Poço da Pedra

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Poço da Pedra é uma vila existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 47 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem de uma das entradas da vila, em 2019.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa vila está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Poço da Pedra.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, possui a sua origem em um local de referência para as pessoas que habitavam na região e em uma época desconhecida vinham apanhar água em momentos de seca.

Imagem do local que deu nome à vila, em 2019.

O seu nome é antigo, sendo encontrado registros que datam de 1894 e em nossos dias se refere também ao nome de um dos Distritos do Município de Boa Viagem, que foi criado pela lei municipal nº 773, do dia 11 de outubro de 2001, tendo como sede o povoado de igual nomenclatura, que a partir dessa data foi elevada para categoria de vila.
Sobre os primeiros habitantes dessa pequena vila o livro “Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender” nos dá a seguinte informação:

“O seu primeiro morador foi o Sr. Pedro Soares de Almeida, que foi homenageado dando nome à rua e à escola da localidade do Poço da Pedra.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 30)

Na época em se referem aos seus primeiros moradores estes cavaram um pequeno poço ao pé de uma grande pedra dentro do Riacho Caiçara, um dos braços do Rio Conceição, também conhecido como “Rio dos Cachorros”.
De acordo com informações dos moradores da localidade o responsável pela abertura desse poço foi o Sr. Pedro José Soares de Freitas, que residia nas proximidades da localidade de Guia, sendo o pai  de Pedro Soares de Almeida.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

No passado as terras dessa localidade, que eram devolutas, aos poucos foram sendo colonizadas por pessoas que tinham como desafio desbravar o sertão em busca de melhores condições de sobrevivência, sofrendo ocasionalmente por conta das secas, que lhes obrigavam a migrar para outras regiões, retornando com os seus pertences para o mesmo local quando o inverno parecia promissor.
Nos últimos anos da década de 1920, já estabelecido no local,  o Sr. Pedro Soares de Almeida resolveu instalar em sua residência uma pequena mercearia, que atendia comercialmente aos seus vizinhos.
Depois disso, aos poucos, algumas pessoas foram construindo as suas casas na localidade, formando um pequeno povoado, que nos últimos anos da década de 1970 começo a receber investimentos por parte do Governo Municipal.
Mais tarde, nos primeiros dias de outubro de 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, diante de seu desenvolvimento econômico, esse povoado foi elevado a condição de vila.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para Vila de Poço da Pedra, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual CE-265, bem como pelas rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa das localidades de sua vizinhança.

A Vila Poço da Pedra tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Barreira Branca, Conceição, Guajiru e Tabuleiro Alegre.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na Vila de Poço da Pedra os seus habitantes possuem vários equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Capela de São Sebastião;
  2. Capela de São Pedro;
  3. A Capela de Santo Antônio;
  4. A Escola de Ensino Fundamental Aureliano Epifâneo de Almeida;
  5. A Escola de Ensino Fundamental Benedito Cavalcante de Araújo;
  6. A Escola de Ensino Fundamental Pedro Soares de Almeida;
  7. A Estação de Tratamento d’Água do SAAE;
  8. Igreja Batista Regular;
  9. A Igreja Evangélica a Palavra de Cristo no Brasil;
  10. A Praça Francisco Chagas de Mesquita;
  11. A Açude Público Manoel Vilemar Epifâneo de Almeida;
  12. O Cemitério de São Pedro;
  13. Posto dos Correios.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. PELOSI FALCÃO, Marlio Dábio. Dicionário Toponímico, Histórico e Geográfico do Nordeste. Fortaleza: Artlaser Editora e Gráfica, 2005.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A Capela de São Pedro – Vila de Poço da Pedra. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/capela-de-sao-pedro-poco-da-pedra/. Acesso no dia 30 de junho de 2019.
  5. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A Capela de São Sebastião. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/capela-de-sao-sebastiao-poco-da-pedra/. Acesso no dia 30 de junho de 2019.
  6. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Pedro Soares de Almeida. Disponível de http://www.historiadeboaviagem.com.br/pedro-soares-de-almeida/. Acesso no dia 30 de junho de 2019.
  7. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Posto dos Correios da Vila de Poço da Pedra. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/posto-dos-correios-da-vila-de-poco-da-pedra/. Acesso no dia 30 de junho de 2019.
  8. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A Praça Francisco Chagas de Mesquita. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/praca-francisco-chagas-de-mesquita/. Acesso no dia 30 de junho de 2019.
  9. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A Igreja Batista Regular de Poço da Pedra. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/igreja-batista-regular-de-ibuacu/. Acesso no dia 30 de junho de 2019.
  10. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. O Distrito do Poço da Pedra. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/poco-da-pedra-2/. Acesso no dia 30 de junho de 2019.
  11. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A História do Distrito do Poço da Pedra. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/historia-do-distrito-de-poco-da-pedra/. Acesso no dia 30 de junho de 2019.
  12. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. O Cemitério de São Pedro. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/cemiterio-de-sao-pedro/. Acesso no dia 2 de julho de 2019.
  13. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. O Açude Público Manoel Vilemar Epifâneo de Almeida. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-publico-manoel-vilemar-epifaneo-de-almeida/. Acesso no dia 2 de julho de 2019.