Valdenir Venancio Rodrigues

Valdenir Venancio Rodrigues nasceu no dia 8 de fevereiro de 1975 no município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo o 7º do total de 13 filhos do casal Gonçalo Venancio Veras e Francisca Rodrigues Veras.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Venancio e Ana Maria Veras, já os maternos eram José Filó e Francisca das Chagas Rodrigues Martins.
Nos primeiros anos de sua infância, residindo na localidade de Arvoredo, já despertava o seu interesse pelo mundo mágico do rádio, sonhando também em ser jogador de futebol e professor.

“O Arvoredo é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 6 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará. Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região sul do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.” (SILVA JÚNIOR, 2022: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/arvoredo/. Acesso no dia 26 de junho de 2023)

Pouco tempo depois, por volta de 1983, quando chegou a época de enfrentar os bancos escolares, recebeu as suas primeiras instruções escolares na residência da Professora Maria de Lourdes Teixeira Carneiro, que também exercia a função de merendeira.
Depois disso, diante do fato da localidade ter recebido a construção de um prédio escolar, que recebeu o nome de Escola de 1º Grau Francisca Diniz Sobreira, foi matriculado por seus pais em uma de suas turmas, concluindo essa etapa de seus estudos nos últimos meses de 1992.
No ano seguinte, dando sequência a sua formação, foi matriculado por seus pais em uma das turmas da Escola de 1º Grau David Vieira da Silva, localizada na cidade de Boa Viagem, onde concluiu o curso primário nos últimos meses de 1996.

Imagem de Valdenir, agachado, atuando pelo Juniores do Boa Viagem.

Nesse período, buscando oportunidade de trabalho, já estando avançado em seus estudos, ingressou no serviço público como contratado na escola de sua localidade para servir como Orientador de Aprendizagem no Sistema Multisseriado, função que deixou de exercer algum tempo depois, quando passou a trabalhar como radialista.
Nessa mesma época, em 1995, juntamente com a sua família, enfrentou uma das experiências mais dolorosas de sua vida, quando perdeu o seu pai, momento em que teve a oportunidade de trabalhar no rádio. Essa oportunidade surgiu quando a emissora Asa Branca abriu testes para suprir os quadros de profissionais que atuassem como locutor.

“Os estúdios da Rádio Asa Branca Ltda estão localizados nas proximidades da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, nº 91, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.” (SILVA JÚNIOR, 2021: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/radio-asa-branca-fm995/. Acesso no dia 27 de junho de 2023)

No ano seguinte, assumiu o comando do programa “Resenha Esportiva”, no presente denominado de “Asa Branca Esporte Clube”, um dos “carros-chefes” da programação da referida emissora, o qual permanece no comando até os dias de hoje.

Imagem do radialista Valdenir Venâncio, em 2023.

Nos primeiros meses de 1997 assumiu também o programa denominado de “Brega Gostoso”, hoje denominado de Clube do Brega, principal atração nas tardes de sábado na emissora, sendo no presente o único locutor da história da emissora, e da cidade, a permanecer no ar 27 anos initerruptamente no mesmo programa. Nessa emissora, durante alguns anos, também apresentou o programa “Forrozão da Asa Branca”, de grande audiência.
Nesse meio tempo, desejando concluir o curso secundário, atual Ensino Médio, seguiu para Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Terceiro, onde concluiu o Curso Científico no fim de 1999.
Nesse mesmo ano, depois de algum tempo de namoro, contraiu matrimônio com a jovem Erineide de Lima Venancio, filha de Francisco Laurindo de Lima e Francisca Angelim de Lima.
Desse matrimônio foram gerados dois filhos, um homem e uma mulher, sendo eles: Marcos Vinicius de Lima Venancio e Maria Cecília de Lima Venancio.
Antes disso, em 1989, ao lado de seus irmãos e outros familiares, ajudou a fundar um clube de futebol amador que foi denominado de “Cearazinho do Arvoredo”, atual Arvoredo Esporte Clube, agremiação esportiva onde também atuou como jogador até 2000.
Nesse mesmo ano realizou o Curso de Radialista Profissional por meio do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará, recebendo o registro profissional nº 3612 – Matrícula 6055.
Em 2003, a convite do diretor geral da emissora, Dr. Fernando Assef, assumiu a direção de programação da emissora e, em 2010, passou também a ocupar o cargo de gerente administrativo, funções que ocupa até os dias de hoje.
Em 2007, juntamente com os seus irmãos, passa por sua segunda grande perda, momento que perde a sua mãe, que faleceu contando apenas 63 anos de idade.
Em 2009, desejando um aperfeiçoamento profissional que lhe proporcionasse também a realização de outro sonho, o de seguir no magistério, depois de prestar vestibular, ingressou em uma das turmas do curso de Letras da UVA – a Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Mais tarde, depois de concluir esse curso, seguiu para uma especialização em Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia Clinica e Institucional pela FAVENI – a Faculdade Venda Nova do Imigrante.
Em 2015, depois de prestar concurso público para professor, ingressou no quadro efetivo de servidores da Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Boa Viagem, servindo atualmente como técnico no Departamento de Assessoria e Planejamento.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Arvoredo. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/arvoredo/. Acesso no dia 26 de junho de 2023.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Asa Branca. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/radio-asa-branca-fm995/. Acesso no dia 27 de junho de 2023.