Capela de São Sebastião – Poço da Pedra

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São Sebastião existente na vila de Poço da Pedra está localizada na margem do trecho carroçável da Rodovia Estadual CE-265, distante 47 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Capela de São Sebastião em 2014.

Imagem da Capela de São Sebastião, em 2014.

Essa comunidade costuma celebrar às festividades do seu padroeiro, seguindo o calendário litúrgico, no dia 20 de janeiro, estando sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá.

“São Sebastião, nascido em Narbonne, na França, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, não existindo um lugar fixo.
Já nessa época, nos últimos anos da década de 1940, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da cidade de Madalena, parte do território da Paróquia de Nossa da Boa Viagem passou aos cuidados dessa nova circunscrição eclesiástica, com quem permaneceu durante muitos anos.

“Em 1º de janeiro de 1947, Dom Lustosa, pelo Decreto de nº 0033, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com território destacado principalmente de Quixeramobim mas com parte retirada também de Canindé (quando foi necessário um entendimento com o superior dos franciscanos em virtude dos direitos que assistem a essa ordem, pelo contrato que lhes entregou à freguesia da São Francisco) e outra parte de Boa Viagem. O Pe. Edmundo, primeiro vigário do lugar, ficara de chagar em 28 de abril de 1947, porque no outro dia seria a sua posse; só que era um a época muito chuvosa e ele só pôde chegar no dia 29 de abril… Em 30 de abril do mesmo ano, Pe. Raimundo Nonato Camelo (Pe. Edmundo), foi empossado pelo Pe. Clineu, de Boa Viagem e desde logo, passou a considerar a possibilidade de ergue uma nova matriz.” (Histórico sobre a fundação da Paróquia de Madalena. Disponível em http://walquimarhistoria.blogspot.com/2011/12/historico-sobre-fundacao-da-paroquia-de.html. Acesso no dia 2 de março de 2020)

Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1970, despertou-se o desejo de possuir um local adequado para realização de suas atividades religiosas, algo que foi incentivado pelo Sr. Luiz Morais, criador do Conselho de Evangelização da localidade.

“Em Poço da Pedra, Boa Viagem, encontra-se a Capela de São Sebastião. É pequena e simples… No altar, encontramos, ao lado esquerdo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida e, do lado direito, a imagem do Padroeiro São Sebastião. A capela foi fundada no dia 4 de dezembro de 1973. Antes de sua construção, as pessoas reuniam-se no alpendre da casa do senhor Francisco Leocádio Castro. No início, havia muita gente, pois na época havia poucas igrejas. O senhor Edmílson Serafim fez uma promessa com São Sebastião para fazer em sua honra uma capela de orações, que com ajuda da comunidade conseguiu construir essa importante obra. No início, era bastante pequena devido à falta de membros, mas com o passar dos anos foi crescendo. No início pertenceu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Madalena, alguns anos depois passou a pertencer ao território da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.” (FRANCO, G.A; CAVALCANTE VIEIRA, M.D. 2007: p. 115-116)

Algum tempo depois, coordenadas pelo Sr. Francisco Leocádio Castro, ocorreram campanhas de arrecadação para construção do templo até que, depois de muitos esforços, no dia 4 de setembro de 1975 a capela passou a receber as suas primeiras reuniões, sendo solenemente inaugurada pelo Pe. Vital Elias Filho.

“Os festejos de São Sebastião, que acontecem na Capela de Pedra… tiveram início a partir do ano 2000, quando jovens da comunidade sentiram a necessidade de aproximação da igreja. A ideia partiu de jovens como Maria Auxiliadora, com o incentivo de missionários da Paróquia de Nossa Srª da Guia… Os festejos acontecem anualmente, tendo início no dia 11 de janeiro com a Missa da Eucaristia, encerrando-se no dia 20.”  (FRANCO, G.A; CAVALCANTE VIEIRA, M.D. 2007: p. 54)

Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1990, reunindo às qualidades necessárias, os limites dos territórios das paróquias existentes nessa região foram reformulados para criação da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, a quem o patrimônio dessa capela passou a pertencer.

“Alguns anos depois, no dia 16 de janeiro de 1994, finalmente a freguesia foi transformada em paróquia com a posse de seu primeiro pároco, o Pe. Raimundo Nonato de Oliveira.” (SILVA JÚNIOR, 2012: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/paroquia-de-nossa-senhora-da-guia/. Acesso do dia 12 de setembro de 2019)

Imagem da Capela de São Sebastião, em 2019.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de São Sebastião possui a seguinte estrutura:

  1. Sacristia: 1
  2. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de São Sebastião, na Vila de Poço da Pedra, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de São Sebastião, na Vila de Poço da Pedra, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Poço da Pedra. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/poco-da-pedra/. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2020.