Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento está localizado na Rua José Leal de Oliveira, nº 371, esquina com a Rua Antônio Domingues Álvares, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da faixada do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento, onde já foi a Casa de Câmara e Cadeia do Município de Boa Viagem.

Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

O Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento foi criado na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef através da lei nº 897, de 23 de dezembro de 2004.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

O interesse em criar um museu no Município de Boa Viagem surgiu nos primeiros anos da década de 1980, quando o Prof. Manoel Barbosa de Sousa reuniu algumas peças de valor histórico e colocou em exposição em uma das salas do Centro Social Urbano Deputado José Vieira Filho, um projeto que infelizmente não recebeu continuidade.
Mais tarde, em 2004, graças ao interesse do Professor Cícero Pinto do Nascimento, patrono da instituição, algumas peças foram reunidas através de doação em um pequeno espaço existente na Rua José Rangel de Araújo, s/nº, no Centro da cidade, sendo inaugurado no dia 28 de dezembro.
No ano seguinte, depois da criação da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, os trabalhos do museu passaram ao cuidados dessa secretaria, pois antes eram coordenados pela Secretaria da Educação.
Ao longo de sua existência essa importante instituição vem prestando valiosa contribuição para os estudantes do Município e os turistas que buscam conhecer um pouco da história da região.

Imagem de algumas peças do acervo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento.

Mesmo com a sua significativa importância para o setor de turismo, cultura e educação, o Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento não dispõe de um local apropriado, mesmo problema sofrido pelo Arquivo Público Municipal e pela Biblioteca Pública Municipal Venceslau Vieira Batista, que vivem de forma cigana e funcionando de forma adaptada em outros locais, dentre eles na Prefeitura Velha e na antiga Casa de Câmara e Cadeia.

“Esse prédio, cuja data de construção é ignorada, foi reformada na gestão do Prefeito Aluísio Ximenes de Aragão. Serviu, por anos, de cadeia e dormitório para os soldados solteiros. Em fevereiro de 1975, com a inauguração da nova Casa de Detenção, o aludido prédio passou a abrigar a CODAGRO. Em 1999, o Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, após uma ampla reforma, transformou-o num Centro Cultural, inaugurando-o no dia 29 de maio do mesmo ano. Ao seu lado ficava o salão (Fórum) para o julgamento dos delinquentes, servindo também para as apresentações artístico-culturais e festas dançantes. Tornou-se, com o passar dos tempos, o prédio da Câmara Municipal, passando por várias reformas, sendo a maior delas feita, em 2000, pela Presidenta Rosa Vieira Fernandes.” (NASCIMENTO, 2002: p. 41)

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.