O Busto do Mons. José Cândido de Queiroz Lima

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O busto do Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima é um atrativo com potencialidade turística que faz parte dos equipamentos da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, que está localizada entre a Avenida São Vicente de Paulo e a Rua José Rangel de Araújo, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do busto em homenagem ao Mons. José Cândido de Queiroz Lima, em 2010.

Um busto, ou herma, é uma representação esculpida ou pintada de uma pessoa, se limitando à cabeça, ao pescoço, uma parte do torso e os ombros, geralmente colocada sobre um apoio, que tem por finalidade recriar o mais fielmente possível a fisionomia de um indivíduo.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Esse busto, que é de concreto armado, foi erguido nos primeiros anos da década de 1950 em memória do Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, que foi o pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem por mais de três décadas.

“No dia 1º de janeiro de 1952, realizou-se em Boa Viagem a inauguração, na Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, de um busto de bronze desse piedoso e santo sacerdote, que foi vigário dessa paróquia por muitos anos. A homenagem ao venerado apóstolo que tão santamente guiou o seu povo nesta terra de paz e copiosas bênçãos, teve a cooperação de todos os boa-viagenses.” (BARROS LEAL, 1996: p. 148)

Alguns anos depois de sua morte, que ocorreu no dia 27 de novembro de 1934, foi organizada uma comissão para realizar uma campanha de arrecadação no Município para confecção desse busto, sendo formada pelas seguintes pessoas: Pe. Francisco Clineu Ferreira (presidente e orador); Antenor Gomes de Barros Leal (vice-presidente e tesoureiro); José de Queiroz Sampaio (1º secretário); Ernesto Ferreira de Souza (2º secretário); Cristóvam de Queiroz Sampaio (3º secretário); Manoel Araújo Marinho, José Edmar Bezerra Costa e José Cândido de Carvalho (conselho de honra e consultivo).

Imagem da vista aérea do “Marco Zero” do Município na década de 1950.

Depois de sua inauguração, durante muitos anos, esse foi um dos principais pontos de encontro dos moradores da cidade, que algum tempo depois, por volta de 1964, por conta da passagem do primeiro centenário do Município, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa – o Nezinho, teve em suas proximidades a construção de um pequeno parque de diversões.
Alguns anos depois, nos primeiros anos da década de 1980, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, depois da construção do Centro Administrativo Governador Virgílio de Morais Fernandes Távora, esse busto foi colocado em sua entrada.

“… na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, desejando construir um edifício para abrigar o centro administrativo do Poder Executivo em uma área nobre da cidade, o Governo Municipal negociou parte do terreno dessa praça com o administrador do patrimônio da Paróquia, que na época era gerenciado pelo Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros. Depois dessa negociação o Centro Administrativo Governador Virgílio de Morais Fernandes Távora, que foi isolado por uma grade, ficou separado daquilo que era conhecido como Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima. No espaço separado como paço municipal, inicialmente foi colocado o busto do Mons. Jose Cândido…” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/praca-monsenhor-jose-candido-de-queiroz-lima-2/. Acesso no dia 29 de dezembro de 2017)

Mas, embora parecesse improvável, a permanência desse busto na frente da Prefeitura de Boa Viagem durou pouquíssimo tempo, quando foi levado para outro local.

Imagem do busto do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, em 1981.

Nessa época, por conta de uma polêmica gerada pelo pároco do Município, o Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros, que não permitia a colocação de bancos na praça, esse busto foi colocado em uma pequena praça que foi construída fora do perímetro do Centro Administrativo.

“… essa praça, que ficava fora da grade do paço municipal, recebeu a sua primeira colocação de piso, que era de mosaico vermelho, jardinação e o plantio de algumas palmeiras. Desse período, uma curiosidade desse local é que a praça não possuía bancos, uma imposição do pároco da época.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/praca-monsenhor-jose-candido-de-queiroz-lima-2/. Acesso no dia 29 de dezembro de 2017)

Pouco tempo depois, por conta do desleixo de algumas administrações, essa praça ficou bastante deteriorada por conta da ação dos vândalos, passando aos olhos do povo que necessitava de uma ampla reforma.

Imagem do busto do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, em 1998.

Muitos anos depois, em 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa praça passou por uma grande reforma e esse busto foi novamente transferido, ficando dessa vez ao lado do  busto de José de Queiroz Sampaio.

“Depois da morte do pároco do Município, o Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros, a pedido da população, o Governo Municipal resolveu instalar os bancos e fechar uma rua que existia na lateral esquerda da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. Outra mudança que merece destaque foi a retirada da grade que mantinha o paço municipal isolado da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima e a junção dessa com a Praça José de Queiroz Sampaio, que hoje é tratada como se nunca tivesse existido. Ainda nesse tempo, de forma artística, o calçadão da praça foi valorizado recebendo o desenho que simboliza a ‘Lagoa do Cavalo Morto’ e a construção de um monumento que representa o Cachoeirão das Almas, importante atrativo com potencialidade turística de nosso Município.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/praca-monsenhor-jose-candido-de-queiroz-lima-2/. Acesso no dia 29 de dezembro de 2017)

Nessa mudança, a base desse busto recebeu revestimento de granito e por um grave descuido dessa gestão, as informações contidas em sua placa de construção não foram recolocadas, deixando sem informações quem se aproxima desse equipamento buscando saber quem é o homenageado.

Imagem do busto do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, em 2017.

Ainda nesse período, as placas de informações desse busto foram agregadas ao acervo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento até que, nos últimos meses de 2016, por ordem do Pe. José Erineudo Ferreira de Souza, algumas poucas informações foram colocadas no local.
Nos últimos dias de 2022, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, estando esse busto danificado por ação do vandalismo, ele foi totalmente recuperado e novamente entregue ao deleite da população, fazendo parte do acervo externo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento.

“A Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer iniciou nesta semana mais uma importante ação de manutenção e preservação de nossas estátuas e bustos nas praças públicas de nosso Município. O trabalho realizado pela pasta consiste na recuperação de partes dos bustos do Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, José de Queiroz Sampaio, Vereador José Vieira de Lima e da Lagoa do Cavalo Morto. O secretário, Prof. Eliel Júnior, reforçou sobre a importância e o dever da população em colaborar com a preservação destes equipamentos, que representam a história de nosso povo através de figuras políticas, religiosas e sociais. É recomendado pelo secretário para que bustos e estátuas não sejam tocadas, apenas apreciadas, evitando que sejam utilizadas como assentos, sujas de canetas, objetos pontiagudos e tudo que possa danificar as peças. Ao longo de dois anos da nova gestão a SECULT de Boa Viagem passa por uma verdadeira revolução, pois vem dando atenção especial a praticamente todos os setores de sua responsabilidade no intuito de estimular ao turismo, algo nunca visto.” (FACEBOOK, 2022: Disponível em https://www.facebook.com/prefeituradeboaviagemce. Acesso no dia 15 de janeiro de 2023)

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

O busto do Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, que possui uma intencionalidade de enaltecimento de sua memória, apresenta algumas características físicas, sendo elas:

Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo do Município.
Coordenadas: (S) 05° 07′ 34.4” (W) 39° 43′ 48.7”.
Iluminação: Sim.
Responsável: Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer.
Tipo: Público.
Vigilância: Sim.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BARROS LEAL, Antenor Gomes de. Recordações de um boticário. 2ª edição. Fortaleza: Verdes Mares, 1996.
  2. FACEBOOK. SECULT promove revitalização de estátuas e bustos. Disponível em https://www.facebook.com/prefeituradeboaviagemce. Acesso no dia 15 de janeiro de 2023.
  3. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  5. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Praça Monsenhor José Cândido de Queiros Lima. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/praca-monsenhor-jose-candido-de-queiroz-lima-2/. Acesso no dia 29 de dezembro de 2017.