O letreiro com o nome da cidade

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O letreiro com o nome de Boa Viagem está localizado no encontro da Rua Dr. Solon Ximenes de Araújo com a Avenida Basílio Vieira Carneiro, na margem da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, próximo ao limite do Bairro Boaviaginha com o Bairro Tibiquari, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do letreiro com o nome da cidade, em 2022.

Esse letreiro é um local de forte potencialidade turística que serve para identificar o nome da cidade àqueles que trafegam pela Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020.

A HISTÓRIA DE SUA INSTALAÇÃO:

A colocação desse equipamento ocorreu nos últimos dias de julho de 2022, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, servindo como ponto de fortalecimento dos equipamentos turísticos existentes em sua volta, sendo eles: a Praça da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, o Mastro do Pavilhão Municipal e o Triângulo Maçônico.
A sua base, que possui aproximadamente 14 metros, é feita de alvenaria, já a sua estrutura se constitui em metalon revestido de ACM.

“As placas de ACM (Aluminium Composite Material) — material também conhecido como alumínio composto — são formadas por duas chapas de alumínio e uma de polietileno de baixa intensidade em seu núcleo. Esse é um material reconhecido no mercado por ser leve, porém altamente resistente, conforme sua pintura.” (FUTUREPRINT, 2020: Disponível em https://digital.feirafutureprint.com.br/sinalizacao/quais-os-tipos-de-acm-e-para-que-serve-cada-um. Acesso no dia 15 de fevereiro de 2024)

O letreiro possui um grande coração de cor vermelha, onde geralmente as pessoas gostam de ser fotografadas; o brasão do Município e na parte inferior ao nome da cidade, em letras coloridas, existe o dístico retirado do hino do Município que diz “A joia do Sertão Central”.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

  1. Administração: Governo Municipal;
  2. Iluminação: Sim;
  3. Material: Concreto armado, ACM e metalon;
  4. Responsável: Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer;
  5. Tipo: Pública;
  6. Vigilância: Sim.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. FUTUREPRINT. Quais os tipos de ACM e para que serve cada um. Disponível em https://digital.feirafutureprint.com.br/sinalizacao/quais-os-tipos-de-acm-e-para-que-serve-cada-um. Acesso no dia 15 de fevereiro de 2024.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.