História do Distrito de Poço da Pedra

A FORMAÇÃO HISTÓRICA E POLÍTICA DO DISTRITO:

O Distrito de Poço da Pedra é formado pelo território de treze localidades rurais que anteriormente pertenciam ao Distrito de Guia e do Distrito de Ibuaçu, tendo sido criado na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef através da lei municipal nº 773, do dia 11 de outubro de 2001.

Imagem da Rua Pedro Soares de Almeida, a principal rua da vila, em 2019.

Depois de criado pelo Poder Executivo, esse Distrito teve o seu território delimitado da seguinte forma:

“Parágrafo Único: Tem início na nascente do Riacho Pitombeira, na Serra da Pitombeira, limite interdistrital com o Distrito de Guia; daí, segue por esse riacho até a sua foz, no Rio Conceição, ou dos Cachorros, de onde segue pelo riacho citado até a foz do Riacho Madeira Cortada; daí, segue por este riacho até a foz do Riacho Saquinho; daí, segue até a sua nascente na Serra da Guia, limite interdistrital com Olho d’Água dos Facundos; daí, segue pelo divisor de águas entre o Rio Conceição e o Riacho dos Fernandes até a nascente do Riacho Pitombeira, ponto inicial.”

Com a criação desse Distrito o povoado de Poço da Pedra, por sua maior capacidade de desenvolvimento econômico e social, foi elevado à condição de vila e deu nome ao Distrito.
Sobre os primeiros habitantes dessa pequena vila o livro “Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender” nos dá a seguinte informação:

“O seu primeiro morador foi o Sr. Pedro Soares de Almeida, que foi homenageado dando nome à rua e à escola da localidade do Poço da Pedra.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 30)

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

Uma ideia sobre “História do Distrito de Poço da Pedra

  1. Pingback: Distrito de Poço da Pedra | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta