Estátua do Mosquito Aedes Aegypti

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A estátua do mosquito Aedes Aegypti é um atrativo com potencialidade turística que no presente está exposta ao público no pátio da Secretaria da Saúde, localizada na Avenida São Vicente de Paulo, nº 137, esquina com a Rua Alfredo Terceiro de Sousa e Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do mosquito, em 2022.

Uma estátua é uma obra de escultura criada com a finalidade de representar qualquer ser, real ou imaginário, ou situação vivida por alguém, constituindo-se essa peça de arte em parte do acervo externo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Essa obra de arte, que é feita completamente de material reciclável, foi confeccionada com um tanque de combustível de uma motocicleta, um bico de abastecimento de uma bomba de combustível, dois tambores d’água e pedaços de vergalhão de ferro.

Imagem dessa obra de arte, em 2022.

Ela foi idealizada nos últimos meses de 2021 pelo Lic. Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e executada pelo serralheiro Sidnei Vieira Lima, recebendo a pintura de José Patrício de Sousa Vale – o Pity, tendo sido exposta nos primeiros meses do ano seguinte.

“Com a chegada das chuvas, também chega o período em que os cidadãos de Boa Viagem precisam redobrar os cuidado com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, e a melhor forma de fortalecer estes cuidados é a conscientização. Pensando em contribuir para melhorias na saúde e educação de nosso povo, além de fortalecer o trabalho preventivo que vem sendo feito pelos Agentes de Combate a Endemias em suas visitas domiciliares, a SECULT montou uma replica do Mosquito Aedes Aegypti, com peças de descarte. A ideia partiu do secretário da Cultura, Turismo e Lazer, Prof. Eliel Júnior, onde com a colaboração dos artistas Sidnei Vieira Lima e José Patrício, conseguiram  montar o ‘mosquitão’, obra de arte que ficará exposta em locais públicos para transmitir a mensagem ao povo boa-viagense sobre a importância de não deixar água parada. O ‘mosquitão da SECULT’ foi produzido com peças de motocicleta (tanque), galões de plástico para armazenamento de água, ferros, um bico injetor de gasolina, alumínio e esferas de aço. ‘A nossa ideia é despertar a consciência do povo todas as vezes que olharem para esta peça de arte. É importante mantermos sempre os cuidados necessários para evitar que vidas sejam perdidas em virtude de doenças como Zika, Dengue e Chikungunya, que são fatais, estamos aqui para somar junto as demais secretarias, que com certeza já se preparam para mobilizações e campanhas educativas.’ pontuou o secretário.” (FACEBOOK, 2022: Disponível em https://www.facebook.com/search/top?q=mosquit%C3%A3o%20da%20dengue. Acesso no dia 29 de janeiro de 2023)

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

Essa obra de arte possui a intencionalidade educativa e de enaltecimento do trabalho dos agentes de endemias, apresentando algumas características físicas, sendo as principais delas:

Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo do Município.
Coordenadas: (S) 05°07’34.4” (W) 39°43’48.7”.
Iluminação: Sim.
Responsável: Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer.
Tipo: Público.
Vigilância: Sim.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FACEBOOK. O Mosquitão da Dengue – Conscientização através da arte. Disponível em https://www.facebook.com/search/top?q=mosquit%C3%A3o%20da%20dengue. Acesso no dia 29 de janeiro de 2023.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

2 pensou em “Estátua do Mosquito Aedes Aegypti

  1. Pingback: O TURISMO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento | História de Boa Viagem

Deixe um comentário