Frei João Pedro de Boa Viagem

João Aguiar de Aragão nasceu no dia 24 de novembro de 1918 no Município de Boa Viagem, que está localizada no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Antônio Ximenes de Aragão Sobrinho e de Maria da Conceição Aguiar de Aragão.
Os seus avós paternos se chamavam Luiz Ximenes de Aragão e Maria Etelvina de Aragão, já os maternos eram Canuto José de Aguiar e Filomena Clothilde de Macêdo.
Alguns dias depois de seu nascimento, em 28 de novembro, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o sacramento do batismo pelas mãos do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
Pouco sabemos sobre a sua infância, tendo residido com os seus pais na vila do Jacampari e, algum tempo depois, no Poço da Pedra, onde a sua mãe era professora.

“Recordo-me dos meus principais companheiros de infância… Aragãozinho, temível por sua agresividade, e João, filho de D. Marocas, minha professora do Grupo Escolar. Tenho na memória o dia em que João foi levado para o Convento da Ordem Maior de São Francisco, pelos Capuchinhos que algumas vezes passavam em Boa Viagem para pregar as ‘Santas Missões’. Segundo diziam, era costume deles arrecadar crianças, supostamente vocacionadas para o sacerdócio, desde que autorizados pelos pais, Foi o caso do João, amigo das brincadeiras, que nos deixou muita saudade. Somente agora, setenta anos depois, tive a notícia da morte de um frade boa-viagense, chamado Frei João Pedro, que suponho tenha sido a Criança do meu tempo. Para mim foi um conforto saber que ele se tornou franciscano.” (CARVALHO FILHO, 2008: p. 28-29)

Mais tarde, em 21 de fevereiro de 1939, no Estado da Bahia, depois de algum tempo residindo com a Ordem Menor dos Frades Capuchinhos, passou pelo processo de vestição do hábito franciscano, tomando para si o nome de Frei João Pedro de Boa Viagem, fazendo a sua profissão simples no dia 24 de fevereiro do ano seguinte.
No dia 28 de fevereiro de 1943, na cidade de Fortaleza, fez o seu voto solene de obediência.
Depois disso, no dia 30 de setembro de 1945, depois de longos anos de estudo, foi finalmente ordenado na cidade de Sobral, servindo durante muitos anos no Convento de São Sebastião, em Parnaíba, onde por duas vezes chegou a ser um dos superiores.
Muitos anos depois, por volta de 1962, residindo na cidade de Guaramiranga, por um curto período de tempo, assumiu a responsabilidade como superior do Convento de Nossa Senhora de Lourdes.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CARVALHO FILHO, José Cândido. Boa Viagem da minha infância. Brasília: Thesauros/Itiquira, 2008.
  2. MORAES, Moisés Siqueira. Província São Francisco das Chagas dos Capuchinhos do Ceará e Piauí. Fortaleza: Multigraf, 2000.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. SILVEIRA, Aureliano Diamantino. Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará (1700 a 2004). 2º v. Fortaleza: Premius, 2004.

3 pensou em “Frei João Pedro de Boa Viagem

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Maria da Conceição Aguiar de Aragão | História de Boa Viagem

Deixe um comentário