Maximiano Amaro Mesquita

Maximiano Amaro MesquitaMaximiano Amaro Mesquita nasceu no dia 22 de fevereiro de 1915 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de João Amaro da Costa Filho e de Isabel Maria da Conceição.
Os seus avós paternos se chamavam João Amaro da Costa e Isabel Amaro dos Reis, já os maternos eram Francisco Freire da Costa e Ana Francisca de Oliveira.
Enquanto viveu desenvolveu atividades de agropecuarista e de comerciante.
Segundo informações existentes no livro B-08, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 42, folha 106, no dia 17 de julho de 1935, diante do Pe. Francisco de Assis Castro Monteiro, contraiu matrimônio com uma de suas primas, Hercília Amaro Mesquita, que nasceu no dia 23 de junho de 1917, sendo filha de Manoel Amaro de Oliveira com Francisca Plácido Mesquita.
Desse matrimônio foram gerados cinco filhos, três mulheres e dois homens, sendo eles: José Plácido Mesquita, Maria Alvanete Mesquita Lima, José Alvani Mesquita, Maria Iranete Mesquita Paiva e Francinete Mesquita Rocha.
No dia 16 de junho de 1981, juntamente com os seus familiares, partilhou da perda de sua querida esposa. Pouco tempo depois, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, diante do Pe. Paulo de Almeida Medeiros, contraiu um novo matrimônio, dessa vez com Amália Amaro, sua prima.
Faleceu no Município de Boa Viagem no dia 19 de fevereiro de 1986, poucos dias antes de completar 71 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu da família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, através da lei nº 558, de 22 de maio de 1992, uma das ruas do Bairro Vila Azul, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.