Cícero Soares do Nascimento

Cícero Soares do Nascimento nasceu no dia 1º de setembro de 1964 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de João Amâncio do Nascimento e de Tereza Soares do Nascimento.
Os seus avós paternos se chamavam Manoel Amâncio do Nascimento e Raimunda Nonata do Nascimento, já os maternos eram Antônio Soares de Almeida e de Silvina Soares de Almeida.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de Poço da Pedra, onde passou grande parte de sua infância.

“O Poço da Pedra é uma vila existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 47 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará. Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa vila está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Poço da Pedra.” (SILVA JÚNIOR, 2019: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/poco-da-pedra/. Acesso no dia 30 de agosto de 2024)

Nos primeiros meses de 2009, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, assumiu a Secretaria do Esporte e Juventude do Município de Boa Viagem, nesse período, até o fim desse governo, se esforçou para permanência das competições esportivas e pela manutenção do Boa Viagem Esporte Clube.
Na eleição municipal que ocorreu no dia 7 de outubro de 2012, desejando entrar na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, colocou o seu nome para escolha popular estando filiado nos quadros do PSD – o Partido Social Democrático, e com a legenda nº 55.333 recebeu à preferência de 643 eleitores, ficando na suplência de seu partido.

Imagem de seu material de campanha.

Depois disso, novamente a convite do prefeito eleito, o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, reassumiu a Secretaria do Esporte e Juventude de Boa Viagem, dando continuidade ao que já vinha fazendo em sua primeira gestão.
No dia 10 de outubro de 2016, em uma nova eleição municipal, colocou pela segunda vez o seu nome para escolha popular, e ainda estando filiado nos quadros do PSD, dessa vez com a legenda nº 55.999, recebeu 1.080 votos, ficando novamente na suplência de seu partido.
Na eleição seguinte, que ocorreu no dia 15 de novembro de 2020, pela terceira vez, dessa vez militando nos quadros políticos do SOLIDARIEDADE, concorrendo com a legenda nº 77.999, apoiando ao nome do candidato José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, ficou novamente na suplência de seu partido, oportunidade em que recebeu a confiança de 1.090 votos.

Imagem de seu material de campanha.

No ano seguinte, a convite do prefeito eleito, recebeu indicação para novamente assumir a Secretaria do Esporte e Juventude do Município de Boa Viagem.
No dia 23 de agosto de 2022, depois de pedir exoneração de sua função de secretário, assumiu um mandato no Poder Legislativo por conta de uma licença de interesse particular de quatro meses que foi solicitada pelo Vereador José Anchieta Paiva Chaves.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Poço da Pedra. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/poco-da-pedra/. Acesso no dia 30 de agosto de 2024.