Capela de São Pedro – Poço da Pedra

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São Pedro existente na vila de Poço da Pedra está localizada na Rua Pedro Soares de Almeida, s/nº, nome urbano da Rodovia Estadual CE-265, distante 47 quilômetros da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Capela de São Pedro, na vila de Poço da Pedra, em 2019.

Essa comunidade costuma celebrar às festividades de seu padroeiro, seguindo o calendário litúrgico, no dia 29 de junho, estando sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá.

“São Pedro ou São Pedro Apóstolo foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Historiadores e as Igrejas Católica e Ortodoxa consideram Pedro como o primeiro bispo de Roma e, por isso, o primeiro papa. Ele seria, até hoje, segundo o catolicismo, o detentor do mais longo pontificado da história: cerca de trinta e sete anos.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores ou na Capela de São Sebastião, que embora fosse mais confortável fica um pouco distante do Centro da vila.
Por conta dessa distância, nos primeiros anos da década de 1980, por iniciativa do Sr. Pedro Soares de Almeida, esse pequeno templo foi edificado, passando depois disso a integrar o patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora da Guia.
Nesse período essa localidade estava dentro do território da Paroquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Paróquia de Nossa Senhora da Guia era um Curato.
Depois de sua construção, essa pequena capela promoveu a sua primeira atividade religiosa em 1986 com uma missa celebrada pelo Pe. Pedro Paulo Cavalcante de Menezes.

Capela de São Pedro, em Poço da Pedra, em 2013.

Imagem da Capela de São Pedro, na vila de Poço da Pedra, em 2013.

Essa capela costuma celebrar anualmente a festa de seu padroeiro, que é antecedida por novenas, reunindo um bom número de pessoas de outras localidades nas missas e leilões que arrecadam fundos.
Nos primeiros meses de 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, as cercanias dessa capela receberam melhorias depois da construção da Praça Francisco Chagas de Mesquita, que costuma receber maior público nos dias em que ocorre atividades religiosas na comunidade.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Santo Antônio possui a seguinte estrutura:

  1. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de São Pedro, na Vila de Poço da Pedra, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de São Pedro, na Vila de Poço da Pedra, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Poço da Pedra. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/poco-da-pedra/. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2020.

4 ideias sobre “Capela de São Pedro – Poço da Pedra

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Praça Francisco Chagas de Mesquita | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Poço da Pedra | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta