AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Praça Francisco Chagas de Mesquita está localizada na Rua Pedro Soares de Almeida, s/nº, no Centro da vila do Poço da Pedra, a sede do Distrito do Poço da Pedra, distante 47 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa pequena praça, que é classificada como praça jardim, possui uma baixa circulação de usuários, salvo nos dias e horários em que ocorrem atividades na Capela de São Pedro e na Escola de Ensino Fundamental Pedro Soares de Almeida.
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
A nomenclatura desse importante equipamento público foi definida na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef através da lei municipal nº 740, de 26 de outubro de 2000.
A HISTÓRIA DESSA PRAÇA:
Essa pequena praça, que é dividida em três partes, serve como o canteiro central de uma avenida, tendo sido construída nos primeiros meses de 2000, recebendo como patrono o nome do Agropecuarista Francisco Chagas de Mesquita, pai do Vereador Raimundo Chagas de Mesquita.
Quando foi construída, essa pracinha dispunha de um televisor e de uma antena parabólica, sendo bastante utilizada pelos moradores da vila que não tinham acesso a esses equipamentos.
Nos últimos meses de 2021, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, a rua onde se encontra essa praça recebeu pavimentação em manta asfáltica.
AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo Municipal.
Água: Não.
Altitude: 369 metros.
Área:
Coordenadas: 04º51’12.6” (S) 039º44’57.2” (W).
Classificação: Praça jardim.
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-1132.
Pavimento: Blocos de concreto.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Tipo: Pública.
Vigilância: Sim.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: AS PRAÇAS | História de Boa Viagem
Pingback: Capela de São Pedro – Poço da Pedra | História de Boa Viagem
Pingback: Poço da Pedra | História de Boa Viagem