Pedro Soares de Almeida

Pedro Soares de Almeida nasceu no dia 6 de junho de 1899 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Pedro José Soares de Freitas e de Maria das Virgens Soares de Freitas.
Era agropecuarista e comerciante, sendo considerado como o primeiro morador da localidade de Poço da Pedra.

“O seu primeiro morador foi o Sr. Pedro Soares de Almeida, que foi homenageado dando nome à rua e à escola da localidade do Poço da Pedra.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 30)

Foi casado com Elvira Soares de Almeida.
De seu matrimônio foram gerados oito filhos, cinco homens e três mulheres, sendo eles: Clóvis Soares de Almeida, Pedro Soares de Almeida Filho, Gaspar de Almeida Soares, Raimunda Soares Dias, Osmarina Soares Cavalcante, José Soares Almeida, Raimundo Ivo Soares Almeida e Rosimar Soares Amâncio.
Segundo informações existentes no livro C-01, pertencente ao Cartório Conceição Gomes, da vila do Ibuaçu, tombo nº 103, página 86v, veio a óbito na cidade de Boa Viagem no dia 17 de dezembro de 1988, prestes a completar 90 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério das Lembranças.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, ainda sem uma lei que regulamente, a principal rua da vila do Poço da Pedra recebeu a sua denominação;
  2. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001, uma escola da rede municipal de ensino recebeu a sua nomenclatura.