Jeyne Ellen Marinho Mesquita

Jeyne Ellen Marinho Mesquita nasceu no dia 14 de janeiro de 1991 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de João Batista Paz Mesquita com Amara Araújo Marinho Bezerra.
Chegou ao mundo pelas mãos de uma parteira na pacata vila do Jacampari, onde viveu até os primeiros anos de sua juventude.
Em sua infância, quando chegou a época de receber instrução escolar, deu os seus primeiros passos estudantis na Escola de Ensino Fundamental Francisco Felix Marinho e ao concluir o Ensino Médio ingressou em uma das turmas de nutrição na Faculdade Estácio de Sá.
Nessa época, por volta de 2012, passou a viver em união estável com o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, passando a ser a primeira-dama do Município de Boa Viagem. Dessa união foi gerada uma filha, que se chama Júlia Assef Marinho.
Na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de outubro de 2021, mesmo não possuindo experiência política alguma, militando dentro dos quadros políticos do SOLIDARIEDADE, legenda nº 77, recebeu importantes apoios para enfrentar essa disputa, dentre elas destacou-se os nomes do Deputado Federal Genecias Mateus Noronha e da Deputada Estadual Maria Adelânia Soares Barreto Noronha, foi indicada a vice-prefeita do Município de Boa Viagem na chapa que foi encabeçada pelo candidato José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro.

“A eleição em 2020 de Boa Viagem revelou algo diferenciado, primeiro a liderança feminina nas primeiras colocações para o Legislativo Municipal, e na chapa majoritária Régis Carneiro eleito prefeito sem ter um histórico politico e nunca ter exercido nenhum cargo público. A chapa pura do Solidariedade teve também como destaque, Ellen Assef, 29 anos, cuja candidatura foi trabalhada de uma forma repentina. Ellen é esposa do ex-prefeito Fernando Assef e aceitou compor a chapa, mesmo tendo experiência politica apenas em acompanhar o seu esposo. Nascida no Distrito de Jacampari, vindo de uma família simples, jamais imaginou que chegaria a um cargo importante no difícil cenário politico local. No entanto Ellen Assef com sua juventude e carisma conquistou o coração dos boaviagenses, formando uma dupla imbatível e vitoriosa no pleito do último dia 15 de novembro. Ellen teve como inspiração além do seu esposo Fernando Assef, a filha Júlia o xodó do casal no convívio diário.” (SISTEMA ASA BRANCA DE COMUNICAÇÃO, 2020: Disponível em https://www.radioasabranca.com.br/boa-viagem-ellen-assef-uma-vice-diferente/. Acesso no dia 14 de janeiro de 2021)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARINHO, Antônia de Lima. A Filha do Nordeste e Frutos Nordestinos. Boa Viagem: Máximos Impressões Gráficas, 2015.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Fernando Antônio Vieira Assef. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/fernando-antonio-vieira-assef/. Acesso no dia 14 de janeiro de 2021.
  4. SISTEMA ASA BRANCA DE COMUNICAÇÃO. Ellen Assef, uma vice diferente. Disponível em https://www.radioasabranca.com.br/boa-viagem-ellen-assef-uma-vice-diferente/. Acesso no dia 14 de janeiro de 2021.