BR-020

AS CARACTERÍSTICAS GERAIS:

A Rodovia Federal BR-020 é uma rodovia mantida com recursos do Governo Federal, classificada como radial, que possui aproximadamente 2.038.5 quilômetros de extensão, mas desses apenas 420 estão dentro do Estado do Ceará.

Imagem do mapa da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020.

Essa importante rodovia corta quatro Estados da Federação, sendo eles: Goiás, Bahia, Piauí e o Ceará, tendo o seu ponto inicial na cidade de Brasília, o Distrito Federal, e o final na cidade de Fortaleza, capital de nosso Estado.
Dentro do Estado do Ceará, sentido norte-sul, essa rodovia corta os seguintes Municípios: Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Caridade, Canindé, Itatira, Madalena, Boa Viagem, Pedra Branca, Tauá e Parambu.
Em relação à sua largura e a circulação de automóveis essa rodovia é classificada como sendo de pista simples, mas já possui alguns trechos que foram duplicados.
A partir do dia 25 de julho 2005, através da lei nº 11.141, o trecho compreendido entre as cidades de Formosa, no Estado de Goiás, e a cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, recebeu o nome do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

“Art. 1º Fica denominado de ‘Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira’ o trecho da rodovia BR-020 compreendido entre as cidades de Formosa, no Estado de Goiás, e de Fortaleza, no Estado do Ceará.”

Quanto à velocidade, nessa rodovia, os limites podem variar de acordo com às características de cada trecho, sendo comum também a imposição de limites de velocidade reduzida nas zonas urbanas dos Municípios pelos quais ela passa, medida que tem por finalidade proteger os pedestres e os animais que possam eventualmente surgir pelo caminho.
Uma das principais características dessa rodovia, algo que é comum com as outras que cortam os Estados do Nordeste, é a utilização de sua base para o represamento de água.

Panorama da cidade de Boa Viagem visto da BR-020, em 2013.

Nessa rodovia registramos a existência de uma intensa circulação de veículos pesados e a sua fiscalização é constantemente realizada pela Polícia Rodoviária Federal, com a utilização de radares fixos e móveis.
Quanto a sua manutenção, ela é gerenciada pelo DNIT – o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

OS RADARES FIXOS EXISTENTES NA RODOVIA DENTRO DO ESTADO DO CEARÁ:

Nessa rodovia, com a finalidade de controlar a velocidade dos veículos e diminuir os acidentes, registramos a existência dos seguintes radares fixos:

  1. Em Caucaia, km 397;
  2. Em Campos Belos, km 348, em Caridade;
  3. Próximo ao encontro com a CE-162, km 326, na cidade de Caridade;
  4. Em Canindé, km 313;
  5. No Posto da Polícia Rodoviária Federal, km 310, na cidade de Canindé;
  6. Próximo ao encontro com a CE-257, km 307, na cidade de Canindé;
  7. Em Canindé, km 305, na cidade de Canindé;
  8. Em Japuário, km 294, em Canindé;
  9. No Distrito de Cachoeira, km 263, em Itatira;
  10. Próximo ao encontro com a CE-366, Distrito de São José da Macaoca, km 257, em Madalena;
  11. Próximo ao encontro com a CE-265 e a CE-166, km 239, na cidade de Madalena;
  12. Em Anafuê, km 210, em Boa Viagem;
  13. No Posto da Polícia Rodoviária Federal, km 208, na cidade de Boa Viagem;
  14. Próximo ao Posto Carneiro, km 205, na cidade de Boa Viagem;
  15. Próximo ao Posto Ipiranga, km 205, na cidade de Boa Viagem;
  16. No encontro com a CE-168 e a CE-266, km 203, na cidade de Boa Viagem;
  17. No cruzamento com a BR-404, em Santa Cruz do Banabuiú, km 155, em Pedra Branca;
  18. Em Bom Jesus, km 142, em Tauá;
  19. Em Cachoeirinha do Pai Senhor, km 132, em Tauá;
  20. No encontro com a CE-176, km 83, na cidade de Tauá.

Nos primeiros meses de 2019, no governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro, em uma decisão polêmica, alguns desses radares foram desativados, voltando a ocorrer acidentes dentro do perímetro da cidade de Boa Viagem.

“Todos os radares fixos, conhecidos como pardais, estão sendo retirados das rodovias federais (BRs) que cortam o Ceará. A medida tomada pela superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) no Estado cumpre determinação nacional. De acordo com a superintendência, ‘um contrato que contempla a instalação de novos equipamentos já foi assinado, porém aguarda orientações de Brasília a respeito da liberação das ordens de serviço para a instalação dos radares’. Atualmente as rodovias federais no Ceará contam com 71 radares fixos. O Dnit informou que a retirada começou na semana passada e a previsão é que todos os equipamentos sejam retirados até o fim do mês de abril.” (TOSI, 2019: Disponível em https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2019/04/08/fotossensores-sao-retirados-das-rodovias-federais-no-ceara.html. Acesso em 8 de abril de 2019)

Algum tempo depois, pressionado pelo STF – o Supremo Tribunal Federal, alguns desses radares foram reativados.

Imagem de um radar fixo, no cruzamento da BR-020 com as CEs-168/266, em 2012.

AS CARACTERÍSTICAS DA RODOVIA DENTRO DO MUNICÍPIO:

Partes do trecho dessa rodovia possuem grande relevância para história do desenvolvimento econômico do Estado do Ceará, sendo conhecido alguns desses trechos como a antiga “Estrada Nova das Boiadas”, que era descrita da seguinte forma:

“Vem de Pau dos Ferros (RN), pelo Pereiro, atravessa o rio Jaguaribe em local próximo à cidade de Jaguaribe; mais na frente cruza o rio das Pedras, atinge o rio Banabuiú e depois o Quixeramobim e, enfim, chega a cidade do mesmo nome, onde se bifurca. Um ramal vai para Boa Viagem, Independência e Crateús, alcançando o Piauí pelo boqueirão do Poti; o outro dirige-se a Sobral. Ainda na concepção de Studart Filho, 1966, p. 149, ‘A Estrada Nova das Boiadas prolonga-se até a capital de Pernambuco, por Barriguda, Tabuleiro Formoso e pelo ‘Caminho das Boiadas’, da Paraíba, era a corda de um imenso arco formado pelo velho caminho que, beirando o mar, unia Camocim ao Recife, tocando em Natal, João Pessoa e Olinda’. Assim, tanto isola Fortaleza quanto contribui para que populações das capitanias vizinhas venham povoar o Ceará”. (LIMA, 2008: p. 146-147)

Em nossos dias a Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira corta 65 quilômetros do território do Município de Boa Viagem e nesse trajeto passa por dez rios, onde existem pontes de armação em concreto.

Imagem dos postes de iluminação, em 2024.

Em seu percurso, além das rodovias municipais, que são classificadas como BVs, registramos o encontro da BR-020 com três rodovias estaduais, a CE-168 e a CE-266 na cidade de Boa Viagem e a CE-265 nas proximidades da divisa com o Município de Madalena.
Na cidade de Boa Viagem essa rodovia serve de marco divisor dos Bairros Vila Holanda e Vila Azul da Ponte Nova e ainda do Alto do Motor, Boaviaginha e Tibiquari dos Bairros Alto da Queiroz, Recreio, Padre Paulo e Várzea do Canto.
Seguindo no sentido paralelo da rodovia, sentido sertão-capital, ela recebe ainda os seguintes nomes urbanos: Rua Luciano Maia Rocha, Rua Coronel José Cândido de CarvalhoRua Raimundo Ribeiro da SilvaRua Dr. Solon Ximenes de Araújo e Rua José Natal de Araújo.
Nos últimos meses de 2024, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, o trecho da rodovia que corta a cidade recebeu iluminação de led em sua margem.

Imagem de um ponto de ônibus, em 2020.

Na margem dessa rodovia, patrocinado pelo Governo Municipal, existem abrigos que servem de local de espera e embarque que atende principalmente aos alunos da rede pública escolar.

ESSA RODOVIA E A EDUCAÇÃO:

Dentro do território do Estado do Ceará essa rodovia possui grande importância para educação, sendo a via de acesso para dois Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, um na cidade de Boa Viagem e outro na cidade de Canindé, bem como uma das unidades da Estácio, também na cidade de Canindé.

OS POSTOS DE POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DENTRO DO ESTADO DO CEARÁ:

Nessa rodovia, dentro do Estado do Ceará, registramos a existência das seguintes bases da PRF – a Polícia Rodoviária Federal:

  1. Posto de Fortaleza/Caucaia, km 413;
  2. Posto de Canindé, km 310;
  3. Posto de Boa Viagem, km 208;
  4. Posto de Santa Cruz do Banabuiú, km 157, em Pedra Branca – Desativado.

Imagem de um posto da Polícia Rodoviária Federal, em 2020.

Registramos ainda, na cidade de Canindé, a existência de um quartel dos bombeiros militares, que atendem a região do Sertão Central.

OS POSTOS DA RECEITA FEDERAL:

Nessa rodovia, dentro do Estado do Ceará, registramos a existência das seguintes bases da Receita Federal:

  1. O Posto de Maranguape, km 371 – Desativado;
  2. O Posto de Boa Viagem, km 232 – Desativado.

O posto de Maranguape, no presente, serve de pouso aos romeiros que seguem para cidade de Canindé.

AS PONTES DA RODOVIA EXISTENTES DENTRO DO ESTADO DO CEARÁ:

A palavra ponte provém da língua latina “pons”, que por sua vez descende do etrusco “pont”, que significa “estrada”, já em grego, πόντος (póntos), deriva talvez da raiz “pent”, que significa uma ação de caminhar.

Imagem da ponte sobre o Rio Boa Viagem, em 1980.

Uma ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis, que geralmente são separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais, sendo construídas para permitirem a passagem sobre algum obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou aquedutos.
Quando uma ponte é construída sobre um curso de água o seu tabuleiro é frequentemente situado a uma altura calculada de forma a possibilitar a passagem das embarcações com segurança sob a sua estrutura, quando é construída sobre um meio seco costuma-se chamá-la de viaduto, como uma forma de apelidar as pontes em meios urbanos.
Trafegando pelo território do Estado do Ceará essa importante rodovia possui as seguintes pontes:

  1. A  ponte sobre o Rio Carauaçanga, km 400, em Caucaia;
  2. A ponte sobre o Rio Espiroá, km 390, em Caucaia;
  3. A ponte sobre o Rio Feijão, km 387, em Caucaia;
  4. A ponte sobre o Riacho Monte Alegre, km 378, em Caucaia;
  5. A ponte sobre o Rio Ceará, km 373, em Maranguape;
  6. A ponte sobre o Rio Gonçalo, km 366, em Maranguape;
  7. A ponte sobre o Riacho Salgado, km 357, em Maranguape;
  8. A ponte sobre o Rio Bonsucesso, km 349, em Caridade;
  9. A ponte sobre o Rio Capitão Mor, km 345, em Caridade;
  10. A ponte sobre o Rio Seriema, km 336, em Caridade;
  11. A ponte sobre o Rio Camarão, km 318, em Caridade;
  12. A ponte sobre o Rio Canindé II, km 311, em Canindé;
  13. A ponte sobre o Rio Canindé I, km 308, em Canindé
  14. A ponte sobre o Rio Cachoeira, km 264, em Itatira;
  15. A ponte sobre o Rio Tigre, km 250, em Madalena;
  16. A ponte sobre o Rio Barrigas, km 237, em Madalena;
  17. A ponte sobre o Rio Poltrinho, km 230, em Boa Viagem;
  18. A ponte sobre o Rio Conceição, km 221, em Boa Viagem;
  19. A ponte sobre o Rio Cabeça de Boi, km 215, em Boa Viagem;
  20. A ponte sobre o Rio Juazeiro, km 214, em Boa Viagem;
  21. A ponte sobre o Rio Capitão-Mor, km 207, em Boa Viagem;
  22. A ponte sobre o Rio Boa Viagem, km 202, em Boa Viagem;
  23. A ponte sobre o Rio Carrapateira, km 189, em Boa Viagem;
  24. A ponte sobre o Rio Facão, km 180, em Boa Viagem;
  25. A ponte sobre o Rio Jacu, km 178, em Boa Viagem;
  26. A ponte sobre o Rio Trapiá I, km 170, em Boa Viagem;
  27. A ponte sobre o Rio Banabuiú, km 159, em Pedra Branca;
  28. A ponte sobre o Rio Bom Jesus, km 141, em Tauá;
  29. A ponte sobre o Riacho Castelo, km 134, em Tauá;
  30. A ponte sobre o Riacho da Reta, km 124, em Tauá;
  31. A ponte sobre o Rio Floresta, km 122, em Tauá;
  32. A ponte sobre o Riacho Riachão, km 118, em Tauá;
  33. A ponte sobre o Riacho Santa Rosa, km 108, em Tauá;
  34. A ponte sobre o Riacho Docinha, km 107, em Tauá;
  35. A ponte sobre o Rio Carrapateira, km 89, em Tauá.

Nas proximidades do Rio Camarão, dentro do Município de Caridade, no limite com o Município de Canindé, existe uma localidade denominada de Camarão, onde foi colocada uma obra de arte que serve de atrativo aos turistas.

Imagem de uma obra de arte existente na localidade de Camarão, no Município de Caridade, em 2021.

A ROTA DA FÉ:

Existe por parte da CNBB – a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do Governo do Estado do Ceará e com o apoio do Governo Federal o desejo de transformar essa rodovia dentro de nosso Estado em um dos principais roteiros do turismo religioso de nosso país.

Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, em 2011.

O Governo Estadual trata essa ideia como uma alternativa econômica de desenvolvimento para essa região, semelhantemente ao que ocorre com a Espanha, no continente europeu, que organizou as rotas dos caminhos de Santiago de Compostela.
“Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval, cuja importância só era superada pela Via Francigena (com destino a Roma) e Jerusalém, sendo concedida indulgência plena a quem a fizesse. Depois de vários séculos relativamente esquecida, desde os anos 1980 que a popularidade da peregrinação tem crescido substancialmente, embora grande parte das pessoas que fazem o Caminho — nome pelo qual é também conhecida a peregrinação — atualmente não o façam por motivos religiosos. O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminhos_de_Santiago. Acesso no dia 7 de janeiro de 2024)
No Estado do Ceará os Caminhos de Assis são os percursos feitos pelos romeiros de todo o país e de algumas partes do mundo que afluem para a Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, com destino à Basílica de São Francisco de Assis, que existe no Município de Canindé, no intuito de pagarem alguma promessa.
Esses romeiros se trajam com um manto de cor marrom, que é amarrado na cintura com uma corda e costumam carregar um cajado ao se dirigirem ao seu destino, sempre que podem, peregrinando de cidade em cidade visitando as imagens sacras e as pequenas capelas existentes nas margens da rodovia.
Diante dessa possibilidade, os Municípios de Itatira, Madalena e Boa Viagem encaram o grande desafio de incluírem os seus nomes no roteiro utilizado por esses romeiros.
Entre as cidades de Boa Viagem e Fortaleza registramos a existência das seguintes imagens sacras:

  1. A imagem de São Francisco de Assis, km 373, em Caucaia;
  2. A imagem de Nossa Senhora de Fátima, km 349, em Campos Belos;
  3. A imagem de Santo Antônio, km 326, em Caridade;
  4. A imagem de São Sebastião, km 326, em Caridade;
  5. A imagem de São Francisco de Assis, km 307, em Canindé;
  6. A imagem de Nosso Senhor do Bonfim, km 262, Distrito de Cachoeira, em Itatira;
  7. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, km 239, em Madalena;
  8. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, km 237, em Madalena;
  9. A imagem do Sagrado Coração de Jesus, km 210, em Anafuê, Boa Viagem;
  10. A imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, km 205, em Boa Viagem.

Registramos ainda, para dar apoio aos romeiros, a existência de cinco alojamentos que foram construídos com recursos provenientes do Governo do Estado com intuito de servirem de ponto de descanso para os peregrinos que trafegam a pé, pelo acostamento da rodovia, dois deles estão na BR-020:

  1. Em Campos Belos, BR-020, km 349;
  2. Em Caridade, BR-020, km 326;
  3. Em Tabatinga;
  4. Em Massapê;
  5. Na Lagoa do Juvenal.

Esses alojamentos, também chamados de estações, que foram construídos às margens da rodovia, são compostos por dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, com energia elétrica e melhores condições sanitárias para abrigar os romeiros, tornando o percurso dos romeiros mais confortável e seguro.

Imagem de um dos alojamentos para os romeiros nos Caminhos de Assis, em 2012.

O turista que precisa obter informações sobre essas casas de apoio deve entrar em contato com os responsáveis pelos seguintes telefones:

  1. 85.3466-4898/4899 (Casa Civil do Governo do Estado);
  2. 85.3369-9101 (Maranguape);
  3. 85.3324-1234 (Caridade);
  4. 85.3343-6937 (Canindé).

ONDE ABASTECER DENTRO DO ESTADO DO CEARÁ:

Nessa rodovia, dentro do Estado do Ceará, registramos a existência dos seguintes postos:

  1. Posto Sereno/ALE, km 410, na cidade de Caucaia;
  2. Posto Ceará/BR, km 402, na cidade de Caucaia;
  3. Posto Tucunduba/Shell, km 391, em Caucaia;
  4. Posto dos Romeiros, km 368, em Maranguape;
  5. Posto Noronha, km 348, na vila de Campos Belos, Caridade;
  6. Posto Marajó/SP, km 332, em Caridade – Desativado;
  7. Posto São Sebastião, km 326, na cidade de Caridade;
  8. Posto São Francisco/Shell, km 307, na cidade de Canindé;
  9. Posto Barzão, km 304, na cidade de Canindé;
  10. Posto São Jorge II, km 301, na cidade de Canindé;
  11. Posto Campos, km 280, na vila Campos, em Canindé;
  12. Posto Cachoeirinha, km 263, na vila de Cachoeira, em Itatira;
  13. Posto Júnior/BR, km 240, na cidade de Madalena;
  14. Posto Lagoa II, km 239, na cidade de Madalena;
  15. Posto ALE, km 239, na cidade de Madalena;
  16. Posto Carneiro/Shell, km 205, na cidade de Boa Viagem;
  17. Posto Uirapuru/ALE, km 205, na cidade de Boa Viagem;
  18. Posto Texaco, km 204, na cidade de Boa Viagem – Desativado;
  19. Posto Fragoso/BR, km 203, na cidade de Boa Viagem;
  20. Posto SP, km 155, na vila de Santa Cruz do Banabuiú, em Pedra Branca;
  21. Posto Cruzeta, km 155, na vila de Santa Cruz do Banabuiú, em Pedra Branca;
  22. Posto ALE, km 84, na cidade de Tauá;
  23. Posto SP, km 83, na cidade de Tauá.

O LIMITE ENTRE OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ:

Uma fronteira é um limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois Países, dois Estados, dois Municípios e etc.

Imagem da placa identificando o limite entre os Municípios, em 2009.

As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos, elas determinam também uma área territorial precisa de um Estado. As fronteiras podem ser naturais, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus Estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.
Para quem não sabe o termo “fronteira” refere-se a uma região ou faixa, enquanto que o termo “limite” está ligado a uma concepção imaginária.
No Brasil costumamos utilizar a seguinte classificação: uma fronteira são as delimitações dos países, uma divisa são as delimitações dos Estados e um limite são as delimitações dos Municípios.
Na Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, os limites estre os Municípios do Estado do Ceará são os seguintes:

  1. Caucaia e Maranguape, km 373;
  2. Maranguape e Maracanaú;
  3. Maracanaú e Caridade;
  4. Caridade e Canindé;
  5. Canindé e Itatira, km 265;
  6. Itatira e Madalena;
  7. Madalena e Boa Viagem, km 231;
  8. Boa Viagem e Pedra Branca, km 168;
  9. Pedra Branca e Tauá, km 145;
  10. Tauá e Parambu;
  11. Parambu e o Estado do Piauí.

AS DISTÂNCIAS E A SITUAÇÃO DA RODOVIA DENTRO DO ESTADO DO CEARÁ:

  • Fortaleza – Distrito de Campos Belos = Trecho de 69 km asfaltados.
  • Distrito de Campos Belos – Caridade = Trecho de 22 km asfaltados.
  • Caridade – Canindé = Trecho de 20 km asfaltados.
  • Canindé – Distrito de Esperança = Trecho de 25 km asfaltados.
  • Distrito de Esperança – Distrito de Macaoca = Trecho de 27 km asfaltados.
  • Distrito de Macaoca – Madalena = Trecho de 15 km asfaltados.
  • Madalena – Boa Viagem = Trecho de 35 km asfaltados.
  • Boa Viagem – Distrito de Santa Cruz do Banabuiú = Trecho de 49 km asfaltados.
  • Distrito de Santa Cruz do Banabuiú – Tauá = Trecho de 74 km asfaltados.
  • Tauá – Divisa com o Estado do Piauí = Trecho de 84 km asfaltados.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. LIMA, Antônio Cláudio Ferreira: A Construção do Ceará: Temas de História Econômica. Fortaleza: Instituto Albanisa Sarasate, 2008.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  5. TOSI, Marcela. Fotossensores são retirados das rodovias federais do Ceará. Disponível em https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2019/04/08/fotossensores-sao-retirados-das-rodovias-federais-no-ceara.html. Acesso em 8 de abril de 2019.
  6. WIKIPÉDIA. Caminhos de Santiago de Compostela. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminhos_de_Santiago. Acesso no dia 7 de janeiro de 2024.

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