Raimundo Soares Freitas

Raimundo Soares Freitas nasceu no dia 2 de fevereiro de 1936 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de João Soares de Freitas e de Elvira Soares Campos.
Os seus avós paternos se chamavam Raimundo Soares Campos e Francisca Capistrano da Costa, já os maternos eram José Constantino de Freitas e Maria Constantino de Freitas.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de Poço da Pedra, onde passou os primeiros anos de sua infância.

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)

Pouco tempo depois do seu nascimento, nos últimos meses de 1940, por conta do inesperado falecimento de sua mãe, que veio a óbito em um trabalho de parto, passou aos cuidados de João Soares Lima, que era seu tio e padrinho, fixando residência na localidade de Águas Belas.
Nessa localidade, durante a sua juventude, buscando sobreviver, passou a negociar promovendo a compra de milho, feijão, algodão e pequenos animais, tornando-se conhecido na região como pequeno comerciante.
Mais tarde, no dia 20 de setembro de 1966, contando 30 anos de idade, diante do Pe. José Patrício de Almeida, na Capela de São José, na Vila de Águas Belas, contraiu matrimônio religioso com Francisca Alves Capistrano Freitas, nascida no dia 16 de dezembro de 1941, sendo filha de Antônio Alves Capistrano e de Maria Alves de Sousa.
Desse matrimônio foram gerados oito filhos, seis homens e duas mulheres, sendo eles: Antônio Ivanildo Capistrano Freitas, Edésio Alves Capistrano Freitas, José Ivan Capistrano Freitas, João Batista Capistrano Freitas, Elvira Maria Capistrano Freitas, Francisca Rosenilda Capistrano Freitas, Ducenir Capistrano Freitas, Marcos Capistrano Freitas.
Na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de novembro de 1972, desejando entrar na vida pública por meio de uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, militando nos quadros políticos da ARENA, a Aliança Renovadora Nacional, contando com o importante apoio de seu sogro, conseguiu receber a confiança de 289 eleitores, ficando entre os onze vereadores de maior votação desse pleito.
Nessa legislatura, apoiou aos projetos encaminhados pelo gabinete do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, o Major, foram eles: a criação do PRM, o Plano Rodoviário Municipal; a construção do Centro Comunitário Dep. José Vieira Filho; a construção da Escola de Ensino de Fundamental David Vieira da Silva; a construção do Centro de Abastecimento Municipal Walkmar Brasil Santos; a reforma da Praça Vereador José Vieira de Lima; a instalação da CODAGRO, a Companhia de Desenvolvimento Agronômico e Pecuário do Ceará, entre outros.
Nos primeiros meses de 1978, desejando fornecer melhor assistência aos seus filhos, passou a residir na Cidade de Boa Viagem, passando a residir na Rua Salviano de Sousa Leitão, nº 14, no Bairro Boaviaginha.

Imagem de sua residência, em 2019.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. José Soares de Macêdo. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-soares-de-macedo/. Acesso no dia 27 de dezembro de 2016.
  5. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.

3 ideias sobre “Raimundo Soares Freitas

  1. Pingback: Administração de 1973 – 1977 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Antônio Alves Capistrano | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta