AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
Os estúdios da Rádio Asa Branca Ltda estão localizados nas proximidades da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, nº 91, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Uma emissora de rádio é um meio de comunicação que tem importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ela pertence, especialmente nos pequenos Municípios.
“Rádio é um meio ou recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial. Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações. É composta basicamente por um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicações, uma linha de transmissão e a antena propriamente dita. A este sistema dá-se o nome ‘sistema irradiante’. A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção. Geralmente não há recursos disponíveis nas estações que operam em modulação em amplitude (AM): apenas o importante rádio digital, um importante ganho para esse tipo de estação. Recursos tais como som estéreo e Radio Data System (RDS) ainda são exclusividade das estações que operam em modulação em frequência (FM).” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(telecomunica%C3%A7%C3%B5es). Acesso no dia 17 de setembro de 2023)
A LOGOMARCA UTILIZADA POR ESSA EMISSORA:
Essa emissora de rádio já possuiu outras logomarcas, sendo que a última delas é a que segue logo abaixo:
Essa emissora de rádio utiliza como símbolo em seu material de marketing o voo de uma espécie de ave migratória que lhe dá o nome, que possui uma faixa branca em suas asas, sendo bem visível quando está voando.
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:
No início da década de 1980, graças ao prestígio político e econômico construído pelo Deputado José Vieira Filho – o Mazinho, sócio majoritário, o Município de Boa Viagem recebeu a sua primeira concessão de rádio, ganhando o nome de fantasia de Radiodifusora Asa Branca Ltda, possuindo um capital inicial de Cr$ 700.000,00 (setecentos mil cruzeiros).
O contrato inicial dessa empresa, que foi assinado no dia 30 de janeiro de 1981, passou a vigorar no dia 1º de fevereiro por tempo indeterminado e continha os seguintes sócios: José Vieira Filho e a sua esposa, Maria Dias Cavalcante Vieira, Francisco Vieira Carneiro, Jessé Alves da Silva, Benjamim Alves da Silva, Jacob Carneiro de França Neto, Zeneida Vieira Bruno, Zeleida Vieira Carneiro e Carmem Losito Dutra de Mello Nunes, sócios que nos anos que se seguiram foram se desfazendo de suas ações.
“Instalada no dia 17 de setembro de 1983, tendo como sócios: José Vieira Filho, a Profª Maria Dias Cavalcante Vieira, Dr. Francisco Vieira Carneiro, José de Queiroz Sampaio Neto e outros.” (NASCIMENTO, 2002: p. 243)
Ao ser organizada essa importante emissora instalou o seu principal estúdio na Rua Agronomando Rangel, nº 475, Centro, onde possuía um viveiro na recepção com algumas aves que lhe dão o nome, costumando reunir muitos curiosos fascinados pela novidade.
Nessa época o seu transmissor e antena foram instalados em uma localidade denominada de Fazenda Poço do Serrote, na margem da Rodovia Estadual Dr. Fernandes Távora, a CE-266.
Depois da regularização de sua concessão, operando na frequência AM 710 Khz, prefixo ZYH 628, essa emissora entrou no ar em fase experimental, tornando-se referência do setor nessa região, apresentando conteúdo educativo, informativo e recreativo ao vivo.
Depois disso, durante os 15 anos que se seguiram, essa emissora de rádio foi a porta voz da manutenção do poder nas mãos da “Oligarquia dos Paraibanos”, perdendo paulatinamente parte de seu espaço a partir de 1987, depois do surgimento de sua primeira concorrente, a Rádio Liberdade Ltda, emissora de rádio pertencente ao grupo de oposição comandado pelo Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, o Dr. Sérgio.
“Foi fundada pelo Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, tendo outros sócios: Fernando Antônio Vieira Assef, Francisco Gomes Maciel, Hozano Melo Cavalcante, Francisco Valdeni Vieira da Silva, Adelmo Vieira de Freitas, José Mendes Vieira, Manoel Vaz Filho, Francisco Andrade Teófilo Girão, Francisco Valter Silva e Jessé Alves da Silva.” (NASCIMENTO, 2002: p. 243)
Nessa época, por conta de dissenções políticas internas do grupo, diante da sucessão ao Poder Executivo no pleito de 1988, a “Oligarquia dos Paraibanos” sofreu um racha e alguns de seus correligionários investiram na abertura dessa nova emissora de rádio com o grupo de oposição.
Mais tarde, nos últimos anos da década de 1990, depois de seguidas derrotas políticas no Município de Boa Viagem e desejando honrar os seus compromissos, o seu sócio majoritário decidiu negociar essa emissora com o grupo de comunicação de Eunício Lopes Oliveira, que na época se firmava como uma das principais lideranças políticas do Estado do Ceará.
Nesse mesmo período, desejando uma estrutura com melhor conservação, essa emissora instalou o seu estúdio na Rua Antônio Domingues Álvares, nº 499, Centro, passando a transmitir o seu conteúdo via internet a partir do dia 2 de agosto de 1999, sendo a primeira emissora da região a executar esse feito.
Pouquíssimo tempo depois, nos primeiro meses de 2003, essa emissora foi negociada com o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, retomando aos poucos parte do mercado que durante anos vinha perdendo, instalando o seu estúdio no atual endereço.
“A Rádio Asa Branca é a primeira rádio AM de Boa Viagem, fundada em 17 de setembro de 1983. Nos últimos anos, sob administração da família Assef, com muito trabalho e dedicação, a emissora investiu e trocou os equipamentos velhos e sucateados por novos e modernos, e para garanti uma melhoria no sinal e no som esta emissora migrou da frequência AM 710 Khz para frequência FM 99,5 Mhz, vindo a estrear seu novo canal de transmissão e sua nova programação oficialmente no dia 4 de junho de 2018. É também a primeira rádio do Sertão Central a transmitir sua programação ao vivo para todo o mundo via internet através do endereço eletrônico: www.radioasabranca.com.br, fato ocorrido dia 02 de agosto de 1999. A Rádio Asa Branca cumpre a sagrada missão de informar, orientar e divertir, por meio de um estilo de rádio popular com responsabilidade social, sempre respeitando o ouvinte e defendendo a cidadania. Uma rádio que informa ao público e ajuda a formar opinião. Diverte, instrui, apresenta problemas e propostas de solução. Enfim, leva ao ar uma programação de qualidade, voltada para um conteúdo educativo, cultural e informativo, pautada nas leis da comunicação e fundamentada nos princípios legais e constitucionais.” (RÁDIO ASA BRANCA, 2016: Disponível em http://www.radioasabranca.com.br/quem-somos. Acesso no dia 16 de junho de 2018)
Nessa etapa de modernização de seus equipamentos grande parte de sua discoteca, formada por raros LP’s, foram doados para o acervo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento e seus móveis foram doados para composição da Rádio Esperança, pertencente a Fundação de Radiodifusão Educativa Evangélica Congregacional de Boa Viagem.
Mais tarde, em parceria com outros profissionais, dentre eles a Profª Maria Rosary Peeira, essa emissora apresentou uma rádio-novela contando um pouco da formação romântica do Município de Boa Viagem, promovendo também outros eventos de teor cultural, dentre eles debates entre postulantes ao Poder Executivo municipal.
“Antes da divulgação dessa carta, no auge dessa campanha, um fato inédito ocorreu quando a emissora de Rádio Asa Branca, AM 710, promoveu o primeiro debate ao vivo entre candidatos a prefeito do Município de Boa Viagem, programa que foi organizado em seu formato pelo Lic. Eliel Rafael da Silva Júnior, a convite do diretor da emissora, o Radialista Valdenir Venâncio Rodrigues.” (SILVA JÚNIOR, 2017: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/aline-cavalcante-vieira/. Acesso no dia 17 de julho de 2018)
No dia 4 de junho de 2018, depois de algum tempo funcionando de forma experimental, essa emissora passou a operar também na frequência FM 99,5 Mhz, prefixo ZYV 384, entrando em cadeia em parte de sua programação com a emissora Verdes Mares, que tem entre os seus apresentadores o humorista Mução.
Nos últimos meses de 2020, visando possuir maior rentabilidade e economia, a direção dessa emissora decidiu investir na construção de um pequeno parque de geração de energia solar em uma localidade denominada de Jacaúna. O trabalho dessa emissora está pautado em um tripé, sendo eles:
“Missão: Acompanhar o que de mais relevante acontece em Boa Viagem e Região, transformando esse acompanhamento em informações úteis para os ouvintes e internautas que nos acompanham diariamente e nos dão total credibilidade.
Visão: Defender o Jornalismo como um patrimônio da sociedade e uma atividade transformadora das relações humanas, tendo os profissionais que aqui militam como construtores desse patrimônio e agentes dessa transformação.
Valores: Atuar com responsabilidade, garantir a pluralidade de opiniões, agir com ética, independência e imparcialidade e respeitar os valores humanos e a dignidade profissional.” (RÁDIO ASA BRANCA, 2016: Disponível em http://www.radioasabranca.com.br/quem-somos. Acesso no dia 16 de junho de 2018)
A EQUIPE DE DIREÇÃO:
A equipe de administração dessa emissora de rádio, ao longo dos anos, foi comandada pelas seguintes pessoas:
- 1981 – 1999
José Vieira Filho – (Diretor Presidente);
Marcelo Cavalcante Vieira – (Diretor Executivo);
Antônio Rodrigues Barbosa – (Diretor Administrativo).
- 1999 – 2003
Eunício Lopes Oliveira – (Diretor Presidente);
Ricardo Lopes Augusto – (Diretor Executivo);
Gaudêncio Gonçalves de Lucena – (Diretor Executivo);
Antônio Rodrigues Barbosa – (Diretor Administrativo).
- 2004 – 2022
Mariana Tajra Assef Borges – (Diretora Presidente);
Dr. Fernando Antônio Vieira Assef – (Diretor Executivo);
Ana Anísia Rodrigues da Silva – (Diretora Financeira);
Valdenir Venâncio Rodrigues – (Diretor de Programação);
Jorge Ferraz Borges – (Supervisor).
- 2023 ao presente.
Jeine Ellen Marinho Mesquita – (Diretora Presidente);
Dr. Fernando Antônio Vieira Assef – (Supervisor de Direção);
Ana Anísia Rodrigues da Silva – (Diretora Financeira);
Valdenir Venâncio Rodrigues – (Diretor Administrativo e de Programação).
A ESTRUTURA FÍSICA:
Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus funcionário e clientes, nos dias de hoje a Rádio Asa Branca possui a seguinte estrutura:
- Setor Administrativo:
- Depósito: 2
- Direção: 1
- Setor Aberto ao Público:
- Banheiro: 1
- Cantina: 1
- Estúdio de gravação: 1
- Estúdio de transmissão: 1
- Recepção: 1
O CONTATO:
Os canais de comunicação com a portaria da emissora de Rádio Asa Branca são os seguintes:
- Telefones:
- 88.3427-1104;
- 88.99706-4894;
- 88.99471-3561.
- E-mail:
- contato@radioasabranca.com.br
- Página na Internet:
- www.radioasabranca.com.br
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Aline Cavalcante Vieira. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/aline-cavalcante-vieira/. Acesso no dia 17 de julho de 2018.
- RÁDIO ASA BRANCA. Quem Somos. Disponível em http://www.radioasabranca.com.br/quem-somos. Acesso no dia 16 de junho de 2018.
- VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.
- WIKIPÉDIA. Rádio (Telecomunicações). Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(telecomunica%C3%A7%C3%B5es). Acesso no dia 17 de setembro de 2023.
Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem
Pingback: Rádio Liberdade | História de Boa Viagem
Pingback: José Vieira Filho (Mazinho) | História de Boa Viagem
Pingback: Fernando Antônio Vieira Assef | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Aline Cavalcante Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Adelmo Rodrigues Freitas | História de Boa Viagem
Pingback: José de Queiroz Sampaio Neto | História de Boa Viagem
Pingback: Sou mudo, não surdo. | História de Boa Viagem
Pingback: Perde é “fêi” | História de Boa Viagem
Pingback: O Dorminhoco I | História de Boa Viagem
Pingback: O Dorminhoco II | História de Boa Viagem
Pingback: De Prego Duro na Mão. | História de Boa Viagem
Pingback: O Macaco Fujão. | História de Boa Viagem
Pingback: Croatá | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco Erialdo Rodrigues Costa | História de Boa Viagem
Pingback: Banco do Brasil | História de Boa Viagem
Pingback: Arnaldo Cavalcante Lima | História de Boa Viagem
Pingback: José Mendes Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Rádio Esperança – FM 106,1 | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Rosary Pereira | História de Boa Viagem
Pingback: Jacob Carneiro de França Neto | História de Boa Viagem
Pingback: Cabeça da Vaca | História de Boa Viagem
Pingback: O Desorientado. | História de Boa Viagem
Pingback: O Vigia e a Seleção | História de Boa Viagem
Pingback: Entre a Direção e o Banco. | História de Boa Viagem
Pingback: Cearense Paulista | História de Boa Viagem
Pingback: Tem Todas as Ferramentas | História de Boa Viagem
Pingback: O Diabo é Quem Entra | História de Boa Viagem
Pingback: Valdenir Venancio Rodrigues | História de Boa Viagem
Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: Jacaúna | História de Boa Viagem
Pingback: Eliel Rafael da Silva Júnior | História de Boa Viagem
Pingback: Sertão Junino: “Uma Joia de São João”. | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco Vieira Carneiro – Major Carneiro | História de Boa Viagem