José Carneiro Dantas Filho

José Carneiro Dantas Filho, popularmente conhecido como Régis Carneiro, nasceu no dia 2 de março de 1974 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Carneiro Dantas e de Terezinha Cavalcante Dantas.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco José Vieira e Ana Maria de Sousa, já os maternos eram Balduíno Pereira Cavalcante e Ana Lobo Cavalcante.
Nos primeiros meses de 1981, aos 7 anos de idade, chegando a época de dar início as suas atividades escolares, foi matriculado por seus pais em uma escola adaptada na Fazenda Morada Nova, uma propriedade rural existente na localidade de Riacho dos Fernandes.

“O Riacho dos Fernandes é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 24 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará. Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Várzea da Ipoeira.” (SILVA JÚNIOR, 2020: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/riacho-dos-fernandes/. Acesso no dia 29 de fevereiro de 2024)

No ano seguinte, diante do fato de seus pais terem se instalado na cidade de Boa Viagem, foi matriculado em uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental David Vieira da Silva.
Pouco tempo depois, nos primeiros meses de 1985, já cursando à 5ª série, passou a estudar na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Terceiro, onde concluiu o Ensino Fundamental na turma de 1988 e posteriormente, em 1992, o curso Científico.
No ano seguinte, nessa mesma escola, por conta das incertezas profissionais e estudantis, deu início ao curso técnico em Contabilidade, mas desistiu desse caminho para seguir para capital no intuito de fazer um curso pré-vestibular e posteriormente ingressar no nível superior.
Nessa época, residindo na casa de uma de suas tias no Bairro Parangaba, conseguiu um emprego na Concessionária Honda Ceará Motos Import.
Algum tempo depois, retornando para sua terra natal, passou a trabalhar com um de seus irmãos em um frigorífico no Centro da cidade.
Mais tarde, no dia 24 de novembro de 2000, depois de algum tempo de namoro, segundo informações existentes no livro B-10, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, folha 116v, tombo nº 4.881, contraiu matrimônio com Antônia Fabíola Bezerra Lopes Carneiro, nascida no dia 29 de março de 1978, sendo filha de Antônio Almir Ribeiro Lopes e de Antonieta Bezerra Lopes.
No dia seguinte, em acordo com o livro B-20, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, folha 142v, tombo nº 60, no santuário da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, confirmou os seus votos em uma cerimônia presidida pelo Mons. Luiz Orlando de Lima.

Imagem de seu casamento, em 2000.

Depois de casado, sendo incentivado pelo seu cunhado, o Vereador Walkmar Lobo de Sousa, resolveu abrir o seu próprio frigorifico no Centro da cidade, local onde construiu uma valiosa carteira de clientes, investindo também na manutenção de uma pequena granja.
Entre os anos de 2013 a 2016, na gestão do prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, prestou serviço ao Governo Municipal de Boa Viagem tendo um de seus veículos agregados à Secretaria da Infraestrutura, oportunidade em que conheceu praticamente todo o Município.
No ano seguinte, percebendo outras oportunidades de negócio, liquidou as receitas de seu frigorífico, granja, gado e investiu na formação de uma construtora, que prestou serviço aos vários governos, municipais e do Estado.
Na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de outubro de 2021, mesmo não possuindo experiência política alguma, militando dentro dos quadros políticos do SOLIDARIEDADE, legenda nº 77, recebeu importantes apoios para enfrentar essa disputa, dentre elas destacou-se os nomes do Deputado Federal Genecias Mateus Noronha, Deputada Estadual Maria Adelânia Soares Barreto Noronha e o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, que indicou a vice, Jeyne Ellen Marinho Mesquita.

“Neste domingo, 15, o candidato do Solidariedade à Prefeitura de Boa Viagem, no Sertão Central, venceu a eleição e se tornou o novo prefeito do Município. Ele assume o cargo em janeiro de 2021 e seguirá no comando do Poder Executivo até 2024. Regis foi eleito com 19.507 (61,07%), enquanto Aline Vieira (PL), atual prefeita e candidata a reeleição, ficou com 11.928 (37,33%). Edvan Abreu, do PT, ficou com 520 votos (1,63%). A coligação de apoio da chapa de Regis, que conta com a esposa do ex-prefeito de Boa Viagem Fernando Assef, Ellen Assef (SD), é composta por PDT, PTB, DEM, SOLIDARIEDADE e MDB. Esta é a estreia de José Carneiro Dantas Filho, de 46 anos, na vida política.” (PORTAL DE NOTÍCIAS, 2021: Disponível em https://www.portaldenoticiasce.com.br/2020/11/regis-carneiro-vence-eleicao-e-se-torna.html. Acesso no dia 28 de fevereiro de 2021)

As principais realizações de seu governo foram: o pagamento da folha dos profissionais da saúde e as contas milionárias de energia do hospital deixados sem pagamentos pelo governo da Prefeita Aline Cavalcante Vieira; o enfrentamento da pandemia do Covid-19; a reforma e ampliação das principais escolas municipais; a reforma do matadouro público; implantação das escolas em tempo integral, a pavimentação de várias ruas das vilas e dos bairros da cidade em asfalto e pedra tosca; a manutenção da frota de veículos, que foi deixada sucateada pela gestão anterior; a manutenção da malha rodoviária municipal – as BVs; a manutenção e melhoria da limpeza pública; a construção de praças; a promoção da tradicional festa das mães; a promoção do Sertão Junino; a conclusão das obras de reforma do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima e outras
Essas importantes realizações, já nos primeiros anos de seu mandato, lhe coroaram com uma grande simpatia popular, momento que foi reconhecido por três anos seguidos no grupo dos melhores prefeitos do Estado do Ceará. 

“Regis Carneiro foi eleito por mais um ano, um dos melhores prefeitos do Estado do Ceará. A informação oficial foi divulgada na manhã desta quinta-feira, (02/6), na sala das comissões da Assembleia Legislativa do estado do Ceará. A apuração dos votos, organizada pela PPE Eventos, contou com mais de 60 jurados que avaliaram os índices dos Municípios, tendo como critérios: saúde, educação, desenvolvimento social, dentre outros, onde foram declarados os 38 melhores prefeitos do Ceará, edição 2021/22. A apuração contou com os votos de mais de 38.600 pessoas através da internet e pelo voto de 61 jurados selecionados através de profissionais da imprensa, representantes de entidades civis, de classe e filantrópicas, políticos e demais autoridades do estado, que tem o comando pelo publicitário Roberto Farias e seu filho, Leonardo Farias, da PPE – Publicidade, Promoções e Eventos, chegando à sua 35ª edição. O prefeito do Município de Boa Viagem foi um dos 4 mais votados, ficando com 23 votos do juri, atrás apenas dos Municípios de Tauá (3º), Quixadá, Icó, Canindé, Camocim (Empatados) (2º) e Eusébio (1º), que obteve maioria de votos (28). A tradicional festa de entrega dos diplomas acontece no dia 27 de junho, em local ainda a ser definido, na capital Fortaleza. O prêmio, é um dos mais respeitados no Estado do Ceará, devido a minuciosa apuração e os critérios estabelecidos para a votação. Com o feito, Regis recebe pelo segundo ano consecutivo a premiação, fruto de seu bom desempenho frente ao executivo local.” (SERTNEWS, 2022: Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. Acesso no dia 16 de junho de 2022)

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. PORTAL DE NOTÍCIAS. Régis Carneiro vence eleição e se torna novo prefeito de Boa Viagem. Disponível em https://www.portaldenoticiasce.com.br/2020/11/regis-carneiro-vence-eleicao-e-se-torna.html. Acesso no dia 28 de fevereiro de 2021.
  3. SERTNEWS. Prefeito de Boa Viagem é o quarto mais votado e é eleito um dos melhores do Ceará. Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. Acesso no dia 16 de junho de 2022.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Riacho dos Fernandes. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/riacho-dos-fernandes/. Acesso no dia 29 de fevereiro de 2024.

FILME:

  1. SECA Verde. Direção de José Roberto Aureliano Sales (Zé Bob Sales). Boa Viagem: Sapiência Filmes, 2022.

104 pensou em “José Carneiro Dantas Filho

  1. Pingback: Administração de 2021 – 2024 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Ademir Carneiro de Freitas | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Secretários e Assessores da Administração de 2021 – 2024 | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Unidade de Pronto Atendimento Dr. Émerson Gustavo Almeida Silva | História de Boa Viagem

  5. Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Banda Municipal de Música João Xavier Guerreiro | História de Boa Viagem

  7. Pingback: Maria da Conceição Costa Araújo | História de Boa Viagem

  8. Pingback: Antônio Manoel da Silva | História de Boa Viagem

  9. Pingback: Ismael Fragoso da Silva | História de Boa Viagem

  10. Pingback: Maria Bezerra Pinto | História de Boa Viagem

  11. Pingback: Gutemberg Mendes Farias Filho | História de Boa Viagem

  12. Pingback: O Encontro das Pedras | História de Boa Viagem

  13. Pingback: Maria do Socorro Vieira | História de Boa Viagem

  14. Pingback: Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem

  15. Pingback: CE-265 | História de Boa Viagem

  16. Pingback: José Rodrigues Gomes | História de Boa Viagem

  17. Pingback: Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha | História de Boa Viagem

  18. Pingback: Centro de Reabilitação Integrada Venceslau Vieira Batista | História de Boa Viagem

  19. Pingback: Poço da Pedra | História de Boa Viagem

  20. Pingback: José Anchieta Paiva Chaves | História de Boa Viagem

  21. Pingback: Pavuna | História de Boa Viagem

  22. Pingback: Pe. José Adauberto de Lima | História de Boa Viagem

  23. Pingback: Cemitério Parque da Esperança | História de Boa Viagem

  24. Pingback: Matadouro Municipal Edmílson Patu | História de Boa Viagem

  25. Pingback: A Lagoa do Cavalo Morto | História de Boa Viagem

  26. Pingback: José Roberto Aureliano Sales | História de Boa Viagem

  27. Pingback: Manoel Antero da Silva | História de Boa Viagem

  28. Pingback: Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  29. Pingback: Eliel Rafael da Silva Júnior | História de Boa Viagem

  30. Pingback: Pedro Soares de Almeida | História de Boa Viagem

  31. Pingback: Antônio Egídio Serafim Dias | História de Boa Viagem

  32. Pingback: Elvira Soares de Almeida | História de Boa Viagem

  33. Pingback: José Narciso Torres | História de Boa Viagem

  34. Pingback: José Amâncio do Nascimento | História de Boa Viagem

  35. Pingback: Vera Lúcia Cavalcante Dantas de Sousa | História de Boa Viagem

  36. Pingback: Administração de 2021 – 2024 | História de Boa Viagem

  37. Pingback: Sertão Junino: “Uma Joia de São João” | História de Boa Viagem

  38. Pingback: Bom Socorro | História de Boa Viagem

  39. Pingback: Secretaria da Saúde | História de Boa Viagem

  40. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá | História de Boa Viagem

  41. Pingback: A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  42. Pingback: Parque de Vaquejadas e Eventos Joaquim Vieira Lima | História de Boa Viagem

  43. Pingback: Parque de Exposições Agropecuárias José Vieira de Lima | História de Boa Viagem

  44. Pingback: Biblioteca Pública Municipal Venceslau Vieira Batista | História de Boa Viagem

  45. Pingback: Cícero Soares do Nascimento | História de Boa Viagem

  46. Pingback: Taperinha | História de Boa Viagem

  47. Pingback: Praça Manoel Bezerra Cavalcante | História de Boa Viagem

  48. Pingback: Gervina Barbosa Gomes | História de Boa Viagem

  49. Pingback: Escola de Ensino Fundamental José Adauto Sales | História de Boa Viagem

  50. Pingback: Pe. José Erineudo Ferreira de Souza | História de Boa Viagem

  51. Pingback: Açude Público São José I | História de Boa Viagem

  52. Pingback: Açude Público Prefeito José Vieira Filho | História de Boa Viagem

  53. Pingback: O Busto de José de Queiroz Sampaio | História de Boa Viagem

  54. Pingback: O Busto do Mons. José Cândido de Queiroz Lima | História de Boa Viagem

  55. Pingback: O Busto do Vereador José Vieira de Lima | História de Boa Viagem

  56. Pingback: Herma de Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem

  57. Pingback: Herma de Jessé Alves da Silva | História de Boa Viagem

  58. Pingback: Estátua do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem

  59. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Benjamim Alves da Silva | História de Boa Viagem

  60. Pingback: Bairro Alto do Motor | História de Boa Viagem

  61. Pingback: Bairro Boaviaginha | História de Boa Viagem

  62. Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem

  63. Pingback: Bairro de Nossa Srª de Fátima | História de Boa Viagem

  64. Pingback: O letreiro com o nome da cidade | História de Boa Viagem

  65. Pingback: Bairro José Rosa | História de Boa Viagem

  66. Pingback: Bairro Padre Paulo | História de Boa Viagem

  67. Pingback: Bairro Osmar Carneiro | História de Boa Viagem

  68. Pingback: Bairro Recreio | História de Boa Viagem

  69. Pingback: Bairro Vila Azul | História de Boa Viagem

  70. Pingback: Açude do Bom Socorro | História de Boa Viagem

  71. Pingback: Pedro Facundo Carneiro | História de Boa Viagem

  72. Pingback: Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem

  73. Pingback: Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento | História de Boa Viagem

  74. Pingback: Saco | História de Boa Viagem

  75. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  76. Pingback: Estação de Tratamento d’Água Ermano Abreu Esteves | História de Boa Viagem

  77. Pingback: Rua Coronel Luís Amaro Bezerra | História de Boa Viagem

  78. Pingback: Estátua do Casal em Fuga | História de Boa Viagem

  79. Pingback: Capela de Santa Ana – Várzea da Ipoeira | História de Boa Viagem

  80. Pingback: Praça Francisco Lucas Marinho | História de Boa Viagem

  81. Pingback: Raimundo Nonato Alves da Silva | História de Boa Viagem

  82. Pingback: Fernando Antônio Vieira Assef | História de Boa Viagem

  83. Pingback: BV’s | História de Boa Viagem

  84. Pingback: Cemitério de São Francisco das Chagas | História de Boa Viagem

  85. Pingback: Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Conceição | História de Boa Viagem

  86. Pingback: Ibuaçu | História de Boa Viagem

  87. Pingback: Adalcina Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  88. Pingback: Bairro Alto da Queiroz | História de Boa Viagem

  89. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos | História de Boa Viagem

  90. Pingback: Praça da Imagem de Nossa Srª da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  91. Pingback: Praça Maria Queiroz Marinho | História de Boa Viagem

  92. Pingback: Josias Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  93. Pingback: Maria Cristina Pontes Vieira | História de Boa Viagem

  94. Pingback: João Rodrigues da Silva | História de Boa Viagem

  95. Pingback: Nair Gomes Vieira | História de Boa Viagem

  96. Pingback: Otacílio Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  97. Pingback: Pompeu Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  98. Pingback: Uziel Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  99. Pingback: Bairro Ponte Nova | História de Boa Viagem

  100. Pingback: Terminal Rodoviário Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

  101. Pingback: Antônia Fabíola Bezerra Lopes Carneiro | História de Boa Viagem

  102. Pingback: Rozivalda Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  103. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem

  104. Pingback: Escola de Ensino Fundamental David Vieira da Silva | História de Boa Viagem

Deixe um comentário