AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A estátua do Casal em Fuga, uma peça de arte que representa o Alferes Antônio Domingues Álvares e Agostinha Sanches de Carvalho, é um atrativo com potencialidade turística que está exposta em uma rotatória localizada no encontro da Rua Enedina de Carvalho com a Rua Maria de Assis Uchôa e a Avenida Basílio Vieira Carneiro, ruas que dividem os Bairros Boaviaginha, Tibiquari e José Rosa, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Uma estátua é uma obra de escultura criada com a finalidade de representar uma pessoa, real ou imaginária, ou situação vivida por ela, constituindo-se essa peça de arte em parte do acervo externo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento.
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:
Essa estátua foi totalmente esculpida em chapas de aço graças aos recursos disponibilizados pelo Governo Federal por meio de um edital de premiação da Lei Aldir Blanc na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, concorrência vencida pelo artesão Raimundo Nonato Alves da Silva, que foi orientado pelo Prof. Lic. Eliel Rafael da Silva Júnior, na época secretário da pasta de Cultura, Turismo e Lazer do Município de Boa Viagem.
Essa rotatória, que tem por intuito organizar o trânsito nesse perímetro, servirá também como ponto de referência ao turismo local.
“Estão avançadas as obras de construção da rotatória que interliga os bairros José Rosa, Tibiquari e Boaviaginha, em Boa Viagem. A construção dos canteiros e a finalização da área central, devem ser concluídas até o fim de semana. A obra é custeada pela Prefeitura de Boa Viagem e deverá diminuir as chances de acidentes no trecho, que até então era considerado ”confuso” por diversos condutores que trafegam pela rua Enedina de Carvalho, no cruzamento com a Rua Basílio Vieira Carneiro. Dentre as etapas de construção, estão a instalação de luminárias de Led e Personalização do círculo que deverá ter a implantação de um monumento da SECULT.” (SERTNEWS, 2023: Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. Acesso no dia 6 de agosto de 2023)
Antes da construção dessa rotatória, que aconteceu em julho de 2023, essa obra de arte permaneceu durante algum tempo no pátio do Núcleo de Arte e Cultura José Assef Fares, localizado na Rua Padre Pedro Vitorino Dantas, nº 118, esquina com a Rua José de Queiroz Sampaio, no Centro da cidade de Boa Viagem.
AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
Essa estátua, que representa o momento da expectativa pela fuga, possui uma intencionalidade de enaltecimento da memória do casal Antônio Domingues Álvares e Agostinha Sanches de Carvalho, apresenta algumas características físicas, sendo as principais delas:
Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo do Município.
Coordenadas: (S) 05°07’34.4” (W) 39°43’48.7”.
Iluminação: Sim.
Responsável: Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer.
Tipo: Público.
Vigilância: Sim.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SERTNEWS. Rotatória pode ficar pronta até o próximo final de semana. Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. Acesso no dia 6 de agosto de 2023.
Pingback: O TURISMO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: A Lagoa do Cavalo Morto | História de Boa Viagem
Pingback: Estátua do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem
Pingback: Avenida Basílio Vieira Carneiro | História de Boa Viagem
Pingback: Raimundo Nonato Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Maria de Assis Uchôa | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Enedina de Carvalho | História de Boa Viagem