Prefeitura Velha

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O edifício que durante muitos anos abrigou a Prefeitura de Boa Viagem e a Câmara Municipal de Vereadores estava localizado na Rua José Rangel de Araújo, nº 144, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da sede dos poderes Legislativo e Executivo entre os anos de 1960 e 1980.

Esse valioso edifício, que fica nas proximidades da Praça Antônio de Queiroz Marinho, nunca pertenceu ao patrimônio do Governo Municipal e como já foi dito durante muitos anos serviu para abrigar o plenário da Câmara Municipal de Vereadores e os diversos setores da Prefeitura de Boa Viagem.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Esse edifício foi construído em uma data desconhecida e tinha como propósito servir como uma simples residência, que teve como um dos últimos moradores Acúrcio Alencar Araújo, que no fim da década de 1930 migrou com a sua família para capital do Estado e alugou a sua estrutura para o Governo Municipal.

“Essa casa, cujo tempo de construção desconhecemos,, foi propriedade, por longos anos, do nosso ex-Prefeito José Rangel de Araújo, passando depois para sua filha, Dedita Araújo Alencar, casada com Acúrcio Alencar Araújo. Ali eles residiram de 1938 a 1944, quando se mudaram para Fortaleza, sendo, então, o prédio alugado para funcionar a Prefeitura.” (NASCIMENTO, 2002: p. 42)

Mais tarde, no dia 21 de novembro de 1964, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa – o Nezinho, quando ocorreu a comemoração do primeiro centenário do Município, esse edifício foi testemunha de uma grande festa.

Imagem da Prefeitura de Boa Viagem, em 1964.

Muito tempo depois, por volta de 1982, depois da construção do Centro Administrativo Governador Virgílio de Morais Fernandes Távora, a maioria das secretarias foram deslocadas para o novo edifício, sendo que a que mais tempo permaneceu foi a Secretaria da Infraestrutura e a sua oficina, que tinha a sua entrada na Avenida Francisco Rosiêr Uchôa de Araújo, que é popularmente conhecida como Avenida Beira Rio.

“Permaneceu assim até a primeira gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, tempo em que foi construído o nosso Centro Administrativo atual… É oportuno lembrar que, antigamente, a nossa prefeitura funcionou em diversos locais. Um deles, por exemplo, situava-se próximo da Casa Abreu, também na Rua José Rangel de Araújo.” (NASCIMENTO, 2002: p. 42)

Nessa oficina, durante muitos anos, os seus funcionários mantiveram um grande aro de ferro fincado em um pedaço de madeira, que servia para marcar às horas e foi apelidado como “cachorra”.
Por volta de 2004, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, os herdeiros do proprietário resolveram vender o referido edifício e por conta da falta de interesse do Governo Municipal a sua posse passou as mãos da empresária Antônia Ausenir de Almeida Rocha.
Nessa época, além de acomodar algumas secretarias, esse edifício abrigava também o acervo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento.

Imagem de um dos corredores externos da Prefeitura Velha, onde encontrávamos belas colunas em estilo clássico e pisos de mosaico.

Mais tarde, nos primeiros meses de 2017, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, diante da proprietária desse edifício não ser sua aliada política, o Governo Municipal resolveu não renovar o seu contrato de locação.
Pouco tempo depois, nos últimos meses de 2019, com a expansão do Banco Santander, parte desse prédio, que nessa época abrigava um lavador de veículos e um estacionamento, foi demolido para receber uma de suas agências.

“O Banco Santander iniciou as suas operações financeiras no Município de Boa Viagem no dia 9 de dezembro de 2019, depois da instalação e adequação de um contêiner no local onde funcionou a Prefeitura de Boa Viagem, ocasião que contou com a presença da Prefeita Aline Cavalcante Vieira e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o Vereador José Anchieta Paiva Chaves. (SILVA JÚNIOR, 2019: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/santander/. Acesso no dia 19 de dezembro de 2020)

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Banco Santander. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/santander/. Acesso no dia 19 de dezembro de 2020.