AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento está localizado na Rua José Leal de Oliveira, nº 371, esquina com a Rua Antônio Domingues Álvares, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Um museu, segundo o ICOM – o Conselho Internacional de Museus, é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.
“O Conselho Internacional de Museus (em inglês: International Council of Museums, ICOM) é uma organização não governamental internacional, sem fins lucrativos, que se dedica a elaborar políticas internacionais para os museus. O ICOM foi criado em 1946, mantém relações formais com a UNESCO e é membro do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas. Sua sede é junto à UNESCO em Paris, possui mais de 27 000 membros de 150 países, 114 Comitês Nacionais e 30 Comitês Internacionais.”(WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Internacional_de_Museus. Acesso no dia 12 de fevereiro de 2023)
A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:
O Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento foi criado na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 897, de 23 de dezembro de 2004, momento em que recebeu também o nome do seu patrono.
Nos últimos meses de 2021, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, essa unidade museológica passou a contar com a sua logomarca oficial, que remonta a faixada da antiga Cadeia Pública, edifício de valiosa importância para emancipação para o Município de Boa Viagem.
“A marca, em sentido restrito, não é apenas o nome, a logo, o design gráfico nem mesmo o marketing. É o que a instituição representa, por meio de tudo o que faz. A marca de um museu deveria, portanto, ser trabalhada cuidadosamente em seu programa. Exposições, eventos, mostras da coleção: tudo deveria ser inspirado pela ideia específica que o museu pretende representar.” (ROSA, 2021: p. 197)
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:
O interesse em criar um museu no Município de Boa Viagem surgiu nos primeiros anos da década de 1980, momento em que o Professor Manoel Barbosa de Sousa reuniu algumas peças de valor histórico e colocou em exposição em uma das salas do Centro Social Urbano Deputado José Vieira Filho, um projeto que infelizmente não recebeu continuidade nas gestões que se seguiram.
Mais tarde, em 2004, graças ao interesse do Professor Cícero Pinto do Nascimento, patrono da instituição, algumas peças foram reunidas através de doação em um pequeno espaço existente na Rua José Rangel de Araújo, s/nº, no Centro da cidade, sendo inaugurado pelo Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef no dia 28 de dezembro.
No ano seguinte, já na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, depois da criação da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, os trabalhos e equipamentos do museu passaram aos cuidados dessa secretaria, pois antes eram coordenados pela Secretaria da Educação.
Ao longo de sua existência essa importante instituição vem prestando valiosa contribuição para os estudantes do Município e os turistas que buscam conhecer um pouco da história da região.
Mesmo com a sua significativa importância para o setor de turismo, cultura e educação, o Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento não dispõe de um local apropriado, mesmo problema sofrido pelo Arquivo Público Municipal e pela Biblioteca Pública Municipal Venceslau Vieira Batista, que vivem de forma cigana e funcionando de forma adaptada em outros locais, dentre eles na Prefeitura Velha e na antiga Casa de Câmara e Cadeia.
“Esse prédio, cuja data de construção é ignorada, foi reformada na gestão do Prefeito Aluísio Ximenes de Aragão. Serviu, por anos, de cadeia e dormitório para os soldados solteiros. Em fevereiro de 1975, com a inauguração da nova Casa de Detenção, o aludido prédio passou a abrigar a CODAGRO. Em 1999, o Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, após uma ampla reforma, transformou-o num Centro Cultural, inaugurando-o no dia 29 de maio do mesmo ano. Ao seu lado ficava o salão (Fórum) para o julgamento dos delinquentes, servindo também para as apresentações artístico-culturais e festas dançantes. Tornou-se, com o passar dos tempos, o prédio da Câmara Municipal, passando por várias reformas, sendo a maior delas feita, em 2000, pela Presidenta Rosa Vieira Fernandes.” (NASCIMENTO, 2002: p. 41)
Em 2022, por ocasião do XXII Sertão Junino: “Uma joia de São João”, esse museu apresentou a sua primeira exposição itinerante, que apresentou equipamentos de madeira utilizados no campo, algo que despertou grande simpatia popular, servindo também para trabalhar o tema da educação patrimonial.
Poucos meses depois, em agosto desse mesmo ano, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, foi a vez de apresentar uma exposição itinerante sobre equipamentos fotográficos, onde os fotógrafos em atividade na cidade foram homenageados, ação que encerrou o seu último dia na Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima.
Nesse mesmo ano, nos dias 8 e 9 de setembro, o museu desempenhou importante papel na EXPOBOA – a Exposição Agropecuária de Boa Viagem, onde foi construída uma casa de taipa fazendo referência ao Museu do Vaqueiro no Parque de Exposições Agropecuárias José Vieira de Lima, local que servirá de base para suas exposições itinerantes em momentos de festa.
O Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento, ao contrário do que muitos pensam, não está restrito ao edifício onde se encontra a maior parte de seu acervo, tendo peças de arte em exibição ao público em diversos pontos da cidade, sendo elas:
- A Estátua do Casal em Fuga;
- A Estátua do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros;
- A Estátua do Mosquito Aedes Aegipti;
- A Efígie de Adília Maria de Lima;
- A Efígie de Jessé Alves da Silva;
- A Lagoa do Cavalo Morto;
- O Busto de José de Queiroz Sampaio;
- O Busto do Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima;
- O Busto do Vereador José Vieira de Lima;
- O Letreiro com o Nome da Cidade;
- O Mastro do Pavilhão Municipal;
- O Marco Zero;
- O Monumento ao Encontro das Estradas do Estado do Ceará;
- O Obelisco do Centenário;
- O Triângulo Maçônico.
A maioria dessas peças em mostra estão expostas ao público na Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, onde regularmente recebem manutenção do Governo Municipal.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- ROSA, Alahna Santos da. Comunicação Institucional em Museus. Indaial: Uniasselv, 2021.
- WIKIPÉDIA. Conselho Internacional de Museus. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Internacional_de_Museus. Acesso no dia 12 de fevereiro de 2023.
Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem
Pingback: O Busto do Mons. José Cândido de Queiroz Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Biblioteca Pública Municipal Venceslau Vieira Batista | História de Boa Viagem
Pingback: Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer | História de Boa Viagem
Pingback: Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: O TURISMO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Parque de Vaquejadas e Eventos Joaquim Vieira Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Parque de Exposições Agropecuárias José Vieira de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: A Lagoa do Cavalo Morto | História de Boa Viagem
Pingback: O Busto de José de Queiroz Sampaio | História de Boa Viagem
Pingback: O Busto do Vereador José Vieira de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Herma de Jessé Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Herma de Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Estátua do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Enedina de Carvalho | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Maria de Assis Uchôa | História de Boa Viagem
Pingback: Estátua do Mosquito Aedes Aegypti | História de Boa Viagem
Pingback: Estátua do Casal em Fuga | História de Boa Viagem
Pingback: Rádio Asa Branca – FM 99,5 | História de Boa Viagem
Pingback: DEZEMBRO | História de Boa Viagem