Nesse mesmo ano, depois de muitas negociações, conseguiu adquirir uma das principais e mais equipadas emissora de rádio da região, a Rádio Difusora Asa Branca LTDA, AM 710, que durante muitos anos serviu como porta-voz do grupo político da “Oligarquia dos Paraibanos”:

“Instalada no dia 17 de setembro de 1983. Sócios: Dr. José Vieira Filho (fundador), Profª. Maria Dias Cavalcante Vieira, Dr. Francisco Vieira Carneiro, José de Queiroz Sampaio Neto e outros. Em 13 de outubro de 1999, passou para a administração do Dep. Eunício Lopes Oliveira, Ricardo Lopes Augusto e Gardêncio Lucena.” (NASCIMENTO, 2002: p. 243)

Na eleição municipal que ocorreu no dia 5 de outubro de 2008, dessa vez militando nos quadros políticos do PSDB – o Partido da Social Democracia Brasileira, com a legenda nº 45, tendo como vice de sua chapa o nome do Vereador Ismael Fragoso da Silva, resolveu concorrer em uma nova disputa pelo Poder Executivo.

Imagem do material dessa campanha.

Imagem do material dessa campanha.

Nessa refrega eleitoral, tendo direito a sua reeleição, enfrentou na principal chapa concorrente o candidato do PR – o Partido da República, legenda nº 22, representado pelo Prefeito José Vieira Filho, que tinha como vice o nome do Dr. Márcio Ary Machado de Morais.
Na terceira chapa, pela bancada do PMDB, com a legenda nº 15, que também era muito forte, figurava o nome de Antônio Argeu Nunes Vieira, que tinha como vice o nome do Dr. Marco Antônio Feitosa Moreira.
Ao fim dessa difícil campanha, as urnas proclamaram o seguinte resultado: o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef recebeu a confiança de 12.866 votos, enquanto a chapa de José Vieira Filho recebeu apenas 9.439, uma diferença de 3.427 votos, já a terceira chapa, de Antônio Argeu Nunes Vieira, recebeu 5.822 votos.
Com a proximidade da eleição seguinte, contando com o importante e simulado apoio do vice-governador do Estado, o Dr. Domingos Gomes de Aguiar Filho, foi coagido em muitas situações a seguir as suas orientações políticas, que eram orquestradas no Município de Boa Viagem pelo grupo encabeçado por Antônio Argeu Nunes Vieira, representante do PMDB.
Nessa eleição, intencionalmente, as forças politicas da confiança do vice-governador foram pulverizadas nas duas principais chapas concorrentes, onde os candidatos a vice-prefeito eram de sua base.

“Nos bastidores dessa campanha, de uma forma bem sutil e articulada, as lideranças politicas locais seguiam os interesses do vice-governador do Estado, o Dr. Domingos Gomes de Aguiar Filho, que propositalmente dividiu o grupo do Prefeito Antônio Argeu Nunes Vieira nas duas chapas, onde astuciosamente apontou os dois vices.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/aline-cavalcante-vieira/. Acesso no dia 16 de maio de 2017)

Na eleição municipal que ocorreu no dia 7 de outubro de 2012, buscando a sua primeira reeleição, dessa vez militando nos quadros políticos do PSD – o Partido Social Democrático, legenda nº 55, teve como companheira de chapa o nome da Vereadora Maria da Conceição Costa Araújo, popularmente conhecida por “Ceiça”.

Imagem de seu material de campanha.

Imagem de seu material de campanha.

Na chapa adversária, novamente encabeçada pelo PR – o Partido da República, tinha o nome da Engenheira Agrônoma Aline Cavalcante Vieira, filha de José Vieira Filho, sendo acompanhada do Empresário Adriano José da Silva.
Ao fim dessa disputa, que foi definida por detalhes, foi reconduzido a um novo mandato eletivo depois de receber a confiança de 15.190 votos, enquanto a sua adversária recebeu 14.706, uma derrota que foi bastante indigesta pela oposição e que lhe imprimiu uma forte perseguição no decorrer do seu mandato.

“O futuro prefeito de Boa Viagem, Município no interior do Ceará, será Fernando Antônio Vieira Assef (PSD) e não Aline Cavalcante Vieira (PR), como divulgado na apuração do primeiro turno das eleições do último dia 7. O TSE validou o registro de candidatura de Assef, da vice, Maria da Conceição Costa Araújo e mudou o resultado da eleição. Fernando Assef teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e concorreu por força de liminar. Com a decisão de ontem (23), Fernando Assef e sua vice foram considerados aptos. Os 15.190 votos que recebeu no primeiro turno passaram a ter validade e superaram os 14.706 obtidos por Aline Cavalcante Vieira. A candidata derrotada e o Ministério Público Eleitoral, por integrarem a ação que pediu a impugnação do registro de Assef, têm prazo até a próxima sexta-feira (26) para questionar a decisão da ministra Laurita Vaz e pedir para que o plenário do TSE reveja a decisão.” (COURA, 2012: Disponível em http://www.ebc.com.br/2012/10/tse-declara-fernando-assef-prefeito-eleito-de-boa-viagem-no-ceara. Acesso no dia 27 de abril de 2017)

Nessa gestão, o Município de Boa Viagem atravessou longos e duros anos de seca, e o seu governo foi muito atacado pela oposição nas emissoras de rádio local, principalmente pelos locutores da Rádio Liberdade e da Rádio Esperança, um veículo de comunicação que possui ligações com à Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, mas não se diferenciava das outras emissoras seculares na busca desesperada de um contrato de publicidade, desviando-se precipuamente do objetivo de sua concessão, que era o evangelismo.
Essa oposição, que era encabeçada por Aline Cavalcante Vieira e os seus aliados, entre eles o presidente da Rádio Esperança, contrataram diversos profissionais de rádio com o intuito de difamar o seu mandato.
O curioso dessa atitude é que alguns desses radialistas não eram de confissão protestante e utilizavam publicamente de uma linguagem imprópria para um veículo de comunicação que era mantido com recursos eclesiásticos, fato que nessa época gerou relativo descontentamento dentro da comunidade protestante existente dentro do Município.
No dia 18 de maio de 2014, ao receber a notícia de um grave acidente ocorrido com moradores de Boa Viagem na cidade de Canindé, se deslocou imediatamente para o local no intuito de prestar assistência aos familiares e feridos, fato que ficou conhecido na história do Município como “O Domingo Trágico“.

“Nessa data, por volta da 7 horas da manhã, o ônibus intermunicipal nº 0241090, placa NVC 8393, da Viação Princesa dos Inhamuns, saiu do Terminal Rodoviário Samuel Alves da Silva com destino à cidade de Fortaleza e sofreu um grave acidente no km 303 da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, pouco depois de chegar dentro do perímetro da Zona Urbana da cidade de Canindé.” (SILVA JÚNIOR, 2014: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/o-domingo-tragico/. Acesso no dia 18 de maio de 2018)

Ao fim desse mandato, quando o nosso país enfrentava uma grave crise de recessão econômica e problemas políticos externos, que culminaram no impeachment da Presidente Dilma Vana Rousseff, o grupo de oposição ao seu governo, todos os meses, no dia 22, fazia uma reunião em que injetava uma injeção de ódio em seus militantes.

Imagem do Prefeito Fernando Assef ao lado da Presidente Dilma Rousseff.

Imagem do Prefeito Fernando Assef ao lado da Presidente Dilma Rousseff, do Gov. Cid Gomes e do Min. Aluísio Mercadante. 

Meses depois, na campanha por sua sucessão, que foi bastante acirrada, embora o seu candidato tenha perdido com uma expressiva margem de votos por conta da divisão de seu grupo, que se negou a seguir os desejos do Dr. Domingos Gomes de Aguiar Filho, nessa época exercendo a função presidente do TCM – o Tribunal de Contas dos Municípios.
Nessa gestão, as principais conquistas de seu governo deixadas para o povo foram as seguintes: A aquisição, doação da propriedade e o apoio na construção do campus do IFCE – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; a aquisição, doação da propriedade e o apoio na construção da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Emerson Gustavo Almeida Silva; a construção da Unidade Básica da Saúde Aureliano Verçosa Lima; a construção da Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha; a construção da Unidade Básica da Saúde Luís Gonzaga Ferreira de Almeida; a construção da Unidade Básica da Saúde Luiz Gonzaga Rodrigues; a construção da Unidade Básica da Saúde Antônio Martins de Lima; a construção da Unidade Básica da Saúde Luís Leandro de Oliveira; a construção da Unidade Básica da Saúde Rita Alves de Sales; o início da construção da Creche Proinfância Edna Vieira da Silva; o início da construção da Creche Proinfância Profª Maria Rosary Pereira; a implantação da Farmácia Popular; a assinatura da lei que deu fim à cobrança da taxa de iluminação pública; a assinatura da lei de ampliação da carga horária de trabalho de 150 professores da rede municipal e promoveu concurso público.
Antes disso, outra importante obra de infraestrutura nesse período de seu governo foi a conquista da pavimentação da Rodovia Estadual CE-266:

“Por fim, nos últimos meses de 2013, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o Governo do Estado pavimentou o trecho da Rodovia Estadual CE-266 entre a cidade de Boa Viagem e o Distrito de Nossa Senhora do Livramento, no Município de Monsenhor Tabosa, que melhorou ainda mais o acesso a Zona Norte do Estado do Ceará.” (SILVA JÚNIOR, 2010: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/categoria/acesso/. Acesso no dia 19 de junho de 2017)

Nos primeiros meses de 2017, mesmo fora do Poder Executivo, o seu nome continuou a ser alvo das equipes de rádio que apoiavam o governo da Prefeita Aline Cavalcante Vieira.
Nessa época, no dia 10 de fevereiro, sem ter buscado provas que fundamentassem a sua fala, recebeu duras críticas em rede nacional através do jornalista Ricardo Eugênio Boechat, que integra a rede Band News, ganhando grande repercussão nas redes sociais do Município:

“Também minha querida população de Boa Viagem, se vocês elegem um ‘cabeça de jegue’ desse que tem carro oficial mas não paga a conta do hospital, vocês tem uma dose de culpa”, disse Boechat.” (WENDEL, 2017: Disponível em http://quixeramobimagora.blogspot.com.br/2017/02/ricardo-boechat-chama-ex-prefeito-de.html. Acesso no dia 27 de abril de 2017)

Pouco tempo depois, mesmo sem mandato eletivo e inquieto por ver o estado de penúria em que passava o Município de Boa Viagem por conta da estiagem, de todas as formas procurou meios para suprir as necessidades hídricas da cidade de Boa Viagem.

Imagem da comitiva que se reuniu com o Gov. Camilo Santana em busca da adutora da Barragem do Umari.

Entre essas meios, buscou apoio político junto ao Governo do Estado para colocação de uma adutora que trouxesse água potável da Barragem do Umari, no Município de Madalena, que fica distante 40 quilômetros da cidade de Boa Viagem:

“Aconteceu na noite dessa quarta-feira, 26 de abril, quando por intermédio de seu gabinete, diversas lideranças municipais estiveram reunidas com o governador do Estado, Camilo Santana, para apresentar demandas e buscar soluções. O encontro, que aconteceu no Palácio do Abolição, reuniu representantes de Tauá, Parambu, Trairi, Boa Viagem, Crateús, Aiuaba e Quiterianópolis. Os principais pleitos apresentados foram relativos às medidas de enfrentamento da crise hídrica, alternativas de convivência com a seca, segurança, educação, saúde e infraestrutura. Dentre os representantes, estavam o prefeito de Tauá, Carlos Windson (PR); de Trairi, Marcos Prado (PSDB); de Quiterianópolis, Dr. Barreto (SD); as lideranças de Parambu, Padre Márcio, Marcos Torquato, Valdenor Feitosa e os vereadores Ronaldo Feitosa (PR) , Emanoel Marinho (PDT) e Erasmo Lopes (PDT); de Boa Viagem, o ex-prefeito Fernando Assef, vereador Jardel Fernandes (PSL), Everardo Facundo, André Facundo, Régis Carneiro e José Carlito; de Aiuaba, Adalberto Feitosa, e de Crateús, o empresário Helder Leitão.” (BRANDÃO, 2017: Disponível em http://www.rogilsonbrandao.com.br/2017/04/audic-leva-lideres-dos-inhamuns-trairi.html. Acesso no dia 27 de abril de 2017)

Antes disso, no dia 12 de junho de 2017, com proposição do Vereador Valdemiro Carneiro de Oliveira Júnior, foi agraciado por unanimidade com o titulo de cidadania madalenense por ter aberto as portas do Hospital e Maternidade Adília Maria de Lima para os moradores daquele Município.

Imagem do dia em que recebeu o titulo de cidadania madalenense.

No dia 26 de fevereiro de 2019, por meio do Ministério Público do Estado do Ceará, através do Promotor Dr. Alan Moitinho, foi ajuizado uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa pedindo a sua condenação.
Essa ação foi motivada em razão da prática de atos de improbidade administrativa diante da ausência de quitação dos recursos destinados ao pagamento dos precatórios referentes ao exercício financeiro de 2015.

“Segundo a investigação sobre a violação aos princípios da administração pública que embasou a ação proposta, no exercício de 2015, a Justiça requisitou o valor de R$ 246.769,63 para quitação de precatórios de natureza alimentar. O então prefeito de Boa Viagem, incluiu, durante o exercício financeiro de 2015, previsão orçamentária para o pagamento dos precatórios judiciais devidos pela Administração Municipal. Todavia, deliberadamente e dolosamente deixou de adimplir tais pagamentos. ‘A atitude do ex-prefeito Assef resultou em prejuízo ao erário do município de Boa Viagem, tendo em vista que os precatórios judiciais, a cada ano que deixam de ser pagos, têm o seu valor aumentado por força da incidência dos juros da mora’, advertiu o promotor Alan Moitinho. O ex-prefeito, Fernando Assef, dolosamente descumpriu ordem judicial, que foi a requisição do presidente do Tribunal de Justiça, conforme o artigo 100 da Constituição Federal, o que também caracteriza ato de improbidade administrativa, porque atenta contra os princípios da legalidade e da harmonia e interdependência de poderes. Portanto, para o Ministério Público, ‘tal atitude, além de atentar contra os princípios da administração pública, representa um grave encargo financeiro ao patrimônio público da cidade de Boa Viagem’, acrescentou Moitinho. Ademais, o promotor de Justiça observou que o ex-Prefeito de Boa Viagem praticou conduta dolosa, atentatória aos princípios da administração, violando os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade ao deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, na omissão de cumprir totalmente a execução orçamentária, especialmente não pagar a totalidade prevista para precatórios de natureza alimentar, de crédito de natureza preferencial. Neste sentido, Alan Moitinho esclareceu que, o Decreto-Lei nº 201 de 27 de fevereiro de 1967, em seu artigo 1º, inciso XIV, prevê como crime de responsabilidade dos prefeitos ‘[…] deixar de cumprir ordem judicial sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente’. Na ação civil pública, o Ministério Público pleiteou a condenação do requerido nas sanções do artigo 11 da Lei nº 8.429/92, que acarreta a aplicação das seguintes sanções: ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.” (MPCE, 2019: Disponível em http://www.mpce.mp.br/2019/02/27/mpce-pede-condenacao-de-ex-prefeito-de-boa-viagem-por-nao-pagar-precatorios/?fbclid=IwAR3kqRrWvDRI3oXZwwsdEVAoV-qAv6iMmQrEiCckGY8S5K6Kto3TLThIOAM. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2019)

No dia 29 de fevereiro de 2020, aproximando-se o momento das convenções, deu publicidade ao fato de estar mudando de partido, engajando-se nos quadros políticos do Solidariedade.

“O ex-prefeito Fernando Assef confirmou neste sábado, 29, sua saída do PSD, ao qual estava filiado desde 2012. O político está indo para o SDD visando o pleito de 2020, Assef é declarado pré-candidato e diz estar à disposição do grupo para compor a chapa… Fernando é ex-prefeito de Boa Viagem, Município ao qual esteve à frente por 4 mandados, sendo um deles como vice-prefeito, assumindo seu primeiro mandato após o falecimento do ex-prefeito Major Carneiro, em 1998. Com forte liderança política, Assef é um dos nomes mais apostados pela oposição contra à prefeita Aline Vieira (PL), a quem derrotou no pleito de 2012.” (SERTNEWS, 2020: Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/1893/fernando-assef-confirma-saida-do-psd-e-filiacao-ao-solidariedade-visando-2020. Acesso no dia 29 de fevereiro de 2020)

Nesse mesmo ano, indicou o nome de sua esposa, Jeyne Ellen Marinho Mesquita, a compor a chapa vencedora desse pleito, que teve José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, como cabeça de chapa para o Poder Executivo.

“A eleição em 2020 de Boa Viagem revelou algo diferenciado, primeiro a liderança feminina nas primeiras colocações para o Legislativo Municipal, e na chapa majoritária Régis Carneiro eleito prefeito sem ter um histórico politico e nunca ter exercido nenhum cargo público. A chapa pura do Solidariedade teve também como destaque, Ellen Assef, 29 anos, cuja candidatura foi trabalhada de uma forma repentina. Ellen é esposa do ex-prefeito Fernando Assef e aceitou compor a chapa, mesmo tendo experiência politica apenas em acompanhar o seu esposo. Nascida no Distrito de Jacampari, vindo de uma família simples, jamais imaginou que chegaria a um cargo importante no difícil cenário politico local. No entanto Ellen Assef com sua juventude e carisma conquistou o coração dos boaviagenses, formando uma dupla imbatível e vitoriosa no pleito do último dia 15 de novembro. Ellen teve como inspiração além do seu esposo Fernando Assef, a filha Júlia o xodó do casal no convívio diário.” (SISTEMA ASA BRANCA DE COMUNICAÇÃO, 2020: Disponível em https://www.radioasabranca.com.br/boa-viagem-ellen-assef-uma-vice-diferente/. Acesso no dia 14 de janeiro de 2021)

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRANDÃO, Rogilson. Audic leva líderes dos Inhamuns,Trairi e Crateús para encontro com Camilo. Disponível em http://www.rogilsonbrandao.com.br/2017/04/audic-leva-lideres-dos-inhamuns-trairi.html. Acesso no dia 27 de abril de 2017.
  2. COURA, Roberto. TSE declara Fernando Assef prefeito eleito de Boa Viagem, no Ceará. Disponível em http://www.ebc.com.br/2012/10/tse-declara-fernando-assef-prefeito-eleito-de-boa-viagem-no-ceara. Acesso no dia 27 de abril de 2017.
  3. MPCE. MPCE pede condenação de ex-prefeito de Boa Viagem por não pagar precatórios. Disponível em http://www.mpce.mp.br/2019/02/27/mpce-pede-condenacao-de-ex-prefeito-de-boa-viagem-por-nao-pagar-precatorios/fbclid=Iw
    AR3kqRrWvDRI3oXZwwsdEVAoVqAv6iMmQrEiCckGY8S5K6Kto3TLThIOAM.
  4. MARINHO, Antônia de Lima. A Filha do Nordeste e Frutos Nordestinos. Boa Viagem: Máximos Impressões Gráficas, 2015.
  5. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  6. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão: A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Boa Viagem, CE: Premius, 2015.
  7. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Venceslau Vieira Batista. https://www.historiadeboaviagem.com.br/venceslau-vieira-batista/Acesso no dia 20 de março de 2017.
  8. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. José Assef Fares. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-assef-fares/. Acesso no dia 29 de dezembro de 2016.
  9. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A potencialidade viária do Município de Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/categoria/acesso/. Acesso no dia 19 de junho de 2017.
  10. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Aline Cavalcante Vieira. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/aline-cavalcante-vieira/. Acesso no dia 16 de maio de 2017.
  11. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. O Domingo Trágico. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/o-domingo-tragico/. Acesso no dia 18 de maio de 2018.
  12. SISTEMA ASA BRANCA DE COMUNICAÇÃO. Ellen Assef, uma vice diferente. Disponível em https://www.radioasabranca.com.br/boa-viagem-ellen-assef-uma-vice-diferente/. Acesso no dia 14 de janeiro de 2021.
  13. WENDEL, Lucas. Ricardo Boechat chama e-prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, de “cabeça de jegue”. Disponível em http://quixeramobimagora.blogspot.com.br/2017/02/ricardo-boechat-chama-ex-prefeito-de.html. Acesso no dia 27 de abril de 2017.

508 pensou em “Fernando Antônio Vieira Assef

  1. Pingback: Administração de 1989 – 1992 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Administração de 1993 – 1996 | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Administração de 1997 – 2000 | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Administração de 2001 – 2004 | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Administração de 2009 – 2012 | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Administração de 2013 – 2016 | História de Boa Viagem

  7. Pingback: Francisco Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

  8. Pingback: Osmar de Oliveira Fontes | História de Boa Viagem

  9. Pingback: José Vieira Filho (Mazinho) | História de Boa Viagem

  10. Pingback: Francisco Joel Lima e Silva | História de Boa Viagem

  11. Pingback: Cícero Carneiro Filho | História de Boa Viagem

  12. Pingback: Otacílio de Alencar Araújo | História de Boa Viagem

  13. Pingback: Luiz Araújo | História de Boa Viagem

  14. Pingback: José Vieira de Lima | História de Boa Viagem

  15. Pingback: Luiz Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

  16. Pingback: Agenor Gomes Maciel | História de Boa Viagem

  17. Pingback: Unidade Básica da Saúde Luís Leandro de Oliveira | História de Boa Viagem

  18. Pingback: Luís Leandro de Oliveira | História de Boa Viagem

  19. Pingback: Manoel Maria de Jesus | História de Boa Viagem

  20. Pingback: Jonas Fragoso de Freitas | História de Boa Viagem

  21. Pingback: Daniel Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  22. Pingback: Edina da Silva Vieira | História de Boa Viagem

  23. Pingback: José Uchôa Sobrinho | História de Boa Viagem

  24. Pingback: Raimundo Alves Campos | História de Boa Viagem

  25. Pingback: Maria das Graças Evangelista Abreu | História de Boa Viagem

  26. Pingback: Raimundo Alves Batista | História de Boa Viagem

  27. Pingback: Jacob Angelim de Sousa | História de Boa Viagem

  28. Pingback: Sebastião de Sousa Santiago | História de Boa Viagem

  29. Pingback: Marcos José Cavalcante Sampaio | História de Boa Viagem

  30. Pingback: José Assef Fares | História de Boa Viagem

  31. Pingback: Francisca Ione Vieira Assef | História de Boa Viagem

  32. Pingback: Venceslau Vieira Batista | História de Boa Viagem

  33. Pingback: Benjamim Alves da Silva | História de Boa Viagem

  34. Pingback: Edson Tadeu de Queiroz Teodoro Albuquerque | História de Boa Viagem

  35. Pingback: Obmor Carvalho Bezerra de Menezes | História de Boa Viagem

  36. Pingback: Francisca Alves de Morais | História de Boa Viagem

  37. Pingback: Argemiro Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  38. Pingback: Agostinho Teixeira Pinto | História de Boa Viagem

  39. Pingback: José Bruno Maciel | História de Boa Viagem

  40. Pingback: José de Sousa Jales | História de Boa Viagem

  41. Pingback: Francisco de Assis Marinho (Chico França) | História de Boa Viagem

  42. Pingback: Sebastião Alves da Silva | História de Boa Viagem

  43. Pingback: Rev. José Borba da Silva Neto | História de Boa Viagem

  44. Pingback: Francisco Alves Filho | História de Boa Viagem

  45. Pingback: José Jôfre da Silva | História de Boa Viagem

  46. Pingback: Pe. Paulo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem

  47. Pingback: Evaldo Neco Barreto Júnior | História de Boa Viagem

  48. Pingback: Otacílio Xavier da Silva | História de Boa Viagem

  49. Pingback: Ladislau Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

  50. Pingback: Mons. Francisco de Sales Cavalcanti | História de Boa Viagem

  51. Pingback: Antônio Argeu Nunes Vieira Filho | História de Boa Viagem

  52. Pingback: Zeneida Vieira Bruno | História de Boa Viagem

  53. Pingback: Luiz Uchôa Neto | História de Boa Viagem

  54. Pingback: Maria da Conceição Alves de Melo | História de Boa Viagem

  55. Pingback: Sabrina Rodrigues Ramos | História de Boa Viagem

  56. Pingback: Maria Rosary Pereira | História de Boa Viagem

  57. Pingback: Francisco das Chagas Uchôa Viana | História de Boa Viagem

  58. Pingback: Sidônio Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  59. Pingback: Francisca Ivani Citó Ramalho | História de Boa Viagem

  60. Pingback: Antônio Alves Capistrano | História de Boa Viagem

  61. Pingback: Francisco de Assis Lobo de Sousa | História de Boa Viagem

  62. Pingback: Francisco João Mendes | História de Boa Viagem

  63. Pingback: Walkmar Brasil Santos | História de Boa Viagem

  64. Pingback: Felisbela Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  65. Pingback: Antenor Gomes de Barros Leal | História de Boa Viagem

  66. Pingback: Antônio Otávio de Sousa | História de Boa Viagem

  67. Pingback: Manoel João da Silva | História de Boa Viagem

  68. Pingback: Misrain Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  69. Pingback: Ismael Fragoso da Silva | História de Boa Viagem

  70. Pingback: Maria Alzira Lima Vieira | História de Boa Viagem

  71. Pingback: Francisco Tibiriçá Façanha | História de Boa Viagem

  72. Pingback: Maria Socorro Machado Alves | História de Boa Viagem

  73. Pingback: Maria Célia Macêdo de Araújo | História de Boa Viagem

  74. Pingback: Zacarias Mendes Machado | História de Boa Viagem

  75. Pingback: Aderbal Carneiro de França | História de Boa Viagem

  76. Pingback: Regina Célia Teixeira | História de Boa Viagem

  77. Pingback: Deonete Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  78. Pingback: Gutemberg Mendes Farias Filho | História de Boa Viagem

  79. Pingback: Jessé Alves da Silva Filho | História de Boa Viagem

  80. Pingback: Maria da Conceição Costa Araújo | História de Boa Viagem

  81. Pingback: Edson Alves da Silva | História de Boa Viagem

  82. Pingback: Ezaú Fragoso da Silva | História de Boa Viagem

  83. Pingback: Ademir Carneiro de Freitas | História de Boa Viagem

  84. Pingback: Antônio Argeu Nunes Vieira | História de Boa Viagem

  85. Pingback: David Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

  86. Pingback: Jerônimo Alves Bezerra | História de Boa Viagem

  87. Pingback: Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

  88. Pingback: Secretários e Assessores da Administração de 1997 – 2000 | História de Boa Viagem

  89. Pingback: Secretários e Assessores da Administração de 2001 – 2004 | História de Boa Viagem

  90. Pingback: Secretários e Assessores da Administração de 2009 – 2012 | História de Boa Viagem

  91. Pingback: Praça Antônio de Queiroz Marinho | História de Boa Viagem

  92. Pingback: Maria Lúcia Costa Campos | História de Boa Viagem

  93. Pingback: Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto | História de Boa Viagem

  94. Pingback: José Mota Pinheiro | História de Boa Viagem

  95. Pingback: Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima | História de Boa Viagem

  96. Pingback: Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha | História de Boa Viagem

  97. Pingback: Unidade Básica da Saúde Aureliano Verçosa Lima | História de Boa Viagem

  98. Pingback: Jardel Linistefeson de Sousa Fernandes | História de Boa Viagem

  99. Pingback: Unidade Básica da Saúde Marcos José Cavalcante Sampaio | História de Boa Viagem

  100. Pingback: História do Distrito de Guia | História de Boa Viagem

  101. Pingback: Ozeas Alves Facundo | História de Boa Viagem

  102. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  103. Pingback: Luiz Gonzaga Rodrigues | História de Boa Viagem

  104. Pingback: Rio Boa Viagem | História de Boa Viagem

  105. Pingback: Praça da Imagem de Nossa Srª da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  106. Pingback: Praça das Lágrimas | História de Boa Viagem

  107. Pingback: Praça do Bairro Vila Azul | História de Boa Viagem

  108. Pingback: Praça Maria Queiroz Marinho | História de Boa Viagem

  109. Pingback: Praça José de Queiroz Sampaio | História de Boa Viagem

  110. Pingback: Praça Francisco Chagas de Mesquita | História de Boa Viagem

  111. Pingback: Praça José Vieira Filho | História de Boa Viagem

  112. Pingback: Praça Jacó Angelim de Sousa | História de Boa Viagem

  113. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisco Araújo Filho | História de Boa Viagem

  114. Pingback: Unidade de Referência da Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho | História de Boa Viagem

  115. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Marcelo Facundo Carneiro | História de Boa Viagem

  116. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Antônio Carneiro da Silva | História de Boa Viagem

  117. Pingback: Cemitério Parque da Esperança | História de Boa Viagem

  118. Pingback: Cemitério Parque da Saudade | História de Boa Viagem

  119. Pingback: Manuel Honor da Costa Mendes | História de Boa Viagem

  120. Pingback: Praça Nossa Senhora Auxiliadora | História de Boa Viagem

  121. Pingback: Praça Manoel Matias | História de Boa Viagem

  122. Pingback: Praça Deonete Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  123. Pingback: Praça Manoel Soares Campos | História de Boa Viagem

  124. Pingback: Praça Francisco Martins Chaves | História de Boa Viagem

  125. Pingback: Praça do Jatobá | História de Boa Viagem

  126. Pingback: Praça do Ipu | História de Boa Viagem

  127. Pingback: Praça de Santa Terezinha | História de Boa Viagem

  128. Pingback: Francisco Wilson Machado | História de Boa Viagem

  129. Pingback: Praça de Várzea da Arara | História de Boa Viagem

  130. Pingback: Praça Maria Alfredo | História de Boa Viagem

  131. Pingback: Praça Manoel Bezerra Cavalcante | História de Boa Viagem

  132. Pingback: Florípes Fragoso da Silva | História de Boa Viagem

  133. Pingback: Unidade Básica de Saúde Luiz Gonzaga Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  134. Pingback: Unidade Básica da Saúde Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto | História de Boa Viagem

  135. Pingback: Unidade Básica da Saúde José Martins Vieira | História de Boa Viagem

  136. Pingback: Unidade Básica da Saúde Rita Alves de Sales | História de Boa Viagem

  137. Pingback: Casa de Apoio Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto | História de Boa Viagem

  138. Pingback: Unidade Básica da Saúde Jacob Angelim de Sousa – Vila de Domingos da Costa | História de Boa Viagem

  139. Pingback: Unidade Básica da Saúde Luís Vieira de Sousa – Vila de Guia | História de Boa Viagem

  140. Pingback: Unidade Básica da Saúde Luiz Gonzaga Rodrigues – Vila de Boqueirão | História de Boa Viagem

  141. Pingback: Unidade Básica da Saúde Antônio Martins de Lima – São Pedro | História de Boa Viagem

  142. Pingback: Posto da Saúde Maria Virginia Sousa – Fazenda Nova | História de Boa Viagem

  143. Pingback: Posto da Saúde Francisco João Mendes | História de Boa Viagem

  144. Pingback: Praça do Xique-xique | História de Boa Viagem

  145. Pingback: Praça Enoque Antero da Silva – Vila de Boqueirão | História de Boa Viagem

  146. Pingback: Praça da Vila de Boqueirão | História de Boa Viagem

  147. Pingback: Praça Oliveira Ferreira Franco – Vila de Ibuaçu | História de Boa Viagem

  148. Pingback: Altamira Silva de Sousa | História de Boa Viagem

  149. Pingback: Avenida Basílio Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

  150. Pingback: Salustiano Martins Chaves | História de Boa Viagem

  151. Pingback: Pe. Francisco Ignácio da Costa Mendes | História de Boa Viagem

  152. Pingback: Bairro Vila Holanda | História de Boa Viagem

  153. Pingback: Marcelo Facundo Carneiro | História de Boa Viagem

  154. Pingback: Loteamento Dr. César Cals de Oliveira | História de Boa Viagem

  155. Pingback: Loteamento Morada dos Ventos | História de Boa Viagem

  156. Pingback: Jurandi Batista Carneiro Filho | História de Boa Viagem

  157. Pingback: Cisalpina da Cunha Lima | História de Boa Viagem

  158. Pingback: Distrito de Jacampari | História de Boa Viagem

  159. Pingback: A POTENCIALIDADE VIÁRIA DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  160. Pingback: CE-168 | História de Boa Viagem

  161. Pingback: CE-266 | História de Boa Viagem

  162. Pingback: Brígido Alves de Morais | História de Boa Viagem

  163. Pingback: Francisco Hermes Rocha | História de Boa Viagem

  164. Pingback: Calvino Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  165. Pingback: Eliézio Viana de Sousa | História de Boa Viagem

  166. Pingback: Francisco Gonçalo da Silva | História de Boa Viagem

  167. Pingback: Carlos Alberto Ribeiro da Silva | História de Boa Viagem

  168. Pingback: João Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  169. Pingback: Luiz Gonzaga Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  170. Pingback: Narsales de Oliveira | História de Boa Viagem

  171. Pingback: Francisco Braga do Nascimento | História de Boa Viagem

  172. Pingback: Olavo de Almeida Brilhante Filho | História de Boa Viagem

  173. Pingback: Guiomar Oliveira Sampaio | História de Boa Viagem

  174. Pingback: Aristides Alves Cavalcante | História de Boa Viagem

  175. Pingback: Ernesto Pereira de Sousa | História de Boa Viagem

  176. Pingback: Raimundo Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  177. Pingback: Edílson Freitas do Nascimento | História de Boa Viagem

  178. Pingback: Dirceu José dos Santos | História de Boa Viagem

  179. Pingback: Juscelino Gonçalves da Silva | História de Boa Viagem

  180. Pingback: Maria do Carmo Uchôa Marques | História de Boa Viagem

  181. Pingback: Patrício Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  182. Pingback: Ledjane Cavalcante Noronha | História de Boa Viagem

  183. Pingback: Aureliano Verçosa Lima | História de Boa Viagem

  184. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos | História de Boa Viagem

  185. Pingback: AS COMENDAS E OS TÍTULOS CONCEDIDOS PELO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  186. Pingback: Philomena de Assis Uchôa | História de Boa Viagem

  187. Pingback: Joaquim Vieira Lima | História de Boa Viagem

  188. Pingback: Parque de Vaquejadas e Eventos Joaquim Vieira Lima | História de Boa Viagem

  189. Pingback: Terminal Rodoviário Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

  190. Pingback: Parque de Exposições Agropecuárias José Vieira de Lima | História de Boa Viagem

  191. Pingback: Tereza Anfrísio da Silva | História de Boa Viagem

  192. Pingback: Antônio Osmar Mendes Lobo | História de Boa Viagem

  193. Pingback: Francisco Pereira Marques | História de Boa Viagem

  194. Pingback: Francisco Marques de Macêdo | História de Boa Viagem

  195. Pingback: Mastro do Pavilhão Municipal | História de Boa Viagem

  196. Pingback: A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  197. Pingback: Raimundo de Melo Sobrinho | História de Boa Viagem

  198. Pingback: Unidade de Pronto Atendimento Dr. Émerson Gustavo Almeida Silva | História de Boa Viagem

  199. Pingback: Émerson Gustavo Almeida Silva | História de Boa Viagem

  200. Pingback: MAIO | História de Boa Viagem

  201. Pingback: Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  202. Pingback: Creche Proinfância Édina da Silva Vieira | História de Boa Viagem

  203. Pingback: Mons. Luiz Orlando de Lima | História de Boa Viagem

  204. Pingback: Pólo de Atendimento Dr. Sérgio Amaro Sátiro Fernandes | História de Boa Viagem

  205. Pingback: Centro de Esportes José Assef Fares | História de Boa Viagem

  206. Pingback: Diana Cavalcante Vieira | História de Boa Viagem

  207. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Benjamim Alves da Silva | História de Boa Viagem

  208. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  209. Pingback: Creche Proinfância Edson Tadeu de Queiroz Teodoro Albuquerque | História de Boa Viagem

  210. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana | História de Boa Viagem

  211. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Jessé Alves da Silva | História de Boa Viagem

  212. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisco José Vieira | História de Boa Viagem

  213. Pingback: Escola de Ensino Fundamental José Adauto Sales | História de Boa Viagem

  214. Pingback: História do Distrito de Ibuaçu | História de Boa Viagem

  215. Pingback: Francisco Ferreira Viana | História de Boa Viagem

  216. Pingback: Escola de Ensino Fundamental José Assef Fares | História de Boa Viagem

  217. Pingback: Centro de Educação Infantil Marcos José Cavalcante Sampaio | História de Boa Viagem

  218. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes | História de Boa Viagem

  219. Pingback: João de Araújo da Costa Mendes | História de Boa Viagem

  220. Pingback: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | História de Boa Viagem

  221. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá | História de Boa Viagem

  222. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Pe. Paulo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem

  223. Pingback: Centro Vocacional Tecnológico Dr. César Cals de Oliveira Filho | História de Boa Viagem

  224. Pingback: Creche Proinfância Profª. Maria Rosary Pereira | História de Boa Viagem

  225. Pingback: Praça da Infância | História de Boa Viagem

  226. Pingback: Centro de Educação Infantil Sabrina Rodrigues Ramos | História de Boa Viagem

  227. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

  228. Pingback: Nilse Ayres de Alencar Araújo | História de Boa Viagem

  229. Pingback: Encontro das Pedras | História de Boa Viagem

  230. Pingback: A Bandeira do Município | História de Boa Viagem

  231. Pingback: O Brasão do Município | História de Boa Viagem

  232. Pingback: Maria Auzerina Chaves | História de Boa Viagem

  233. Pingback: O Selo do Municipio | História de Boa Viagem

  234. Pingback: Ezequiel Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  235. Pingback: Adelide de Carvalho | História de Boa Viagem

  236. Pingback: Francisca Raquel de Freitas | História de Boa Viagem

  237. Pingback: Ana da Cunha Ramos | História de Boa Viagem

  238. Pingback: Pe. José Adauberto de Lima | História de Boa Viagem

  239. Pingback: A ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  240. Pingback: Francisco Alves de Sousa | História de Boa Viagem

  241. Pingback: Promotoria de Justiça | História de Boa Viagem

  242. Pingback: Antônio de Melo Paiva | História de Boa Viagem

  243. Pingback: Pe. José Erineudo Ferreira de Souza | História de Boa Viagem

  244. Pingback: Garagem e Oficina da Secretaria da Infraestrutura | História de Boa Viagem

  245. Pingback: Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB | História de Boa Viagem

  246. Pingback: Cícero Pinto do Nascimento | História de Boa Viagem

  247. Pingback: Praça do Bairro Alto da Queiroz | História de Boa Viagem

  248. Pingback: Centro de Esportes e Multiuso Dr. Sérgio Amaro Sátiro Fernandes | História de Boa Viagem

  249. Pingback: José Natal de Araújo | História de Boa Viagem

  250. Pingback: Ginásio Poliesportivo Dirceu José dos Santos | História de Boa Viagem

  251. Pingback: Raul Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  252. Pingback: O Busto do Mons. José Cândido de Queiroz Lima | História de Boa Viagem

  253. Pingback: O Busto de José de Queiroz Sampaio | História de Boa Viagem

  254. Pingback: A Lagoa do Cavalo Morto | História de Boa Viagem

  255. Pingback: Alonso Abreu Lima | História de Boa Viagem

  256. Pingback: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  257. Pingback: Centro de Saúde Dr. Francisco Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

  258. Pingback: Secretários e Assessores da Administração de 2013 – 2016 | História de Boa Viagem

  259. Pingback: Secretários e Assessores da Administração de 2017 a 2010 | História de Boa Viagem

  260. Pingback: Manuel Teófilo da Costa Mendes | História de Boa Viagem

  261. Pingback: Câmara Municipal de Vereadores de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  262. Pingback: Igreja Evangélica Boa-viagense (História) | História de Boa Viagem

  263. Pingback: Igreja Evangélica Boa-viagense em Anafuê | História de Boa Viagem

  264. Pingback: Florêncio Evangelista | História de Boa Viagem

  265. Pingback: Francisco Jonas de Oliveira Vieira | História de Boa Viagem

  266. Pingback: Praça de Nossa Srª Auxiliadora | História de Boa Viagem

  267. Pingback: Euclides Wicar de Castro Parente Paula Pessoa | História de Boa Viagem

  268. Pingback: Praça do Roque | História de Boa Viagem

  269. Pingback: Sofia Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  270. Pingback: Manoel Bernardino de Santana | História de Boa Viagem

  271. Pingback: Teodorico Marques de Sousa | História de Boa Viagem

  272. Pingback: Gardênia Maria Pereira de Oliveira | História de Boa Viagem

  273. Pingback: Maria Cristina da Silva | História de Boa Viagem

  274. Pingback: Francisco Ribeiro da Silva | História de Boa Viagem

  275. Pingback: Maria José Ribeiro de Sousa | História de Boa Viagem

  276. Pingback: Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem

  277. Pingback: Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 | História de Boa Viagem

  278. Pingback: Aline Cavalcante Vieira | História de Boa Viagem

  279. Pingback: Antônio Araújo Chaves | História de Boa Viagem

  280. Pingback: Açude Público José de Alencar Araújo | História de Boa Viagem

  281. Pingback: Antônio Joaquim de Sousa | História de Boa Viagem

  282. Pingback: Bairro Alto da Queiroz | História de Boa Viagem

  283. Pingback: Bairro Alto do Motor | História de Boa Viagem

  284. Pingback: Bairro Boaviaginha | História de Boa Viagem

  285. Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem

  286. Pingback: Bairro de Nossa Srª de Fátima | História de Boa Viagem

  287. Pingback: Bairro Floresta | História de Boa Viagem

  288. Pingback: O Bairro Oséas Facundo | História de Boa Viagem

  289. Pingback: Bairro José Rosa | História de Boa Viagem

  290. Pingback: Bairro Osmar Carneiro | História de Boa Viagem

  291. Pingback: Bairro Padre Paulo | História de Boa Viagem

  292. Pingback: Bairro Ponte Nova | História de Boa Viagem

  293. Pingback: Raimunda Maria da Glória | História de Boa Viagem

  294. Pingback: Bairro Recreio | História de Boa Viagem

  295. Pingback: Bairro Tibiquari | História de Boa Viagem

  296. Pingback: Bairro Vila Azul | História de Boa Viagem

  297. Pingback: Antônio Fernandes Silva e Sousa | História de Boa Viagem

  298. Pingback: Hélio de Melo Cavalcante | História de Boa Viagem

  299. Pingback: José Adauto Sales | História de Boa Viagem

  300. Pingback: Manoel Farias Leal | História de Boa Viagem

  301. Pingback: Francisco José Vieira | História de Boa Viagem

  302. Pingback: Joana de Assis Uchôa | História de Boa Viagem

  303. Pingback: O Domingo Trágico | História de Boa Viagem

  304. Pingback: Maria Eviza de Carvalho Machado | História de Boa Viagem

  305. Pingback: José Martins Vieira | História de Boa Viagem

  306. Pingback: Praça do Bom Jesus | História de Boa Viagem

  307. Pingback: História do Distrito de Ipiranga | História de Boa Viagem

  308. Pingback: Posto da Saúde – Vila de Jacampari | História de Boa Viagem

  309. Pingback: Farmácia Popular | História de Boa Viagem

  310. Pingback: Posto da Saúde – Vila de Olho d’Água dos Facundos | História de Boa Viagem

  311. Pingback: História do Distrito de Águas Belas | História de Boa Viagem

  312. Pingback: Posto da Saúde Luís Angelim de Sousa – Vila de Domingos da Costa | História de Boa Viagem

  313. Pingback: Posto da Saúde Raimundo Rodrigues Cavalcante – Vila de Boqueirão | História de Boa Viagem

  314. Pingback: Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista | História de Boa Viagem

  315. Pingback: Rádio Liberdade | História de Boa Viagem

  316. Pingback: Agostinha Sanches de Carvalho | História de Boa Viagem

  317. Pingback: Eleotério Manoel da Silva | História de Boa Viagem

  318. Pingback: Flávio Augusto Oliveira de Menezes | História de Boa Viagem

  319. Pingback: Francisco Rodrigues Torres | História de Boa Viagem

  320. Pingback: Jessé Alves da Silva | História de Boa Viagem

  321. Pingback: Fórum Desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra | História de Boa Viagem

  322. Pingback: Alfredo Inácio de Sousa | História de Boa Viagem

  323. Pingback: Odias Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  324. Pingback: Rádio Asa Branca | História de Boa Viagem

  325. Pingback: Luiz Uchôa Viana | História de Boa Viagem

  326. Pingback: Guarda Civil Municipal de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  327. Pingback: Maria das Dores Uchôa Viana | História de Boa Viagem

  328. Pingback: O Obelisco do Centenário | História de Boa Viagem

  329. Pingback: Açude do Anafuê | História de Boa Viagem

  330. Pingback: Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho | História de Boa Viagem

  331. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Manoel Genuíno Vieira | História de Boa Viagem

  332. Pingback: Terminal Aéreo Cel. Virgílio de Morais Fernandes Távora | História de Boa Viagem

  333. Pingback: Praça do Alto do Descanso | História de Boa Viagem

  334. Pingback: Quartel da 4ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Ceará | História de Boa Viagem

  335. Pingback: Antônio Sérgio Vieira Fernandes | História de Boa Viagem

  336. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Luís Martins do Vale | História de Boa Viagem

  337. Pingback: Escola de Ensino Fundamental José Costa Filho | História de Boa Viagem

  338. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sales Facundo | História de Boa Viagem

  339. Pingback: Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque | História de Boa Viagem

  340. Pingback: Capela de São José – Varzantinha | História de Boa Viagem

  341. Pingback: Quadra Poliesportiva do Bairro Padre Paulo | História de Boa Viagem

  342. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Manoel Rodrigues Paé | História de Boa Viagem

  343. Pingback: Quadra Polivalente da EEF José Ricarte de Albuquerque | História de Boa Viagem

  344. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

  345. Pingback: Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento | História de Boa Viagem

  346. Pingback: Centro de Referência da Assistência Social Francisco Sales do Nascimento | História de Boa Viagem

  347. Pingback: Escola Agrotécnica Dr. Janival Almeida Vieira | História de Boa Viagem

  348. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Patrícia Facundo Campos | História de Boa Viagem

  349. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Delfina Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  350. Pingback: Escola de Ensino Fundamental David Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  351. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem

  352. Pingback: O Esporte | História de Boa Viagem

  353. Pingback: O Centro de Esportes e Multiuso de Trapiá dos Lobos | História de Boa Viagem

  354. Pingback: Francisco Lobo Cavalcante | História de Boa Viagem

  355. Pingback: Os Símbolos Municipais | História de Boa Viagem

  356. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Elvira Soares Campos | História de Boa Viagem

  357. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Joaquim Mariano de Oliveira | História de Boa Viagem

  358. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem

  359. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Antônio José da Silva | História de Boa Viagem

  360. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sousa Jales | História de Boa Viagem

  361. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisco Balbino de Sousa | História de Boa Viagem

  362. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisco Nunes de Sousa | História de Boa Viagem

  363. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Raimundo Saraiva Queiroz | História de Boa Viagem

  364. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva | História de Boa Viagem

  365. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Walkmar Brasil Santos | História de Boa Viagem

  366. Pingback: Ossian Alencar Araripe | História de Boa Viagem

  367. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Maria Auzerina Chaves | História de Boa Viagem

  368. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Maria Auzerina Chaves | História de Boa Viagem

  369. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Ossiam Alencar Arararipe | História de Boa Viagem

  370. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa | História de Boa Viagem

  371. Pingback: Quadra Poliesportiva Manoel Aristeu do Nascimento | História de Boa Viagem

  372. Pingback: José Soares Neto | História de Boa Viagem

  373. Pingback: Cozinha Comunitária Maria Cristina da Silva | História de Boa Viagem

  374. Pingback: Joaquim Bezerra da Costa Mendes | História de Boa Viagem

  375. Pingback: A Penitenciária de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  376. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Padre Vital Elias Filho | História de Boa Viagem

  377. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Pedro Soares de Almeida | História de Boa Viagem

  378. Pingback: Maria Idalina da Silva | História de Boa Viagem

  379. Pingback: Luiz Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  380. Pingback: Patrícia Facundo Campos | História de Boa Viagem

  381. Pingback: Primo Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

  382. Pingback: Marília Prado dos Santos | História de Boa Viagem

  383. Pingback: Adriano José da Silva | História de Boa Viagem

  384. Pingback: Francisco Sales Facundo Severo | História de Boa Viagem

  385. Pingback: Márcio Ary Machado de Morais | História de Boa Viagem

  386. Pingback: Águas Belas | História de Boa Viagem

  387. Pingback: Luiz Carlos Uchôa | História de Boa Viagem

  388. Pingback: Loteamento Parque Horizonte | História de Boa Viagem

  389. Pingback: Sérgio Alves de Morais | História de Boa Viagem

  390. Pingback: Pedro Soares de Almeida | História de Boa Viagem

  391. Pingback: História do Distrito de Poço da Pedra | História de Boa Viagem

  392. Pingback: Poço da Pedra | História de Boa Viagem

  393. Pingback: Antônio Uchôa Viana | História de Boa Viagem

  394. Pingback: Edite Carvalho Câmara | História de Boa Viagem

  395. Pingback: Aprígio Gonçalo de Lima | História de Boa Viagem

  396. Pingback: Antônio Ubiratan Ribeiro Tupinambá | História de Boa Viagem

  397. Pingback: Almir Jáder Rocha | História de Boa Viagem

  398. Pingback: João Inácio de Carvalho | História de Boa Viagem

  399. Pingback: Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

  400. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Manoel Alberto da Costa | História de Boa Viagem

  401. Pingback: Distrito de Guia | História de Boa Viagem

  402. Pingback: Distrito de Boqueirão | História de Boa Viagem

  403. Pingback: Distrito de Ibuaçu | História de Boa Viagem

  404. Pingback: Distrito de Águas Belas | História de Boa Viagem

  405. Pingback: História do Distrito de Boqueirão | História de Boa Viagem

  406. Pingback: Boqueirão | História de Boa Viagem

  407. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Belarmino André do Nascimento | História de Boa Viagem

  408. Pingback: Guia | História de Boa Viagem

  409. Pingback: José Pereira de Sousa | História de Boa Viagem

  410. Pingback: Distrito de Olho d’Água dos Facundos | História de Boa Viagem

  411. Pingback: História do Distrito de Olho d’Água dos Facundos | História de Boa Viagem

  412. Pingback: Luiz Edir de Queiroz Marinho | História de Boa Viagem

  413. Pingback: Posto da Saúde Luís Vieira de Sousa – Vila de Guia | História de Boa Viagem

  414. Pingback: Ipiranga | História de Boa Viagem

  415. Pingback: Distrito de Ipiranga | História de Boa Viagem

  416. Pingback: José Maria Uchôa Viana | História de Boa Viagem

  417. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Júlia Altina de Oliveira | História de Boa Viagem

  418. Pingback: Praça do Trapiá | História de Boa Viagem

  419. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante | História de Boa Viagem

  420. Pingback: Raimundo Pereira Mendes | História de Boa Viagem

  421. Pingback: Luzia Vieira de Alencar | História de Boa Viagem

  422. Pingback: Matadouro Municipal Edmílson Patu | História de Boa Viagem

  423. Pingback: Edmilson Bezerra do Nascimento | História de Boa Viagem

  424. Pingback: Agreste | História de Boa Viagem

  425. Pingback: Alto do Descanso | História de Boa Viagem

  426. Pingback: Anafuê | História de Boa Viagem

  427. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Agostinha Rodrigues de Melo | História de Boa Viagem

  428. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Antônio Facundo Carneiro | História de Boa Viagem

  429. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Balmiza Maria Vieira Sampaio | História de Boa Viagem

  430. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisca Regina Sales | História de Boa Viagem

  431. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Francisco das Chagas Melo | História de Boa Viagem

  432. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Raimundo Alves Batista | História de Boa Viagem

  433. Pingback: Escola de Ensino Infantil Mãe Maria | História de Boa Viagem

  434. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Joaquim Batista de Freitas | História de Boa Viagem

  435. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Luiza Maria da Silva | História de Boa Viagem

  436. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Dr. Flávio Quintela | História de Boa Viagem

  437. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Jerônimo Alves Bezerra | História de Boa Viagem

  438. Pingback: História do Distrito de Olho d’Água do Bezerril | História de Boa Viagem

  439. Pingback: Capela do Sagrado Coração de Jesus – Bom Jesus | História de Boa Viagem

  440. Pingback: Capela de São Pedro – Poço da Pedra | História de Boa Viagem

  441. Pingback: Capela de Santa Ana – Várzea da Ipoeira | História de Boa Viagem

  442. Pingback: Maria Floriana Vieira | História de Boa Viagem

  443. Pingback: Posto dos Correios da Vila de Massapê dos Paés | História de Boa Viagem

  444. Pingback: Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem

  445. Pingback: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU | História de Boa Viagem

  446. Pingback: Praça do Assentamento Boa Ventura | História de Boa Viagem

  447. Pingback: José de Queiroz Sampaio Neto | História de Boa Viagem

  448. Pingback: Delfina Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  449. Pingback: Arnaldo Cavalcante Lima | História de Boa Viagem

  450. Pingback: Estação de Tratamento d’Água Ermano Abreu Esteves | História de Boa Viagem

  451. Pingback: Vera Lúcia Cavalcante Dantas de Sousa | História de Boa Viagem

  452. Pingback: Balneário Delfino de Alencar Araújo | História de Boa Viagem

  453. Pingback: Pe. Vital Elias Filho | História de Boa Viagem

  454. Pingback: Jeyne Ellen Marinho Mesquita | História de Boa Viagem

  455. Pingback: Luzia Simão de Oliveira | História de Boa Viagem

  456. Pingback: Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento | História de Boa Viagem

  457. Pingback: Biblioteca Pública Municipal Venceslau Vieira Batista | História de Boa Viagem

  458. Pingback: Núcleo de Arte e Cultura José Assef Fares | História de Boa Viagem

  459. Pingback: Hospital Infantil Sebastião Alves da Silva | História de Boa Viagem

  460. Pingback: Juazeiro | História de Boa Viagem

  461. Pingback: Raimundo Pereira Batista | História de Boa Viagem

  462. Pingback: Cachoeira dos Silvestres | História de Boa Viagem

  463. Pingback: Olho d’Água do Bezerril | História de Boa Viagem

  464. Pingback: Poço d’Água | História de Boa Viagem

  465. Pingback: Maria dos Anjos de Sousa | História de Boa Viagem

  466. Pingback: Centro de Reabilitação Integrada Venceslau Vieira Batista | História de Boa Viagem

  467. Pingback: Centro Administrativo Governador Virgílio de Morais Fernandes Távora | História de Boa Viagem

  468. Pingback: Rádio Esperança – FM 106,1 | História de Boa Viagem

  469. Pingback: Capela de Nossa Senhora Aparecida – Ipu | História de Boa Viagem

  470. Pingback: Antônio Williams Vieira Vaz | História de Boa Viagem

  471. Pingback: Distrito de Massapê dos Paés | História de Boa Viagem

  472. Pingback: História do Distrito de Massapê dos Paés | História de Boa Viagem

  473. Pingback: Imagem de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem

  474. Pingback: Capela de São Francisco das Chagas – Olho d’Água do Bezerril | História de Boa Viagem

  475. Pingback: Cajueiro | História de Boa Viagem

  476. Pingback: Escola de Ensino Fundamental João de Sousa Mota | História de Boa Viagem

  477. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Arialdo Alves Melo | História de Boa Viagem

  478. Pingback: Matadouro Público João Marcos Uchôa | História de Boa Viagem

  479. Pingback: O Matadouro Municipal | História de Boa Viagem

  480. Pingback: Capela de Nossa Senhora da Paz – Olho d’Água dos Facundos | História de Boa Viagem

  481. Pingback: Ana Dalva de Almeida Pereira | História de Boa Viagem

  482. Pingback: Filomena Uchôa Viana | História de Boa Viagem

  483. Pingback: Philomena de Assis Uchôa | História de Boa Viagem

  484. Pingback: Secretaria da Saúde | História de Boa Viagem

  485. Pingback: Sertão Junino | História de Boa Viagem

  486. Pingback: Bom Socorro | História de Boa Viagem

  487. Pingback: Francisco Marton de Carvalho | História de Boa Viagem

  488. Pingback: José Carneiro Dantas Filho | História de Boa Viagem

  489. Pingback: Taperinha | História de Boa Viagem

  490. Pingback: Plano Municipal da Cultura do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  491. Pingback: Herma de Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem

  492. Pingback: Rua Adauto de Almeida | História de Boa Viagem

  493. Pingback: Malvinas | História de Boa Viagem

  494. Pingback: Rua José Carlos da Silva | História de Boa Viagem

  495. Pingback: José Plácido de Mesquita | História de Boa Viagem

  496. Pingback: Luiz Gonzaga Carneiro | História de Boa Viagem

  497. Pingback: Maria de Fátima Marinho Martins | História de Boa Viagem

  498. Pingback: Amâncio José de Lima Filho | História de Boa Viagem

  499. Pingback: BV’s | História de Boa Viagem

  500. Pingback: Arievaldo Vianna Lima | História de Boa Viagem

  501. Pingback: Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista | História de Boa Viagem

  502. Pingback: Antônia Fabíola Bezerra Lopes Carneiro | História de Boa Viagem

  503. Pingback: Rozivalda Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  504. Pingback: Escola de Ensino Fundamental David Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  505. Pingback: Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem

  506. Pingback: Antônio Carneiro da Silva | História de Boa Viagem

  507. Pingback: Cláudia Tajra Assef | História de Boa Viagem

  508. Pingback: Açude Público do Poço da Onça | História de Boa Viagem

Deixe um comentário