Pedro Soares de Almeida

Pedro Soares de Almeida nasceu no dia 6 de junho de 1899 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Pedro José Soares de Freitas e de Maria das Virgens Soares de Freitas.
Era agropecuarista e comerciante, sendo considerado como o primeiro morador da localidade de Poço da Pedra.

“O seu primeiro morador foi o Sr. Pedro Soares de Almeida, que foi homenageado dando nome à rua e à escola da localidade do Poço da Pedra.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 30)

Foi casado com Elvira Soares de Almeida, sendo filha de Manoel Amâncio do Nascimento e de Raimunda Nonata do Nascimento.
De seu matrimônio foram gerados nove filhos, cinco homens e quatro mulheres, sendo eles: Maria Soares Sousa, Clóvis Soares de Almeida, Pedro Soares de Almeida Filho, Gaspar Soares de Almeida, Raimunda Soares Dias, Osmarina Soares Cavalcante, José Soares Almeida, Raimundo Ivo Soares Almeida e Rosimar Soares Amâncio.
Já estando em idade avançada, sendo incomodado pelo constante fluxo de pessoas dentro de sua casa, algo que o atrapalhava em seus momentos de oração, resolveu, por sua conta, mesmo sem o consentimento do bispo, edificar uma capela, que foi dedicada a São Pedro, de quem era devoto, equipamento que alguns anos depois foi incorporado ao patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora da Guia.

Imagem de sua residência na vila, em 2024.

Segundo informações existentes no livro C-01, pertencente ao Cartório Conceição Gomes, da vila do Ibuaçu, tombo nº 103, página 86v, veio a óbito na cidade de Boa Viagem no dia 17 de dezembro de 1988, prestes a completar 90 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares em um túmulo existente no Cemitério das Lembranças.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, por meio da lei nº 1.457, de 8 de dezembro de 2021, uma das ruas da vila do Poço da Pedra recebeu a sua denominação;
  2. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001, uma escola da rede municipal de ensino recebeu a sua nomenclatura.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.